TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Autismo: O que é e características

Por:   •  16/12/2019  •  Trabalho acadêmico  •  3.514 Palavras (15 Páginas)  •  1.477 Visualizações

Página 1 de 15

FAVENI – FACULDADE VENDA NOVA DO IMIGRANTE

EDUCAÇÃO ESPECIAL E INCLUSIVA

CARITA DE PAULA FREITAS DE LIMA

AUTISMO NO CONTEXTO ESCOLAR

BURI - SP  

2019

FAVENI – FACULDADE VENDA NOVA DO IMIGRANTE

EDUCAÇÃO ESPECIAL E INCLUSIVA

CARITA DE PAULA FREITAS DE LIMA

AUTISMO NO CONTEXTO ESCOLAR

Trabalho de conclusão de curso apresentado como requisito parcial à obtenção do título especialista em Educação Especial.

BURI - SP  

2019

AUTISMO NO CONTEXTO ESCOLAR

Carita de Paula Freitas de Lime[1],

Declaro que sou autor(a)¹ deste Trabalho de Conclusão de Curso. Declaro também que o mesmo foi por mim elaborado e integralmente redigido, não tendo sido copiado ou extraído, seja parcial ou integralmente, de forma ilícita de nenhuma fonte além daquelas públicas consultadas e corretamente referenciadas ao longo do trabalho ou daqueles cujos dados resultaram de investigações empíricas por mim realizadas para fins de produção deste trabalho.

Assim, declaro, demonstrando minha plena consciência dos seus efeitos civis, penais e administrativos, e assumindo total responsabilidade caso se configure o crime de plágio ou violação aos direitos autorais. (Consulte a 3ª Cláusula, § 4º, do Contrato de Prestação de Serviços).

RESUMO - Este artigo se propõe a discutir sobre a temática transtorno do espectro autista que são distúrbios no desenvolvimento neurológico caracterizado por deficiente comunicação social e interação do indivíduo portador dessa síndrome e sobre as dificuldades no processo de aprendizagem escolar, ressaltando a adaptação na escola (inclusão) e o ensino aprendizagem dessa criança que é diferenciado em relação às outras que não possuem autismo. Este artigo tem como objetivo compreender como ocorre o processo de aprendizagem da criança autista no ambiente escolar. A metodologia utilizada para desenvolver o presente trabalho de conclusão de curso é de ordem bibliográfica, uma pesquisa em livros e artigos científicos de autores renomados como: Carothers e Taylor (2004), Fernandes (1965), Goodman (2005), Mello (2007), Nogueira (2007), Nunes (2008), Santos (2008), Suplino (2005), entre outras fontes. Conclui-se que é de grande relevância e importância o tema em questão, para que tanto a escola e os profissionais envolvidos no contexto escolar bem como a comunidade no geral compreenda como ocorre a aprendizagem da criança portadora do autismo, e apesar dessas apresentarem suas particularidades e requererem um cuidado diferenciado com métodos e acompanhamento especializado devem ser tratadas com respeito e sem discriminações. Essa pesquisa partiu-se do pressuposto de que o educador pouco conhece sobre o autismo e o impacto causado por esta anomalia no processo de aprendizagem e da necessidade de os educadores desenvolverem metodologias que visem a qualidade do trabalho realizado com esta criança especial.

PALAVRAS-CHAVE: Autismo. Escola. Aprendizagem. Comunidade. Aluno.

SUMÁRIO

1.        INTRODUÇÃO        5

2.        DEFINIÇÕES DE AUTISMO        7

3.        CAUSAS        8

4.        AUTISMO NO CONTEXTO ESCOLAR        8

5.        COMO ACONTECE O PROCESSO DE APRENDIZAGEM DE CRIANÇAS AUTISTAS?        10

6.        CARACTERÍSTICAS DO AUTISMO        11

7.        CONCLUSÃO        13

8.        REFERÊNCIAS        14


  1. INTRODUÇÃO

De acordo com Goodman (2005) o autismo é um distúrbio do desenvolvimento e faz parte de um grupo de condições denominadas transtornos globais do desenvolvimento, está relacionado com dificuldades nas interações sociais e na comunicação, e esse distúrbio começa logo na infância. Indivíduos que possuem essa anomalia apresentam dificuldades para se comunicar e na imaginação, para se interagir com outras pessoas, na maioria das vezes preferem ficar isolados, e problemas comportamentais (se sentem incomodados com barulhos excessivos, por exemplo).

A convivência compartilhada e o contato da criança com autismo no ambiente escolar, a partir da sua inclusão, tornam-se possível a partir dos contatos sociais que a mesma terá com novas crianças e com os demais profissionais que envolvem a escola, e esse contato não apenas favorece o desenvolvimento dessa criança, mas também o das outras crianças, na medida em que estas aprendam a conviver com as diferenças sem discriminações e preconceito e com respeito ao outro, exercitando a humanização, a empatia e o respeito, valores esses tão valiosos. Além disso, a integração dessa criança no ambiente escolar propicia a estimulação do sentimento de pertencimento desse indivíduo a um grupo, aumentando sua autoestima, o que por si só, constitui um forte fator de aprendizagem (SANTOS, 2008).

Para Carothers e Taylor (2004) a escola precisa proporcionar a criança com autismo oportunidades de convivência e contato com outras crianças da mesma faixa etária possibilitando o estímulo às suas capacidades de comunicação e interação social, impedindo o seu isolamento contínuo. Todas as crianças adquirem habilidades sociais através das trocas que ocorreram no processo de aprendizagem social.

O autismo como visto anteriormente é causador de muitos distúrbios nas interações sociais e na comunicação. Segundo Mello (2007) esses distúrbios podem ser observados desde muito cedo, durante a infância, no início da vida, uma das características que podem ser percebidas antes mesmo da criança que tem autismo completar o seu primeiro ano de vida é o contato olho a olho anormal, a criança não consegue ter esse contato devido dificuldades de interação, isso é uma prova que identificar quando uma criança tem autismo não é uma tarefa muito difícil, pois desde a infância os sintomas começam a aparecer, entretanto a família muitas vezes  têm medo e receio de descobrir que tem uma criança especial e diferente das outras, e não buscam auxílio por receio do diagnóstico.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (23.9 Kb)   pdf (151.7 Kb)   docx (232.8 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com