TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Avaliação Educacional - Filme Akeela

Por:   •  21/6/2016  •  Relatório de pesquisa  •  873 Palavras (4 Páginas)  •  185 Visualizações

Página 1 de 4

Ana Paula Morais Tavares

Avani Barbosa de Souza da Silva

Priscila Rosa Pio

Pedagogia 5° sem noturno

Prof° Cibelle

Avaliação educacional

Como os alunos da escola pública percebem a avaliação?

Para os alunos do filme a avaliação é vista como um método para comparar os alunos, sendo assim, um meio de discriminação, e não visando o desenvolvimento dos mesmos. Para eles a avaliação provoca raiva e revolta porque através destas, eles se sentem inferiorizados. O que pode ser observado com os atos de hostilidade das colegas de sala de Akeela e até a violência contra ela.

Como akeela sente-se a respeito dos amigos de sua escola?

Akeela sente-se constrangida por ter habilidades especiais e ser inteligente, pois seus amigos a veem como alguém que quer ser superior por conta dessas habilidades por isso ela resistem para aceitar o convite para participar do concurso de soletração.

Qual a importância da família na escola? Como a mesma interfere na vida escolar?

. Escola e família precisam andar juntas para ajudarem na construção do caráter e aprendizagem das crianças e para que isso aconteça é necessário que ambas estejam informadas sobre o ensino-aprendizagem adquirido pelas crianças, que a família colabore com os educadores para tornar mais coerente e eficaz a atuação escolar, que se mostre interessada pelas atividades realizadas pelos filhos na escola, que valorizem a escola e a educação, que ensinem os seus filhos a terem respeito e cooperem para que as crianças e adolescentes a compreendam a importância do aprendizado e socialização no âmbito escolar e fora dele.

Uma família desestruturada e desorganizada pode prejudicar o desenvolvimento da aprendizagem do aluno, uma vez que a criança não recebe afeto, não é valorizada, não recebe estímulo, não se sente motivada, esta criança terá dificuldades, pois todos esses fatores emocionais e de falta de tranquilidade afetam drasticamente a aprendizagem, é o que vemos com a família de Akeela, com a mãe deprimida com a morte do pai e o irmão usuário de drogas, o lar não era um lugar propício para os estudos, até que tudo muda quando toda família atenta-se para a importância que eles tinham no processo de preparação de Akeela para o concurso.

Existe diferença de aprendizagem entre crianças pobres e ricas? Quais?

Sim, as diferenças entre a aprendizagem de crianças ricas e pobres começa com as diferenças do prédio da instituição, como vimos no filme a instituição onde estudam os alunos pobres a  escola deteriorada, ou seja, sem recursos do governo para a manutenção do prédio como Akeela cita no filme “não tem nem portas no banheiro”, no concurso da escola verificamos que os professores pediam para as crianças soletrarem as palavras mais simples possíveis o que demonstra que eles não acreditavam que aqueles alunos seriam capazes de saber quase nada, então verificamos falta de estrutura física, recursos materiais e ainda falta de apoio por parte dos pais, gestores e professores. Por outro lado as crianças ricas dispõem de todos os recursos materiais e estruturas escolares privilegiadas, professores bem preparados e pais preocupados com sua boa educação. Mas também são pressionados por seus pais para serem os melhores, até nas festas vimos que eles não se divertiam normalmente, pois as brincadeiras estavam relacionadas ao concurso de soletração. Pudemos observar que as crianças são constantemente incentivadas à competição e ao individualismo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.6 Kb)   pdf (74.9 Kb)   docx (10.5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com