TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atps de Artes Anhanguera

Por:   •  14/11/2015  •  Trabalho acadêmico  •  3.412 Palavras (14 Páginas)  •  233 Visualizações

Página 1 de 14

[pic 1]

UNIVERSIDADE ANHANGUERA - UNIDERP

Centro de Educação a Distância

Curso de Pedagogia

                                       

ARTE, CRIATIVIDADE E RECREAÇÃO.

ACADEMICAS:

                           Tutora Presencial:

 

 

25 de setembro de 2015

[pic 2]

ARTE, CRIATIVIDADE E RECREAÇÃO.

   

Atividade Prática Supervisionada (ATPS) entregue como requisito para conclusão da disciplina de arte, criatividade e recreação.

                                             

25 de Setembro de 2015

INTRODUÇÃO

Este trabalho tem a finalidade de mostrar algumas das contribuições que a disciplina de artes tem como objetivo de ajudar e formar os alunos em um ser critico e formador de opiniões onde eles apreendem a se expressarem e criar relações que incentivam novas buscas, descobertas, compreensões e reconstruções de conhecimento através da arte no dia a dia.

Entretanto compreendemos a importância de se trabalhar com a disciplina de artes apreendendo que a velha arte formada pelos antepassados aquela que artes só se pintam e rabisca ficou totalmente para trás.

A busca nos fez compreender que é de suma importância ensinar aos alunos situações concretas fazendo os se interagirem mais com o mundo e com o dia a dia para resolver situações que aparece no seu cotidiano de forma mais fácil, socializando o com o mundo de forma objetiva respeitando o próximo.

DESENVOLVIMENTO

RELATO DAS MEMÓRIAS ESCOLARES RELACIONADAS A PRÁTICAS ARTÍSTICAS

[pic 3]

- Cláudia Pimenta de O. Matias

Quando eu estava cursando a 4º serie do ensino fundamental lembro-me que minha professora de artes nos ensinava vários artesanatos ela planejava cada aula com muito esmero e amávamos pintar, trabalhar com argila com palito de sorvete etc. amava as aulas dela pois ela sempre falava para nós usarmos nossas mãos para preencher as obras de arte.lembro –me que fazíamos decorações para festas comemorativa fazíamos interpretações como peças teatrais.

[pic 4]

- Claudiana Sousa Silva

Na minha época a tão sonhada aula de artes era chamada educação artística apreendíamos sobre varias esculturas artísticas e seus artistas estudávamos sobre sua escultura brincávamos, pintávamos e interpretávamos, apreendi apreciar a arte da vida ela sempre me dizia que tudo que vemos é arte lembro-me de uma vez que ela levou uma tarefa para nos fazer – mos e essa tarefa era para desenhar com carvão e nós amamos mexer com todos aqueles carvões.

[pic 5]

 - Claudinéia Moreira dos Sato

Comecei a estudar muito tarde em uma escola na zona rural me lembro que minha professora amava fazer alguns passeios com a gente e sempre falava que era para gente admirar as paisagens e relatar em forma de desenho ela pedia para gente pegar galhinhos finos nos passeio quando a gente voltava para a sala de aula ela falava para gente imaginar alguns desenhos e fazer com os galhos e colar os pedacinhos de galhos em uma folha de chamex, e percebi que a nossa criatividade vai muito alem do que imaginamos um simples galho virar um desenho.

[pic 6]

- Nilza Maria da Rocha Matias

Na minha infância as aulas de artes eram bastante divertid  as compartilhávamos experiências desenhávamos pintávamos brincávamos com argila confeccionávamos nossos  próprios brinquedos como peteca, bonecos, vasilhas de barro ou argilas apreendi que nas simplicidade conquistávamos varias coisas o aprender usar nossas mãos para coisas que edificam.

[pic 7]

  - Sheila Gomides de Oliveira

Nas minhas aulas de artes apreendi muitas coisas, estudávamos sobre a teorias da arte como arte bilateral cores primarias terciárias, estudávamos pintura em mosaico, mas o que mais me chamou atenção foi um dia em que a professora pediu para gente guardar todas as pontinhas de lápis em que apontávamos no final da semana ela levou um desenho para colarmos as pontinhas do lápis e apreendi que das pequenas coisas em que fazemos no nosso dia a dia podem virar uma obra de arte.

Observamos que tudo em que vivenciamos em nossa infância nos favoreceu para nosso crescimento e nossa criatividade, pois em nossas aulas desenvolvemos métodos intelectuais que desenvolveram nossas habilidades de pensar, agir e transmitir o que apreendemos para o nosso próximo.

A infância é uma época em que descobrimos o desconhecido uma época em nos aventuramos é nesta fase em que descobrimos novos passos como interpretar, confeccionar, pintar, dançar, pular entre outras coisas onde damos nossos primeiros passos e os primeiros contatos com a arte por isso cabe a nós educadores valorizar a criatividade e os conhecimentos de nossos educando que eles trazem para sala de aula e compreender a importância da artes para a vida deles.

É de muita importância que nos professores incentivamos sua criatividade sabemos que acriança sente prazer em desenhar, rabiscar pintar recortar e criar é assim que elas vão expressando sua imaginação para inventar recriar e contar acreditamos que a escola deve ir muito alem do que á educação artística ela deve plantar na criança o amor á arte,reconhecendo culturas, hábitos diferentes cabe à nós professores fazê-los entender em que mundo está inserido e qual forma deve entender respeitar suas divergências.

Observamos que arte não é apenas pintar, rabiscar, recortar a arte vai muito alem de tudo isso ela é a expressão dos nossos sentimentos se apreendemos muito ao estuda - lá.

 

QUAL O PAPEL DA ARTE NA EDUCAÇÃO CONTEMPORÂNEA?

A arte é muito importante para nosso dia a dia ela é a expressão na vida.  A arte é essencial na condição do ser humano, ela favorece uma expressão um livro do pensamento humano possibilitando eles de fazerem suas próprias escolhas.

Na parte de educação ela tem como papel fundamental na construção do ser humano na sociedade, pois ela forma um cidadão de bem, ou seja, critico e participativo na sociedade moderna, a arte na educação busca intensificar o interesse por novas criações e intensificações.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (21.9 Kb)   pdf (496.5 Kb)   docx (407.5 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com