TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Autismo na Sala de Aula

Por:   •  25/5/2016  •  Artigo  •  1.120 Palavras (5 Páginas)  •  335 Visualizações

Página 1 de 5

Estímulos para autista dentro de um ambiente alfabetizador

Quando recebemos um autista na sala de aula se faz necessário entender a doença e suas características. O autismo afeta o desenvolvimento principalmente, nas áreas: social, não faz contato visual, não gosta de brincar em conjunto e não demonstra interesse nas coisas banais; a comunicação pode até não existir ou ser não funcional e; comportamental, restringindo o interesse em parte de um brinquedo, resistindo a mudança de rotina, realizando movimentos repetitivos e até sendo agressivo.

Após conhecer as características da doença cabe ao professor conhecer a criança. Desenvolver um vinculo afetivo e tentar mante-la motivada, através do contato visual, da interação e usando sempre uma linguagem simples e clara.

Para se motivar um autista é necessário utilizar materiais adequados, adaptados e diversos. O estimulo pode vir do computador, de um livro, de uma musica, vem do estimulo auditivo, do visual e do tátil, basta observar a criança e ver o que lhe prende a tenção e torna efetiva sua aprendizagem.

A sala deve estar arrumada com diversos estímulos visuais (quadro de rotina e palavras escritas (reforço)), que ajudará na adaptação. O que ajuda também é descobrir um personagem de desenho do qual a criança goste e adaptar imagens às atividades.

Dicas auditivas também valem, musica que lembra o que fazer. Dicas gestuais, mostrar o que deve ser feito. Dicas físicas, quando o professor toca a criança e a leva a fazer algo. Mas deve se lembrar que todas essas atitudes devem ser graduais, de acordo com a resposta da criança e retiradas conforme a criança for aprendendo e se tornando mais independente.

Vale lembrar também que os autistas são extremamente inteligentes, devido a seu comportamento obsessivo e a sua incrível memoria. A criança autista de baixa funcionalidade vive em seu mundo, já a de alta funcionalidade vive no nosso mundo, massa sua maneira.

Os autista são diferentes em suas características, onde não podemos seguir um modelo educacional para todos. Devemos adaptar o ensino para cada aluno.

Diante de alguns comportamentos, algumas sugestões;

  • Resistência à mudança;

Manter um ambiente seguro e previsível;

Diminuir as mudanças;

Manter a rotina.

  • Interação social;

                 Proteção contra perturbações;

                 Ensinar a reagir aos colegas;

                 Incentivar o envolvimento.

  • Restrição de interesses;

                 Não permitir alongamentos de assuntos;

                 Elogiar;

                 Ensinar a seguir regras e ouvir outros assuntos.

  • Baixa concentração;

                 Oferecer feedback;

                 Organização;

                 Tentar completar a tarefa a seu tempo;

                 Sentar a criança na frente da sala;

                 Encorajar o foco no mundo real.

Todo este conteúdo deve ser trabalhado de forma carinhosa, prazerosa e estimulante. O professor tem uma grande importância na vida de um autista, pois como dizia Paulo Freire “Ensinar é criar possibilidades para a construção do conhecimento. Quem ensina aprende ao ensinar e quem aprende ensina ao aprender.”

METODO ABA

O tratamento do autismo é feito através de vários especialistas e de forma continua. Sendo o autismo uma condição crônica, e quanto mais se conhece sobre o assunto, mais fácil se torna para tratar.

O tratamento deve ser adaptar a cada criança, onde a intervenção precoce consegue melhorar o comportamento e desenvolvimento, para que se aumente a qualidade de vida dos mesmos.

O método ABA vem sendo utilizado para analisar o comportamento (Applied Behavior Analysis) usando uma abordagem psicológica nos portadores de transtornos invasivos do desenvolvimento (TIDs).

Segundo Lear, 2004, o “ABA vem do behaviorismo e observa, analisa r explica a associação entre o ambiente, o comportamento humano e a aprendizagem”.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.6 Kb)   pdf (71.5 Kb)   docx (12.2 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com