TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Organização e metodologia lingua portuguesa

Por:   •  24/5/2015  •  Pesquisas Acadêmicas  •  2.103 Palavras (9 Páginas)  •  381 Visualizações

Página 1 de 9

[pic 1]Pólo de Nova Andradina

 Curso de Pedagogia

Organização e Metodologia

 Do Ensino Fundamental

Cristina Ribeiro Vital            RA 421728                                                                                             Luciene Akemi Yoshihara    RA 420987

Nova Andradina- MS

27 de Março de 2014

Introdução

A compreensão do sistema educacional se faz necessária para que todos trabalhando em conjunto possa oferecer uma qualidade de ensino superior, buscando o mais importante: o aprendizado de excelência nos anos iniciais. As situações são diversificadas, mas em  conjunto; instituição, comunidade,  educador e educando, torna as diversidades mais suaves e acolhedoras.

A educação no Brasil

É necessário compreender o sistema educacional enquanto expressão da escola. Tendo esta compreensão, o professor enquanto trabalhador coletivo perceberá melhor as perspectivas e reais possiblidades de sua atuação transformadora, a partir da escola e da respectiva sociedade.

O pensamento, o desejo, a responsabilidade deve ser um bem comum. Todos devem sonhar o mesmo sonho: querer formar, ensinar, transformar, instruir o aluno, fazendo com que ele tenha sua capacidade física e mental aguçada, apreciada na sua totalidade.

Para isso cabe a todos no ambiente escolar com os mesmos objetivos cumpram com ética e responsabilidade seu papel no ambiente escolar.

A divisão técnica de trabalho, o planejamento, a metodologia. O conhecimento e as praticas pedagógicas seja desempenhada na coletividade.

O professor sempre deverá se perguntar se ele esta fazendo o melhor, o certo. Deve estar atento a tudo e a todos. Opinar, criticar, apoiar, modificar, melhorar sempre que necessário.

A escola como instituição de ensino deve estar embasada na LDBs, plano Decenal e projeto politico pedagógico. Mesmo assim receberá analises criticas quanto à totalidade, interdisciplinaridade e transversalidades de algumas praticas pedagógica. Ela deverá estar em conformidade com a comunidade mantendo um dialogo aberto e interação de todos.

Faz-se necessário encontrar o caminho de uma educação realmente voltada para o desenvolvimento pleno do homem e sua realização como cidadão. A educação atual é ao mesmo tempo, reflexo do passado e preparação para o futuro, desta forma, o conhecimento do passado é a chave para entender o futuro.

Vantagens e desvantagens para a inclusão de nove anos para o ensino fundamental.

Lei nº 10.172, de 9 de Janeiro de 2001 – Aprovou o Plano Nacional de Educação (PNE).O ensino fundamental de 9 anos se tornou meta progressiva de Educação Nacional.

Muito se fala sobre as vantagens e desvantagem desta inovação, cada qual com sua opinião própria e também embasada no conhecimento que cada um tem. O fator principal nesta conclusão é o bem da criança, o que fará dela um ser capaz de raciocinar, aprender e interagir. Muito há para aprender, investigar, melhorar, qualificar.

É necessária qualidade, reestruturação e qualificação dos professores e de todo o ambiente escolar. Enquanto continuarmos tratando todos como iguais, no contexto que todos são diferentes, estaremos cometendo os mesmos erros, independente da quantidade de anos. Pensando nessas questões fica a duvida, se essa ideia não vai acabar trazendo mais prejuízo a qualidade de ensino.

A criança de seis anos aprende por meio da fantasia, da imaginação, das brincadeiras, dos jogos, da forma lúdica. Na educação infantil, mesmo estando no processo de aprendizagem, ela não é obrigada a aprender ler e escrever, mas, com a entrada no Ensino Fundamental, ela: terá mais atividades, mais cobranças, mais responsabilidade e isso poderão sobrecarrega-la. Com tanta cobrança a criança de seis anos poderá sentir-se desmotivada ou fracassada, perdendo a vontade de aprender.

“A psicopedagoga Nelba Pisacco, destaca que aos cinco, seis e sete anos, a criança esta passando por uma fase de transição entre o período pré-operatório e operatório concreto da forma de raciocínio. Nessa etapa existe uma mudança na forma de processar o raciocínio, uma logica de entender o mundo diferente. (diariodoscampos.com.br).”

Isso quer dizer, que algumas chegam com condições de raciocínio para ler e escrever e outras não, o mais importante é como esses conteúdos vão ser repassados para estas crianças. Lembrando que a criança sempre estará pronta para aprender, mas não se pode exigir dela um comportamento igualitário, pois nem todas terão as mesmas habilidades para aprender os conteúdos.

É preciso que haja, de forma criteriosa, com base em estudos, debates e entendimento no âmbito de cada sistema de ensino, a reelaboração da proposta pedagógica das Secretarias de Educação e dos Projetos Pedagógicos das Escolas de modo a assegurar que a matricula das crianças de seis anos de idade na instituição escolar permita o pelo desenvolvimento no aspecto físico, psicológico, intelectual, social e cognitivo, com vista a alcançar os objetivos no ensino fundamental. Agora com duração de nove anos (Brandão P.32).

O lúdico deve ser adotado nesta primeira fase, devido as brincadeiras, cantigas, jogos, o aprendizado é certo. Uma forma de ensino atrativa para essa idade. O importante é não roubar a infância destas crianças, respeitar suas características próprias, fazendo com que o processo de alfabetização não tire o aspecto prazeroso da aprendizagem.

Organização auxiliar da escola

Este é o modelo mais comum de funcionamento da organização escolar. A organização escolar é uma realidade objetiva, neutra, técnica, que funciona racionalmente; portanto, pode ser planejada, organizada e controlada, de modo a alcançar maiores índices de eficácia e eficiência. As escolas que operam nesse modelo dão muito peso à estrutura organizacional: organograma de cargos e funções, hierarquia de funções, normas e regulamentos, centralização das decisões, baixo grau de participação das pessoas que trabalham na organização, planos de ação feitos de cima para baixo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.2 Kb)   pdf (187.3 Kb)   docx (23.3 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com