TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atps Português Anhanguera

Por:   •  15/5/2015  •  Artigo  •  664 Palavras (3 Páginas)  •  223 Visualizações

Página 1 de 3

   Introdução

A comunicação verbal bem como os aspectos sócio-culturais do ser humano são externados através da linguagem,seja ela falada, escrita ou gesticulada. Este são os  meios que a humanidade encontrou de se  expressar e comunicar idéias, interpretar e usufruir as produções culturais nos mais diferentes contextos, atendendo a diferentes intenções e situações de comunicação.                         

 Pela linguagem os homens se comunicam, têm acesso a informações, expressam, partilham e constroem visões do mundo, isto é, produzem cultura. Através da linguagem expressam-se ideias, pensamentos e intenções; estabelecem-se relações interpessoais e influencia-se o outro, alterando suas representações da realidade e da sociedade.

Nessa ATPS, veremos   em um primeiro momento os tipos de comunicação utilizados pelo homem: verbal e escrita, além de  compararmos palavras com grafias de acordo com a   norma culta  e  pronunciadas de maneira diferentes à escrita e a variação linguistíca existente em nosso imenso e diversificado território nacional.

                                   Principais diferenças entre a fala e a escrita.

Na verdade, em todas as línguas, as pessoas falam de um jeito e escrevem de outro. A fala e a escrita são duas modalidades diferentes da língua.

Na linguagem falada não há muitas  exigências em relação às regras da gramática normativa. Isso acontece porque, ao falar, as pessoas podem ainda recorrer a outros recursos para que a comunicação ocorra - pode-se pedir que se repita o que foi dito, há os gestos, o tom de voz, além  da variações linguistícas oriundas das mais variadas regiões do país.

Já na linguagem escrita, a interação é mais complicada, o que torna necessário assegurar que o texto escrito dê conta da comunicação obedecendo as regras normativas e o gênero textual.

A escrita não reflete a fala individual de ninguém e de nenhum grupo social. Por essa razão, a fala e a escrita exigem conhecimentos diferentes.

A maioria das pesquisas mais antigas sobre a fala e escrita foi feita, baseada em textos de conversação espontânea (da fala) em comparação com textos em prosa expositiva (da escrita).

Sem dúvida alguma, um determinado texto da conversação espontânea, como uma conversa entre amigos, apresenta características da oralidade e pode certamente representar a linguagem oral, assim como um texto em prosa expositiva, como um artigo acadêmico apresenta características da escrita e representa de forma satisfatória a linguagem escrita.

Contudo, esses representantes distintos se opõem completamente, não só porque pertencem a fenômenos discursivos  distintos, mas principalmente porque pertencem a gêneros diferentes, cujos processos de produção, condições de produção e objetivos, entre outros elementos, se distinguem completamente.

Conversa informal e artigo acadêmico são, sem sombra de dúvida, tipos diferentes,por isso são usados tipos de linguagem distintas.

Vejamos agora um exemplo bem interessante com um  comentário do humorista Jô Soares, para a revista Veja. Ele brinca com a diferença entre o português falado e escrito.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.9 Kb)   pdf (30.4 Kb)   docx (11.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com