TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atps didatica etapa 1

Por:   •  6/11/2015  •  Trabalho acadêmico  •  512 Palavras (3 Páginas)  •  238 Visualizações

Página 1 de 3

ATPS- DIDATICA

Etapa 1

Elaborar e preparar uma aula.

Publico - alvo = Educação Infantil

Quantidade de alunos = 20 alunos

Tempo de duração = 1 aula

Tema da aula = higiene pessoal

Justificativa = Seguindo os aspectos contidos no PCNs (2001) na infância os alunos podem perceber que sob a orientação de um adulto, são capazes de cuidar da sua higiene, sendo assim, pretendemos trabalhar os aspectos que envolvem a formação a cerca da higiene pessoal em crianças da educação infantil.

Objetivos da aula a ser planejada = Ensinar práticas de higiene pessoal as crianças, incentivando-as a conhecer e a cuidar do próprio corpo.

Conteúdo previsto para aula = Falar como é importante a higiene na nossa vida, e como é importante que se aprenda a cuidar do próprio corpo.

Procedimento de ensino e método = os alunos assistiram vídeo sobre a higiene, também participaram de atividades e brincadeiras que incentive a higiene.

Recursos de ensino = Materiais didáticos como livros, filmes e desenhos todos com base no tema proposto.

Avaliação = A avaliação visará verificar o aprendizado e formação infantil.

Recursos materiais = Folhas de papel, giz de cera, lápis de cor e objetos de higiene.

Passo 2

Relatório parcial

A aula será preparada para alunos do infantil (Pré- escola), uma turma de 20 alunos entre 4 e 5 anos incompletos, é uma turma bem participativa e animada.

A possibilidade de junta-los em duplas para melhor aproveitamento.

Passo 3

Relatório parcial

Vamos aplicar uma aula de higiene pessoal para alunos da pré escola (ensino infantil), com a faixa etária de 4 e 5 anos incompletos, pois nessa fase os alunos já podem tomar conhecimento da necessidade de cuidar por si só do próprio corpo, é quando as crianças pedem um pouco mais de liberdade e espaço. È com a higiene pessoal supervisionada por um adulto que a criança começa a conhecer o próprio corpo. Com vídeos de como é importante escovar os dentes depois das refeições, de pentear os cabelos, tomarem banho etc.

Passo 4

Relatório parcial

O tema foi escolhido por ser necessário que as crianças aprendam a cuidar do próprio corpo, e quando mais cedo isso começar melhor, as crianças de 4, 5 anos já podem e devem ser induzidas a tomar banho sozinhas, escovar os dentes, pentear os cabelos, coisa que farão durante toda a vida, a higiene pessoal é coisa imprescindível na vida de qual quer um, portanto quanto mais cedo começar melhor, vamos fazer tudo de forma lúdica respeitando o tempo de cada criança. Vivemos num pais tropical onde o cuidado com o corpo principalmente no calor é indispensável, mesmo para meninos ou meninas.

Aproveitando o tema da aula vamos falar da proliferação do piolho e que aumenta muito no verão,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.2 Kb)   pdf (41.9 Kb)   docx (11.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com