TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atps ciencias

Por:   •  19/4/2015  •  Projeto de pesquisa  •  453 Palavras (2 Páginas)  •  248 Visualizações

Página 1 de 2

Dinamica Das relações Interpessoais

Desenvolvimento Interpessoal

Em observações e pesquisas informais referentes ao assunto destacam-se dificuldades de comunicação e relacionamento entre pessoas como síndrome de carência afetiva e necessidades sociais não satisfeitas. Hoje a educação sistemática enfatiza a tecnologia em detrimento do crescimento do crescimento pessoal e interpessoal, por estarmos numa sociedade mecanicamente sofisticada, sendo considerada menos importante. O que acaba causando uma defasagem crescente entre progresso tecnológico e progresso social.

Desenvolvimento Interpessoal passa a ser uma necessidade de desenvolvimento organizacional; logo este sistema e o macrossistema social dependerão do funcionamento do primeiro.

Desenvolvimento Interpessoal pode ser orientado por três níveis de consequências:

A Nivel Individual, o foco predominantemente é intrapessoal e interpessoal na forma de díade. Trabalham-se a s motivações, os objetivos pessoais,a problemática de inter-relação, de afetividade e intimidade.

A Nível Grupal o foco é interpessoal e grupal , examinando-se os eventos de díade, subgrupos e grupo total. Trabalham-se as motivações e objetos comuns ao conjunto e a vários subconjuntos, bem como a problemática do poder, da autoridade, controle e influencia social.

A Nivel organizacional, o foco predominanre é o sistema (a organização toda). Trabalham-se as motivações e objetivos individuais, grupais e organizacionais, e a problemática de diferenciação e integração dos subsistemas. Procura-se ampliar e aperfeiçoar a capacidade de trabalhop em equipe, de diagnostico e administração de conflitos intergrupais, a competência interpessoal de comunicação, interdependência e integração. Nesse nível, o desenvolvimento interpessoal é orientado para interdependência de subsistemas e trabalho em equipe e para o desempenho organizacional como um todo. (pag 168,169).

Necessidades Interpessoais

Todo individuo busca a um grupo com necessidades interpessoais especificas e identificadas. Schutz, autor da teoria das necessidades interpessoais, diz: “Os membros de um grupo não consentem em integrar-se, senão a partir do momento em que certas necessidades, fundamentais são satisfeitas pelo grupo. Essas necessidades, para Schutz, são fundamentais porque todo ser humano, que se reúne, em um grupo qualquer, as experimenta, ainda que em graus diversos. Por outro lado essas necessidades são interpessoais no sentido de que somente em grupo e pelo grupo podem ser satisfeitas adequadamente. (Fritzen, 2007, pag. 11)

De acordo com suas pesquisas, Schutz identificou três necessidades interpessoais:

-Inclusão: Necessidade que experimenta todo novo membro de um grupo, de se sentir aceito, integrado, valorizado pelos demais. Nesta fase é possível perceber se está no grupo certo, há o estabelecimento de confiança o que provoca um crescimento na auto estima e confiança pessoal. Satisfazer essa necessidade de inclusão é um pré requisito para o funcionamento de um grupo eficaz.

-Controle: necessidade que consiste, para o grupo, em se definir, para si mesmo, suas responsabilidades no grupo e as de cada um que o compõem. É a necessidade que experimenta de se sentir responsável pelo que constitui o grupo: suas estruturas, suas atividades, objetivos, crescimento e progresso.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.3 Kb)   pdf (56.9 Kb)   docx (11.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com