TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Avaliação da Aprendizagem

Por:   •  17/10/2018  •  Resenha  •  569 Palavras (3 Páginas)  •  135 Visualizações

Página 1 de 3

Tendo como fundador Auguste Comte, o Positivismo parte da ideia chave de progresso, de um caminhar para uma evolução, onde somente o estudo cientifico é válido, somente através da ciência que temos a solução para os problemas da humanidade. Com o estudo da Sociologia é possível tratar o mal da sociedade como um corpo onde detectamos esse mal e o tratamos para o fim dele.

Diferentemente, a Dialética parte da ideia de discussão, onde uma ideia contrapõe a outra, com isso vão surgindo outras ideias dando movimento a esses pensamentos.

Passando por vários tempos e estudiosos, a dialética tem como principais nomes que dão ideia a essa discussão e Hegel e Marx.

Hegel partindo de um pensamento idealista onde acredita–se que as ideias fazem as coisas mudarem, as ideias que trazem a transformação. A dialética é a própria realidade.

Marx já parte da ideia de que as relações de produção que fazem as ideias mudarem. A luta de classes que faz a mudanças, onde sempre existiu os donos dos meios de produção e os que não possuem os meios de produção.

        A dialética para mim se enquadra muito no método de avaliação, onde o professor não é mais o único a possuir conhecimento, cabe ao professor direcionar os alunos a busca desse conhecimento através de pesquisas. O professor ajuda mostrando onde pode ser feita a busca dessas informações além de levar para dentro de sala de aula textos, exercícios, filmes e vídeos quando possível, para que tenha uma melhor compreensão desse problema. No fim dessa pesquisa ele faz uma síntese de tudo que foi achado e construído por eles nesse período, mas sempre deixando em aberto, pois tudo muda o tempo todo e é exatamente nesse espaço que se cria novos conhecimentos.

        O positivismo já se enquadra no método de exame que é o mais visto dentro das escolas hoje, mesmo buscando uma mudança no método de ensino.

Não digo pelas escolas levarem em consideração somente o que é comprovado cientificamente, mas pela forma fechada em se passar o conhecimento. Ainda vemos muitos professores na forma tradicional de educação, que somente eles passam o conhecimento para os alunos, sem muita discussão sobre o assunto, somente transferem as informações, como se eles fossem os únicos a possuir conhecimento, nada do que é vivido pelo aluno é levado em consideração.

Chego a conclusão que a forma dialética de ensino é o que buscamos e o positivismo é o que vivemos. Pois, os  processo adotados nas escolas é exatamente o de exames ( com nome de avaliações), onde os resultados daquela prova que definem o conhecimento dos alunos. Isso não é correto, pois muitas das vezes os alunos não conseguem sair bem nas provas, porém o professor consegue detectar a evolução do aluno presencialmente, que por muitas vezes não obtém um resultado bom por nervosismo e não porque não sabe de fato o conteúdo.

A prática avaliativa deveria ser diagnostica e não classificatória, mas pela busca quantitativa de resultados do desenvolvimento da educação ela se torna cada vez mais classificatória, exclusiva e opressora. Essa opressão vai desde os alunos, até os professores e escolas que devem sempre obter o melhor resultado nas avaliações transformando o conhecimento em pura decoreba e não em aprendizagem, fazendo com que a pressão seja para obter boas notas em pesquisas e ter uma boa colocação no mercado.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.4 Kb)   pdf (43.3 Kb)   docx (11.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com