TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Autismo no Espaço Escolar

Por:   •  16/9/2019  •  Resenha  •  448 Palavras (2 Páginas)  •  142 Visualizações

Página 1 de 2

CURSO DE PEDAGOGIA[pic 1]

DISCIPLINA: EDUCAÇÃO INCLUSIVA

4º PERÍODO – NOTURNO

PROFESSORA: TAMARA JULIANA PEREIRA ANDRADE

NOME: BRUNA CAROLINA VIEIRA DE SOUZA

CONSTRUINDO UMA ESCOLA INCLUSIVA

O objetivo da aula de hoje foi oportunizar uma reflexão crítica sobre o processo de construção de uma escola inclusiva e suas questões éticas, políticas e educacionais bem como a ação do professor vivenciada nas escolas da rede regular de ensino.

Ao lermos o texto de Maria Teresa Eglér Mantoan somos instigados a repensar a Inclusão Escolar de forma diferenciada de todas aquelas vistas até o momento. Longe dos paradigmas e buscando uma educação de qualidade para todos, os preceitos que cita no decorrer do texto nos leva a refletir sobre uma nova postura de professor, uma readequação da visão de conteúdo como meio e não como fim, reorganização da instituição como um todo e a recriação de um modelo educativo de inclusão para todos.

Diante as discussões realizadas em sala em relação ao filme e ao texto trabalhado destaque algumas das ideias de Mantoan e faça uma reflexão crítica em relação a realidade presente. Argumente de forma clara sobre a possibilidade de construir uma escola inclusiva diante os ideais apresentadas. Você acredita que é possível? Como? O que é necessário?

Você poderá utilizar outros autores para embasar seu registro se achar necessário.

Segundo Mantoan, para a escola se tornar um espaço de acolhimento e formação de alunos e a se tornar inclusiva, a instituição de fazer com que os discentes se sintam bem. Como ocorre no filme que foi passado em sala, que o diretor da escola acolhe os alunos e seus pais, conversando com os mesmos e fazendo eles se sentirem acolhidos e seguros de estarem naquele local.

A inclusão não ocorre no ato da matrícula, ela acontece quando o indivíduo é acolhido pelos membros da instituição, ou seja, a inclusão se deriva de sistemas que não sofrem recortes dentro das escolas nas modalidades regulares e especiais.

Com base nisso, entendo que a escola inclusiva é algo que está distante de acontecer, pois à instituição precisa oferecer cursos de capacitações e especialização para sua equipe pedagógica, oferecer assistência a seus alunos e familiares dos mesmos promovendo alguns eventos. A instituição precisa conhecer cada aluno, respeitar suas potencialidades e necessidades, para que quando ocorra algo, possam responder com qualidade pedagógica.

Então, para que a instituição se torne inclusiva precisaria contar com a atuação consciente e responsável de todos que participam e permeiam o ambiente educacional: gestores, professores e membros da família, ou seja, a escola inclusiva é algo que no momento só acontece em nossas cabeças, ainda é algo distante de se tornar uma realidade por não ter tanto apoio das pessoas.

 

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)   pdf (79.1 Kb)   docx (55.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com