TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Avaliação de espaços sociais

Por:   •  31/5/2016  •  Seminário  •  326 Palavras (2 Páginas)  •  149 Visualizações

Página 1 de 2

2-

 

São vários os espaços de atuação do pedagogo nos dias atuais e um deles é no hospital trabalhando no acompanhamento pedagógico de crianças e adolescentes em situação de internamento hospitalar. Ele tem papel fundamental dentro da educação pois tem como finalidade acompanhar a criança ou adolescente no período de ausência escolar, internados em instituições hospitalares.

Os trabalhos feitos por pedagogos em hospitalares devem buscar o desenvolvimento das potencialidades das crianças e não evidenciar os seus fracassos As práticas pedagógicas ao serem planejadas devem ser levada em conta a individualidade e a flexibilidade.

Porém, o papel do pedagogo hospitalar vai além das práticas pedagógicas e orientações educacionais. Precisam haver momentos de aprendizagem acompanhados de momentos lúdicos e recreativos que ajudem as crianças a alcançar o desenvolvimento acadêmico, bem como de seu estado de saúde.

Segundo Sassi et al.  (2004, p. 48 ) A educação no ambiente hospitalar funciona como um suporte psicopedagógico para o escolar hospitalizado reintegrando-o e socializando-o, tornando o hospital um lugar com mais calor humano e alegria, propiciando à criança entusiasmo e vontade de viver.

Portanto, o pedagogo é o profissional que irá mediar a educação em um ambiente escolar. O seu trabalho irá manter uma conexão do aluno/paciente com o mundo fora do hospital, fortalecendo e mantendo o vínculo escolar e consequentemente o social, ao promover um espaço de interação social.  O aluno/paciente deve ser estimulado e motivado para que no momento em que este sair do hospital, esteja pronto para sua reinserção social e escolar.

3-

Para os Sem Terra, o Movimento é uma grande escola, pois o processo de formação humana dá-se na experiência e pelo conhecimento produzido na luta social.

Essas matrizes vinculam-se intencionalmente às vivências educativas e formam o sujeito social e político.

Dessa forma, compreendemos que a educação do MST pode ser categorizada como revolucionária, pois como bem ressalta Caldart (2004) essa educação prova que nada é impossível de mudar, produz utopias e constrói uma postura política de contestação social.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)   pdf (45.1 Kb)   docx (9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com