TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atps de ensino de nove anos

Por:   •  2/5/2015  •  Projeto de pesquisa  •  398 Palavras (2 Páginas)  •  633 Visualizações

Página 1 de 2

            A IMPORTÂNCIA DO AMBIENTE ALFABETIZADOR.

Através dos estudos da sociolinguística, psicolinguística, antropologia e outras que se preocupam com a linguagem que por vez podemos dizer que qualquer alfabetizando, seja criança, seja adulto já traz para sala de aula algum conhecimento sobre a escrita.
Um ambiente alfabetizador natural existe a todo tempo seja nas ruas, pontos de ônibus, na televisão que se caracteriza por uma proximidade muito grande com a criança, por isso não dá para desconsiderar o que a criança das classes de alfabetização já sabem e quais suas experiências com o mundo da escrita. A alfabetização é pensar como um processo de aquisição do código escrito e também como um tempo de produção de significados. É necessário que a criança compreenda a natureza da escrita, suas funções e usos e isso só se dá quando a criança compreende que a escrita está na ciência e expressa o conhecimento cientifico.

O ambiente para ser acolhedor deve conter: carteiras, fichas de trabalhos, canto de leitura, canto de atividades diversificadas e os murais.

1) Carteiras: Mudar a posição das carteiras é um jeito de deixar a sala de acordo com o tema da aula e procurar fazer grupos sempre misturando os níveis, isto é aquele que apresenta mais informação do tema sentará junto com aqueles que apresentam menos.
2) Cantinhos: São locais preparados com matérias, livros, jornais, revistas e maquetes que proporcionam momentos de pesquisas investigação e descobertas sobre as aeras do conhecimento. Um exemplo são os cantinhos de leituras.

3) Murais: As paredes da sala servem como murais para exposição das atividades realizadas pelas crianças e também feitos pelos professores. Em sala de 1º ano é interessante que se exponha o alfabeto de forma que chame atenção das crianças, como por exemplo em forma de trilha, de ligue os pontos.

Para que o professor tenha mais oportunidades de aprendizagens é necessário que os murais sejam trocados de tempo em tempo. Para complementar outros matérias que podemos utilizar são os cartazes informativos, como por exemplo combate ao mosquito da dengue, vacinação, prevenção de doenças, etc. Esses cartazes são interessantes pois eles proporcionam o contato com a escrita, fazendo a criança ter contato com mundo das letras.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

BRANDÃO, Carlos da F. (org.); PASCHOAL, Jaqueline D... Ensino Fundamental de nove anos: teoria e prática na sala de aula. São Paulo: Avercamp,2009. “A educação da criança de seis anos” Capitulo IV, pág. 84 até 86.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)   pdf (72.7 Kb)   docx (11 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com