TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS Ensino Fundamental de 9 anos

Por:   •  15/4/2015  •  Relatório de pesquisa  •  3.589 Palavras (15 Páginas)  •  294 Visualizações

Página 1 de 15

UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP 

CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

CURSO DE PEDAGOGIA

ORGANIZAÇÃO E METODOLOGIA DO ENSINO FUNDAMENTAL

Alcilea Pereira de Souza - RA 7932665938

Laís Priscila Corrêa - RA 426261

Paula Yoshie Neves Emi- RA 1299103520

Vanessa Lopes Macedo Capodeferro - RA 447008

Atividade Prática Supervisionada (ATPS) entregue como requisito para nota da disciplina “Organização e Metodologia de Ensino Fundamental”, sob orientação da professora-tutora presencial Helen Fernandes.

Bragança Paulista, 31 de março de 2015

SUMÁRIO[a]

Introdução................................................................................................................01

As atribuições do  MEC..........................................................................................02

Estrutura Organizacional do  Sistema de Ensino Fundamental........................02

Ensino Fundamental de nove anos.......................................................................03

Vantagens e Desvantagens do ensino de nove anos.............................................05

Organização e funcionamento Auxiliares da Escola...........................................07

Nível Superior para os  profissional da Educação..............................................09

Mapa Conceitual...................................................................................................11        

Consideraçoes finais..............................................................................................12

INTRODUÇÃO

Nesse trabalho serão apresentados os conceitos e detalhes sobre a organização do ensino fundamental no sistema brasileiro. Tento com objetivo identificar a importância da organização e estrutura do sistema de ensino brasileiro, desde órgão da União do Ministério da Educação (MEC) e as responsabilidades do estado e municípios.

Veremos como as principais mudanças feitas no Ensino Fundamental como a ampliação dos anos de permanência da escola têm como objetivo melhorar a educação em toda sua extensão. E analisaremos as vantagens e desvantagens do Ensino Fundamental de nove anos.

Nesse contexto conheceremos diferentes tipos de organizações auxiliares da escola, sua estrutura , formas de funcionamento e contribuições para o alunos, coordenadores, diretores, funcionários e comunidade.

Através da LDB 9394/96 do artigo 62 que define como obrigatório o nível superior para o profissional que atua na Educação Básica será feito um mapa conceitual.

As atribuições do MEC

         O Ministério da educação é um órgão federal, que foi criado em 1930, porém seu enfoque nesse período não era apenas a educação, mas abrangia várias esferas do sistema como, por exemplo: saúde, esporte e meio ambiente.

Anteriormente a esse período o ensino ainda era restrito, limitado apenas a elite da sociedade, na qual se prezava o ensino religioso. Houve inúmeras reformas na educação e o marco nesse período foi o Manifesto dos Pioneiros, com a escolanovista, em 1932, na qual se clamava uma educação laica e gratuita, em que se abrangesse a todos os níveis da sociedade.

Após inúmeras reformas, o MEC abrange somente a esfera da educação, na qual inclui a educação infantil, o ensino fundamental I e II, o ensino médio, o ensino superior, educação de jovens e adultos, educação profissional, educação especial e educação à distância.  Apesar de todas as abrangências, incumbidas pelo MEC, apenas a educação infantil, o ensino fundamental e o ensino médio fazem parte da educação básica.

O sistema educacional Brasileiro era centralizado e o modelo era seguido por todos os estados e municípios. Porém com a aprovação da Lei de Diretriz e Bases da Educação, em 1961, os órgãos estaduais e municipais ganharam mais autonomia, diminuindo a centralização do MEC.

Estrutura Organizacional do Sistema de Ensino Fundamental

O ensino brasileiro foi dividido em níveis, na qual se responsabiliza o Estado pela educação fundamental II e médio e os Municípios pela educação infantil e o ensino fundamental I, competindo a União o ensino superior. Apesar da divisão em níveis, a União oferece suporte financeiro para suprir as necessidades dos Estados e dos Municípios para manter a educação, financiando com 18% (dezoito por cento) dos impostos arrecadados, e os Estados e os Municípios devem financiar com 25% (vinte e cinco por cento).

Foram criados programas sociais para atender os menos favorecidos e dar condições para que os mesmos pudessem freqüentar a escola. Essa assistência financeira era para famílias carentes, com o intuito possibilitar a escolarização das crianças.

Esses programas sociais estão presentes até os dias atuais, porém com algumas distorções, pois a assistência financeira cedida pelo governo a famílias carentes deveriam servir de base financeira para que as famílias mantenham seus filhos na escola, porém o que se configura é um Estado paternalista e diversas famílias omissas.

O MEC busca meios para melhorar a qualidade do ensino brasileiro, apesar de diversas ações como, por exemplo, a ampliação do ensino fundamental de oito anos para nove anos, a abolição da reprovação com a implantação da progressão continuada, a inclusão social, a assistência financeira para famílias desprovidas de recursos, a formação de profissionais com cursos e palestras, a inclusão da educação infantil como integrante da educação básica, enfim, inúmeros meios para a melhoria do ensino, porém, apesar de todas essas ações, é frustrante e evidente o fracasso escolar.

Dentre as diversas atribuições do MEC está à inspeção pela qualidade do ensino e a fiscalização para que as legislações que regulam a educação sejam cumpridas, dentre elas LDB (Lei de Diretrizes e Base da Educação, Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996).

Contudo, embora as diversas reformas que ocorreram e as diversas ações para a tentativa de melhoria do ensino, é evidente o fracasso escolar, tal fracassos são obtidos diante dos dados nas avaliações governamentais, como por exemplo, o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio), na qual estudantes concluintes da educação básica sejam incapazes de compreender o que lêem, de produzir textos, de interpretar gráficos, de realizar cálculos, etc.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (24.6 Kb)   pdf (228.9 Kb)   docx (173.8 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com