TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atps fundamentos da educação

Por:   •  6/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.001 Palavras (5 Páginas)  •  296 Visualizações

Página 1 de 5

[pic 1]

Anhanguera Educacional IV - Campinas

Pedagogia 5° Semestre

Organização e Metodologia do Ensino Fundamental

Professora: Kelly

Nome: Aline da Silva Matos         RA: 4211798052

                                                      SAMARA CRISTIANE PEREIRA   RA: 3776752873

O direito da Criança

 

          A criança é definida como um sujeito heterogêneo, composta de elementos distintos, sendo capaz de criar e se expressar. Faz um movimento sempre dinâmico e possui direitos sociais. 

            Pesquisas comprovam que crianças são caracterizadas como principais atores nos trabalhos analisados e visados na sociedade, mas pode-se constatar que não é bem assim que acontece na prática.  

          Perante as leis as crianças têm direito a saúde e moradia, sendo que grande parte da população de periferia ainda vivem em condições precárias, sem saneamento básico que acabam se contaminando por água de esgoto sem tratamento, e o Sistema Único de Saúde sem estrutura para atender a população. Diariamente morrem pessoas com falta de atendimento, e grandes hospitais públicos não têm vaga para atendimento quando uma criança precisa de um exame ou consulta de emergência.   

             O direito ao lazer e a cultura também não são respeitados. A população mais carente raramente tem acesso a áreas de lazer, não tem biblioteca o suficiente com bons livros e teatros com preços acessíveis.  

          Como será o futuro se quem mais precisa não tem seus direitos cumpridos, vale que o governo refletisse para que futuramente tenhamos um Brasil melhor, uma criança que cresce vivenciando a falta de caráter de muitos políticos, que ao invés de garantir uma vida de melhor qualidade para o povo, desvia o dinheiro para cobrir gastos pessoais?  

             Outro assunto comentado diariamente é sobre a educação, e a lei aborda que a criança e o adolescente têm direito a educação de qualidade, vale se lembrar que a maioria das crianças está matriculada, mas o ensino público em algumas escolas não é bom como deveriam. É preciso que o Estado investisse mais na educação em recursos para estas crianças, e que os professores pudessem ser melhores remunerados, para chamar atenção dos mais qualificados e que garantissem curso de formação continuada para os que já estão lecionandos.  

             O MEC afirmou que as crianças partir dos quatro anos de idade obrigatoriamente deverá estar  matriculada na escola. A educação infantil garante as crianças processo de alfabetização por meio de trabalhos diferenciados. A proposta da educação infantil é que valorize o sujeito e o seu processo de formação humana e deve ser o lugar onde a criança poderá ter acesso a conhecimentos históricos e ao mesmo tempo se ver como sujeito histórico, produtor dessa cultura. Por meio da interação da criança com o outro, ela irá se descobrir, descobrir o outro e descobrir o mundo, experimentando, e criando novos significados de sua importância nesse mundo. Mas infelizmente não são todas as crianças que tem acesso a este meio por falta de vaga, há centenas de crianças que estão na aguardando por uma vaga na lista de espera. O município não garante uma estrutura para abrigar todas estas crianças, e muitos acabam indo para o ensino fundamental sem antes ter passado pela educação infantil, gerando uma dificuldade para acompanhar os novos conhecimentos nas séries iniciais.  

          O ensino fundamental é a segunda etapa obrigatória da educação básica e o objetivo deste ensino (art. 32 da LDB) é a formação básica do cidadão, onde o mesmo ira desenvolver capacidade de aprender, usando conhecimentos básicos da leitura, escrita e calculo a compreensão do ambiente natural e social, sistema político, artes e valores da sociedade. O desenvolvimento da capacidade de aprendizagem e habilidades e o fortalecimento dos vínculos de família e vida social. 

             O ensino fundamental é visto como a base de tudo, portanto o mais importante na carreira do aluno, mas será que no Brasil o ensino fundamental esta correspondendo ao seu intuito citado acima? Será que estas crianças chegam ao ensino médio como deveriam? Os vínculos familiares estão sendo formando? O nosso ensino básico esta no mesmo patamar de outros países como China, Canadá, Coréia do sul? Sem dúvida que não, mas não podemos deixar que nossa educação chegue a níveis baixos, como vem sendo há alguns anos. Por isso o estado é responsável para garantir esta melhoria investindo nos professores, com capacitações como: mestrado e doutorado, tornar a profissão mais atrativa e prestigiar os melhores profissionais e punir os piores. Pois somente assim que teremos a educação que queremos e que as crianças deste país precisam e tem por lei o direito de recebê-la.               

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.5 Kb)   pdf (111.6 Kb)   docx (185.6 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com