TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalhando em Sala de Aula Com Crianças Com Autismo

Por:   •  25/8/2015  •  Trabalho acadêmico  •  678 Palavras (3 Páginas)  •  268 Visualizações

Página 1 de 3

A inclusão do aluno com necessidades educacionais especiais decorrentes da síndrome do autismo

Para viabilizar a inclusão na escola regular é indispensável contar com salas de apoio e professores especializados para que seja realizada com êxito a inclusão desses alunos.

O primeiro passo para a inclusão desse aluno consiste na aplicação pelo professor especializado,do PEP-R (ou Perfil Psicoeducacional Revisado) desenvolvido pelo Centro TEACCH. É uma avaliação simples para testar o coeficiente de desenvolvimento, que é obtida por meio dos testes de inteligência.

Avalia sete áreas de desenvolvimento: imitação, performance cognitiva, cognitiva verbal, coordenação olho-mão, coordenação motora grossa, coordenação motora fina e percepção.

Para poder tomar a decisão de realizar a inclusão com sucesso desse aluno em uma sala do ensino regular, três pontos devem ser observados:

  • O aluno deve ser inserido, preferencialmente em uma sala que tenha alunos cuja média de idade seja a mesma de sua idade cronológica;
  • Deve ser inserido em uma sala com nível de desenvolvimento semelhante a dele;
  • O professor deve evitar o aparecimento em sala de aula de problemas de comportamento que comprometam a convivência dessa criança.

1. O aluno especial em sala comum do ensino regular

1.1 - Preparação dos alunos para receber o colega com necessidades educacionais especiais

 Em princípio não é aconselhável preparar a sala, porque isso pode desencadear fantasias imprevisíveis que, por sua vez, podem ser desencadeantes de um processo que leve ao preconceito e impeça a inclusão real desse aluno na sala.

1.2 - Adaptações na sala para receber o aluno

O professor deve sempre se certificar de ter a atenção desse aluno, tomando cuidados como: sentá-lo na primeira fila, falar seu nome várias vezes durante a aula e verificar seus cadernos várias vezes para ter certeza de que ele está executando as devidas tarefas; porém nem a rotina da sala de aula e nem o currículo devem sofrer alterações.

1.3 - Estratégias para estimular a interação do aluno especial com os outros alunos

É importante que o professor seja realista quanto às dificuldades de seu aluno especial.

Deve ser incentivado que a criança autista seja responsável por alguma atividade importante, tal como distribuição de material ou lanche.

2. O aluno em classe especial do ensino regular

2.1 - Adaptações do currículo

* deve incluir o ensino de coisas que não precisam ser ensinadas à uma criança sem necessidades especiais;

* O ensino deve respeitar o perfil de desenvolvimento da criança.

2.2 - Informações que a escola deve ter para poder ajudar seu aluno

 A educação é uma das formas mais efetivas para ajudar essa criança. Esse aluno pode aprender tanto em uma sala de aula especial como em uma sala de aula regular, especialmente se ele for pequeno, mas são necessárias adaptações, e pode ser que se faça necessária a presença de um professor auxiliar, principalmente no início do processo de inclusão escolar ou em algumas atividades especiais. O professor deve ensinar seu aluno com autismo a aprender; trabalhando em colaboração com a família.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.6 Kb)   pdf (85.5 Kb)   docx (12.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com