TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Avaliação de Didática da Educação Infantil

Por:   •  25/11/2015  •  Exam  •  758 Palavras (4 Páginas)  •  297 Visualizações

Página 1 de 4

[pic 1]

 [pic 2]

AVALIAÇÃO  1 º BIMESTRE  DE DIDÁTICA DA EDUCAÇÃO INFANTIL – PROVA

PROFESSOR: KATIA CID                DATA:      /       / 2015                 TURMA 1007           [pic 3]

ALUNO: ______________________________________________________    Nº ______  NOTA:

[pic 4]

A partir da leitura do texto Os primeiros passos na construção das ideias e práticas de educação infantil, de Zilma Ramos de Oliveira, responda as questões apresentadas.

  1. O cuidado e a educação das crianças pequenas foram entendidos como tarefas de responsabilidade familiar, principalmente da mãe e de outras mulheres. Não obstante o predomínio quase exclusivo do contexto doméstico para a educação da criança pequena, arranjos alternativos para prestar cuidado àquelas em situação desfavorável foram construídos ao longo da História. Quais foram eles e quais as ideias que os impregnavam?

  1. Novos modelos educacionais, criados nos séculos XV e XVI buscavam responder aos desafios estabelecidos pelo desenvolvimento da sociedade europeia. O que propunham autores como Erasmo e Montaigne?

  1. Nos países europeus, a transformação da sociedade agrário-mercantil em urbano-manufatureira gerou conflitos e guerras que trouxe como consequências condições sociais prejudiciais, principalmente às crianças. Também a Revolução Industrial, onde pais eram obrigados a relegarem a educação e guarda de seus filhos a terceiros, foi responsável pelo aparecimento de instituições mais formais de atendimento de crianças. A que instituições o texto se refere? Estas instituições possuíam uma proposta instrucional formal? Quais as atividades que eram desenvolvidas ali?
  1. A discussão da escolaridade obrigatória nos séculos XVIII e XIX, enfatizou a importância da educação para o desenvolvimento social. Para as crianças da classe média a escola passou a ser fundamental, um período de preparação para o mundo adulto. Porém o mesmo não aconteceu em relação às crianças dos extratos sociais mais pobres. Os objetivos de sua educação e as formas de efetivá-los não eram consensuais. Comente sobre este debate e as novas perspectivas que surgiram para a educação infantil.
  1. Desde a Antiguidade vemos duas formas distintas de se entender a educação infantil. A partir do século XVIII este debate se reforça. Quais são as ideias a que se refere a autora?
  1. Correlacione as colunas:
  1. Comênio
  2. Rousseau
  3. Pestalozzi
  4. Robert Owen
  5. Ferrante Aporti
  6. Froebel

(    ) Afirmava que a primeira infância deveria ser instruída e não apenas protegida e propunha atividades de ensino religioso, trabalhos manuais, leitura, escrita e contagem.

(   ) A sua proposta educacional incluía atividades de cooperação e jogo, entendidos como a origem da atividade mental. Canções e jogos para educar sensações e emoções, valorização da atividade manual, brinquedos para aprendizagem, conversas, poesia e cultivo de horta pelas crianças, faziam parte de sua prática.

(   ) Acreditava que a educação prepararia os homens para viverem em uma sociedade socialista e em sua creche, destinada a filhos de operários, foi abolido castigos e prêmios, assim como atividades de memorização.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.7 Kb)   pdf (77.8 Kb)   docx (15 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com