TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atps ciencias

Por:   •  16/11/2015  •  Trabalho acadêmico  •  578 Palavras (3 Páginas)  •  149 Visualizações

Página 1 de 3

O brincar na Educação Infantil

Através de brincadeiras a criança se desenvolve e aprende principalmente na educação infantil, possibilitando que as crianças vivam experiências funda mentais que representam uma realidade. Como por ex: quando brincam de casinha, vivem experiências do cotidiano reconstruindo e simbolizando a vida dos adultos.

Acriança quando brinca,ela se relaciona e se envolve de vários modos que a sua idade na vida real não permitiria ,inventando situações mediadas por pensamentos e histórias construídas simbolicamente na brincadeira.

O lúdico ajuda a criança a formar sua personalidade, portanto os professores precisam o verdadeiro “mundo” dos educandos .

O ato de brincar tem um importante papel na infância das crianças, pois nesse momento a criança viaja no mundo da imaginação e é capaz de transformar um cabo de vassoura em um cavalo ,uma tampa de panela se transforma em volante,assim a criança reinventa seu cotidiano ,cria histórias,personagens transformando esses momentos em aprendizagens ampliando seu desenvolvimento e automaticamente suas descobertas .

O trabalho com o lúdico na educação infantil precisa ser prazeroso e desafiador para que haja um ensino-aprendizagem de qualidade e significativo.

Quando a criança brinca, ela mergulha num mundo de experiências,descobertas e encantamentos que facilitará para que ela aprenda a compreendê-lo.Sendo o brincar uma atividade que faz parte da vida do ser humano ,o lúdico é uma das ferramentas para que a criança assimile os conteúdos com a oportunidade de expressar as múltiplas linguagens.

Através das brincadeiras a criança tente compreender o desconhecido construindo e reconstruindo seu mundo desenvolvendo suas capacidades e potencialidades .

A criança interage com objetos, pessoas e situações, cresce e conhece o mundo do adulto , através da imaginação fantasia e criatividade .

As brincadeiras estimulam e aguçam a imaginação da criança propiciando um crescimento e desenvolvimento de suas capacidades .

Através das brincadeiras as crianças também desenvolvem habilidades motoras e sociais .a maneira com que a criança brinca reflete na sua forma de pensar e sentir demonstrando sua identidade e autonomia .

Quanto mais se amplia a realidade interna da criança mais amplia a necessidade de uma organização e ampliação externa que possibilite o crescimento do aprendizado.

O desenvolvimento através do lúdico facilita a aprendizagem, do desenvolvimento pessoal, social e cultural colaborando para a boa saúde mental e física.

Isto facilita a exploração da imaginação, a memória e o registro de experiências, ampliando a rede de significados construtivos.

Ensinar as crianças num ambiente lúdico é gratificante e atraente serve de estímulo para o desenvolvimento integral da criança.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)   pdf (35.9 Kb)   docx (11.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com