TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atps anhanguera- educação e diversidade

Por:   •  25/5/2017  •  Trabalho acadêmico  •  1.437 Palavras (6 Páginas)  •  270 Visualizações

Página 1 de 6

[pic 1]

Universidade Anhanguera – Uniderp

ATIVIDADES COMPLEMENTARES

Nome: Sheila Mary da S. F. Moreira

RA: 1931923697

Nome:  Luciano da Silva Peixoto

RA: 2813830810

Nome: Poliana Silva de Souza Procópio

RA: 1929954778

Nome: Elisângela de Araújo Procópio

RA: 1929944290

Série:

Rio de Janeiro

2015

Convergência entre as determinações legais relacionadas à valorização do multiculturalismo e as práticas instituídas comumente nas escolas

  1. INTRODUÇÃO

O presente trabalho acadêmico tem como objetivo, e em conformidade com as leis que regem o ensino brasileiro e estudos realizados pelas disciplinas norteadoras de “Educação e Diversidade e Estrutura e Organização da Educação Brasileira”, analisar os diferentes tipos e aspectos abordados nesses documentos em relação ao Multiculturalismo.

Com base nesses estudos percebemos o quão se faz necessária uma reforma cultural, onde a inclusão do universo cultural, o qual estamos inseridos, possa caminhar para uma sociedade mais justa e próxima do aluno e da sua verdadeira realidade e identidade.

Este trabalho resume-se em três partes:

  1. Principais aspectos abordados nos documentos no respeito as diversidades e ao multiculturalismo.
  2. Análise crítica de conteúdo de uma festividade escolar em comemoração do dia das mães, em observância ao multiculturalismo e diversidade cultural, pesquisadas via internet.
  3. Trabalharmos os diferentes tipos de famílias e suas características; e de acordo com desenhos feitos pelos alunos em cartões, valorizando o multiculturalismo e diversidade de culturas.

  1. DESENVOLVIMENTO

Documento:

Principais aspectos abordados nos documentos relacionados ao respeito às diversidades e ao multiculturismo.

Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional

(LDBEN) 9.394/96

Para preparar cidadãos livres e solidários para a Educação Nacional mercado de trabalho e garantir igual acesso e permanência na educação básica.

 Promover a divulgação e o compartilhamento entre culturas distintas.

Orientar, permitir o respeito às ideias e pensamentos mútuos e proporcionar meios para o respeito e a tolerância recíproca, levando em conta a diversidade étnico-racial.

Parâmetros Curriculares Nacional(PCN)

De acordo com PCNS está atento para atender aos alunos e suas especificidades, tendo em vista de aprendizagem visando a diversidade cultural. Sua realidade e capacidade intelectuais, seu interesse e motivação.

O professor deve atuar de modo que leve em conta fatores sociais, culturais e a história de cada um; bem como características pessoais.

Propor a inclusão de procedimentos, valores, normas e atitudes, objetivando uma formação ampla e adequando conteúdos e critérios avaliativos a diversidade existente, favorecendo o envolvimento e a aprendizagem significativa.

Promover através da prática contínua, ações que permitam a interação e a cooperação pelo contato cultural diversificado, fator importante para a estruturação do cidadão e de suas características individuais, com base na liberdade e no respeito mútuo.

Diretrizes Curriculares Nacionais para Educação das Relações Étnicos Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro- Brasileira e Africana

 Incluir nas disciplinas e atividades curriculares, por meio das Relações Étnico-Raciais de conteúdos, competências, atitudes e valores e garantir o direito a educação de qualidade, o reconhecimento e a valorização da história, das características e da cultura Afro-brasileira e Africana, corrigindo o desrespeito e a discriminação; Considerar temas e questões relacionadas aos afrodescendentes, visando educar cidadãos capazes de interagir de forma igualitária com culturas africanas, indígenas, europeias e asiáticas e possibilitar a participação de todos para a formação de um país democrático.

Referencial Curricular Nacional para Educação Infantil, volume 1.

 Entender as capacidades, os conhecimentos e os valores individuais e promover atividade educativas que desenvolvam a interação e o entrosamento, respeitando e valorizando as resoluções de singularidades.

Possibilitar a discussão e a problemas similares ao cotidiano estimulando a criatividade; Proporcionar uma educação inclusiva, favorecendo o convívio, o desenvolvimento e a aprendizagem de crianças com necessidades especiais no ambiente escolar; Promover ações que aproximem a família do ambiente escolar respeitando as combinações familiares atuais, as etnias, as crenças, os valores, etc; Estabelecer formas de comunicação entre a família e a escola e desenvolver projetos com assuntos do cotidiano familiar.

2.1 FESTA DO DIA DAS MÃES DA ESCOLA PINGO DE GENTE

A proposta foi muito boa, tendo em vista que a comemoração do Dia das Mães é sempre bem quista, seja em qualquer faixa etária ou nível escolar que for, sempre rende muito boas lembranças, tanto para alunos e seus familiares quanto para a instituição.

De acordo com estudos realizados, foi observado que o Projeto Político Pedagógico ficou vazio e monocultural. Faltou enriquecimento com diversidade cultural; focou apenas na beleza da mulher e futilidades

Poderia ter sido enriquecido mostrando os diferentes tipos de beleza da mulher de todas as regiões do Brasil; diferentes tipos de formação familiar; comidas típicas feitas pelos alunos com suas famílias/mães. Família composta só por mulheres e estas como chefes de família, os diversos tipos de culturas das famílias presentes.

O que faltou foi a Diversidade Cultural. O Projeto Político Pedagógico foi vazio; focou apenas na beleza da mulher e na alimentação- comes e bebes. Entretanto, a consistência no projeto ao todo ficou vaga durante todo o evento.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.5 Kb)   pdf (124.5 Kb)   docx (26.2 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com