TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Augusto Comte na Pedagogia

Por:   •  26/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.628 Palavras (7 Páginas)  •  198 Visualizações

Página 1 de 7

Universidade Aberta do Brasil-UAB

Universidade Federal de São João Deu – Rei – UFJ

Núcleo de Educação a Distância – NEAD

Disciplina: Sociologia da educação

Pólo: Itamarandiba

Tutora a Distância: Vanda dos Reis Nascimento

Tutora Presencial: Maria Lucia Santos

Estudante: Valdete Aparecida Correia

              Itamarandiba, 04 de Maio 2015

Auguste Comte

Pensador francês considerado o pai da Sociologia, preocupado com a formação de uma civilização pacífica racional e cientifica. As idéias devem fundamentar uma reorganização moral e política da sociedade; cria a Lei dos três estados que através de um processo de educação da inteligência humana, leva a uma evolução dos estágios mais simples e primitivos até o estágio mais complexo; inspirando-se nas leis da física, entendeu que a sociologia deveria ser dividida em duas partes, que ele chamou de estática social que trata das leis do equilíbrio de uma sociedade; e dinâmica social que estuda o funcionamento da sociedade e das leis que explicam o seu desenvolvimento (COMTE, 1972). A sociologia deveria estudar as leis do desenvolvimento histórico inevitável para tornar os homens cientes das medidas que precisam ser adotadas pelas políticas governamentais para a felicidade de toda a espécie humana; Era contra o liberalismo. Reestrutura a educação com base no conhecimento positivista; voltada para a educação do indivíduo que possa contribuir de forma útil em beneficio do todo social. Uma educação que faria prevalecer à formação moral para que se estabelecesse a harmonia e a ordem; Todos trabalhando produtivamente pelo bem da sociedade; Estabelecimento de um poder espiritual que encaminhasse os indivíduos para a “perfeição social”; Moral inspirada na razão que tornasse possível a submissão pacifica e voluntária; Educação Geral que ensinasse a prática do altruísmo em beneficio da harmonia social; Educação diferenciada para os chefes da indústria e operários; “as pessoas deveriam se conformar com suas posições na sociedade pelo bem social”.

Emile Durkheim

Francês.                                                                                                                                              Para ele a sociologia prevalece sobre o indivíduo, à sociedade constrói normas de ação, pensamentos, sentimento, etc.                                                              Estabelecimento de uma ordem social equilibrada, existência de um processo social evolutivo, regido por leis naturais que ocorrem independentemente das ações individuais; Consciência coletiva: solidariedade entre os indivíduos capaz de levar á manutenção da sociedade que influência de forma coercitiva para que cultivem suas crenças, valores, idéias e etc. Vida social feita de representações coletivas que são os modos de pensar que fazem parte da consciência que um grupo tem de si mesmo; Fato social: formas de agir e pensar que podem influenciar as condutas individuais de forma coercitiva com capacidade de se impor aos indivíduos, como costumes, crenças, a moralidade ou a educação; podem ser reconhecidas pela coerção social, exterioridade, generalidade e consciência individual. O objeto da sociologia são os fatos sociais, os quais devem ser estudados com coisas de forma que o pesquisador possa impedir que sua opinião contamine o estudo; A sociedade com caracteres próprios, mais simples, sem divisão. Solidariedade mecânica e solidariedade orgânica.

A educação é racionalista, exercida, pelas gerações adultas, sobre as gerações que não se encontram ainda preparadas para a vida social. Tem como objetivo criar o “ser social” com base em uma forma de “coação permanente exercida sobre a criança” pelo meio social para “moldá-la á sua imagem; pais e professores são apenas representantes e intermediários; a Educação é um instrumento e um fenômeno da consciência coletiva que socializa as novas gerações de acordo com os pressupostos morais, religiosos, ensinando-lhes certas maneiras de pensar, de sentir ou de agir; A educação como processo de reprodução de uma certa sociedade por meio da socialização das novas gerações; processo de individuação: o que leva os seres humanos a se pensarem como indivíduos livres e iguais aos demais indivíduos; Solidariedade mecânica: consciência coletiva no qual os indivíduos são educados de modo a diferir pouco entre si e a compartilhar sentimentos e valores, reconhecendo os mesmo objetos como sagrados; Solidariedade orgânica: estado da consciência coletiva no qual se educa os indivíduos a se diferenciar dos demais, onde cada um exerce uma função própria na divisão do trabalho social para o beneficio de todos; cada um desenvolve habilidades específicas que a tornem capacitada para desempenhar uma função que contribua  para o conjunto social; Pedagogia sendo uma orientação consciente da ação educativa sistemática que visa formar as novas gerações.

Max Weber

Alemão, privilegia a sociedade acima de tudo.

Preocupação com a dimensão racionalizadora da educação nas sociedades modernas; estudo da ação social do individuo, já que os fenômenos sociais têm como causa as ações individuais dotadas de sentido; Compreender a ação social do indivíduo por meio da interpretação do sentido que o agente atribuiu á sua conduta, sua possível causa e seus efeitos presumidos; A relação social ocorre quando os indivíduos realizam suas ações compartilhando um motivo entre si, ou tendo como referência um conjunto indeterminado de outros indivíduos; O ponto de partida da pesquisa sociológica é o agente individual; Processo de racionalização ocorre quando há uma mudança na conduta dos indivíduos, que aos poucos deixam de agir motivados pelo costume e pela tradição.    

Para Weber a ênfase não era a sociedade, mas sim as pessoas e suas ações.

A sociedade pode ser compreendida a partir do conjunto das ações individuais.

O objeto de estudo, portanto é a AÇÂO SOCIAL.

Qualquer ação que o indivíduo faz, orientando-se pela ação dos outros. Só existe ação social quando o indivíduo tenta estabelecer uma comunicação com os demais.

Destacou quatro tipologias: Ação Tradicional, Ação Afetiva, Ação Racional com Relação a Valores e Ação Racional com Relação a Fins (MACRE, 1975). Essas ações podem se dar de  forma isoladas ou concomitantemente.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.2 Kb)   pdf (121.5 Kb)   docx (15.6 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com