TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Avaliação da Educação

Por:   •  22/4/2015  •  Resenha  •  255 Palavras (2 Páginas)  •  210 Visualizações

Página 1 de 2

Avaliação na escola

Este trabalho tem como objetivo nos revelar os conceitos de avaliação na escola, a relação entre aprendizagem e desenvolvimento. Uns dos aspectos do processo avaliativo é a tomada de decisão que nos permite mudar de atitude ao percebermos a reação do outro, visando sempre a nossa melhoria e a melhoria do outro.

Toda experiência emocional que acompanha cada momento de avaliação, vão sendo também integrado ao próprio desenvolvimento da personalidade das crianças, desta forma o papel do educador tem uma grande importância nos primeiros períodos da infância. A avaliação existe na instituição escolar desde a sua criação, no entanto tem mantido ao longo dos séculos certo caráter punitivo, sendo assim a avaliação passa a ser uma experiência emocionalmente negativa para o aluno; e este tipo de avaliação não é bom para o desenvolvimento da vida escolar do educando.

Dentro de uma avaliação devemos valorizar mais os acertos e os erros devemos direcionar para uma melhoria na prática do ensino-aprendizagem. Na formação humana a avaliação deve propiciar ao educando novas possibilidades de desenvolvimento e aprendizagem. A avaliação que é feita do aluno pode estar refletindo a prática pedagógica do professor; se a aprendizagem não ocorre, é necessário, analisar criticamente o trabalho que está sendo realizado pelo educador.

Os aspectos abordados pelo texto são fundamentais para uma nova reflexão no ato de avaliar, pois a avaliação deve promover o desenvolvimento, ser acolhedora, integrativa e inclusiva com a finalidade de preparar o indivíduo para viver na sociedade, visando à melhoria do ensino e contribuindo para uma sociedade mais justa.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.7 Kb)   pdf (57.4 Kb)   docx (10.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com