TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atps ensino fundamental

Por:   •  17/11/2015  •  Trabalho acadêmico  •  4.785 Palavras (20 Páginas)  •  390 Visualizações

Página 1 de 20

[pic 1]

            CENTRO DE INTERAÇÃO E ENSINO

PEDAGOGIA

                                                                                                                              Acadêmicas:

Lucivânia de Souza.                           RA: 8332005283

          Maria Borges da Silva.                       RA: 8332005522

                    Katiuscia Reis do Nascimento.           RA: 448823        

                    Dayana Mayara dos Santos Moreira.  RA: 382251

                                                                                                                                                                                                                                                   

                 ENSINO FUNDAMENTAL DE NOVE ANOS

Prof.ª Alessandra Coelho S. Bojikian

                                                 CAMPO GRANDE MS

                    2015

INTRODUÇÃO

A pesquisa tem por finalidade nos mostrar a importância dos estudos que define a educação em dois aspectos:

 Como meio de socialização, de valores de normas e saberes que asseguram a integração social;

E como meio de seleção social que deve contemplar, dentro da ordem e da harmonia, uma divisão do trabalho cada vez mais complexa.

DESENVOLVIMENTO


Falando na Educação e a Escola no Brasil Saviani identifica quatro grandes concepções na organização, orientação e funcionamento da escola: a concepção humanista tradicional, moderna, analítica e dialética.
A concepção humanista tradicional se da a partir do conceito educacional da visão de homem pré - determinada, onde cada homem é uma essência imutável, propondo a educação conforme a essência de cada ser humano, resultando no entendimento de que as mudanças realizadas, são acidentais.
A concepção humanista moderna deriva seu conceito de educação, quando afirma que a existência do Homem precede de sua essência,  a exemplo do que faz a "tradicional". Dessa maneira, resultando em seu conceito: "um ser completo desde o nascimento e inacabado até a morte".
A analítica, diferentemente das duas concepções anteriores, não embasa seu conceito de educação em uma visão pré determinada do homem. Sua formulação tem como núcleo conceitual a tarefa da educação, definida como aquela que tem como exatidão o significado lógico, à linguagem em função do contexto. Compõe o contexto como o tempo, o lugar, a situação, a identidade, os temas de interesse e as histórias pessoais do educador e daqueles a quem este se dirige (SAVIANI,1987). Essa concepção exclui do processo educativo e o contexto   histórico   e  sustenta    o caráter     utilitário  da    educação   e  a    neutralidade  do

conhecimento. Teve destaque no Brasil a partir da década de 60, após a crise da tendência humanista moderna, predominante no período de 1945 a 1960.

A organização política que veio anteriormente com a Proclamação da República, apoiou-se na descentralização político econômico, abrangendo também na organização escolar, como foi evidenciado no texto da Constituição de 1891. Mediante a essas definições a Escola se organiza em graus de ensino: o 1º grau para crianças de 7 aos 13 anos e o 2º grau para crianças a partir dos 13 anos.
Uma das intenções desta nova organização escolar foi justamente fazer com que os diversos níveis de ensino se tornassem formadores e não apenas uma ponte para passar para o grau seguinte. O ingresso nos cursos superiores seria precedido de exames com o objetivo de medir a capacidade intelectual dos ingressistas. Outra intenção era assegurar que a formação no 2º grau ocorresse tendo como base a ciência. Portanto, as controvérsias e propostas de reformas giravam em torno de 2 dilemas:

  •  Formação humana X preparação para o ensino superior
  •  Formação humana baseada na ciência X formação humana baseada na literatura.


Resultado desse impasse é que ambos os ensinos (1º e 2º) tornaram-se dominadores da ciência e da arte,  não resolvendo  dilemas nem o nível de idéias, muito menos da suficiência da escola. Na prática, a escola se manteve como preparadora daqueles que iriam ingressar no próximo grau de ensino.

A Lei nº 9.394/96 (LDB) e a Realidade Educacional


A tramitação no Congresso Nacional para aprovação e implementação desta Lei foi longo e conflituoso, mas apesar das inúmeras tentativas de eliminação dessas conquistas, finalmente, a Lei foi promulgada, e oferece novas oportunidades educacionais a todo o povo brasileiro, trazendo um conjunto de definições políticas que visam orientar o sistema educacional e introduzir mudanças significativas na educação básica do país.

 Observaremos as mudanças ocorridas na estrutura educacional no Brasil, após a atual LDB, vigorando em todo o território nacional brasileiro.


                                   Educação-Infantil:
A especificidade atribuída a essa etapa da escolarização,  segundo o qual o papel da pré-escola seria o de suprir as "deficiências" das crianças, especialmente as de origens populares. A manutenção da educação infantil como primeira etapa da educação básica representa uma vitória e a dimensão pedagógica do atendimento de crianças de 0 a 6 anos  objetivando o desenvolvimento integral da criança em seus aspectos físico, psicológico intelectual e social (artigo 29 da LDB).
Segundo Corrêa (2007), as primeiras instituições voltadas para a educação infantil no Brasil surgiram em 1896, na cidade de São Paulo e espalhou-se somente em meados de 1940, principalmente na cidade de Porto Alegre capital gaúcha que já contava com 40 jardins de infância. Foi a partir de 1970 que creches, jardins de infância e pré-escola expandiram-se de maneira vagarosa, principalmente em função da pressão das autoridades competentes pela sociedade civil.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (26.9 Kb)   pdf (484.1 Kb)   docx (474.4 Kb)  
Continuar por mais 19 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com