TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Avaliação pedagógica

Por:   •  31/10/2016  •  Trabalho acadêmico  •  915 Palavras (4 Páginas)  •  1.482 Visualizações

Página 1 de 4

1) As transformações sócio-político-econômicas ocorridas no Brasil nos anos 1920 e 1930, gerou a mobilização de diversos segmentos da intelectualidade com objetivo de propor algo novo para a educação brasileira. O que defendia o Movimento dos Pioneiros da Escola Nova?  

R: O Movimento dos Pioneiros da Escola Nova publicou um manifesto, o único no gênero em toda a história da educação no Brasil. O documento tinha um caráter de renovação da educação de acordo com as necessidades do país e foi assinado por 25 intelectuais entre eles Anísio Teixeira, Lourenço Filho, Afrânio Peixoto, Roquete-Pinto, Sampaio Dória, Almeida Júnior, Mario Casassanta, Atílio Vivaqua, Francisco Venâncio Filho, Edgar Süssekind de Mendonça, Armanda Alvaro Alberto, Cecília Meireles, entre outros.  

   

O Manifesto afirmava que era impossível desenvolver a economia e a capacidade de produção do país sem uma educação de qualidade, além disso é a partir da educação que o homem toma a consciência de suas capacidades.  Por isso, o Manifesto valorizava a educação e defendia que ela fosse natural ao indivíduo e caráter integral, porém entendia o homem como um ser social, com deveres para com a sociedade. Ou seja, a ideia central era uma educação pública e igualitária assegurada pelo Estado, independente de classes sociais, que privilegiava o indivíduo e a sociedade.

Ao Estado caberia adotar uma política nacional de educação, sendo que os sistemas e serviços de educação seriam administrados de forma descentralizada. A metodologia seguiria às mais modernas conquistas das Ciências Sociais, da Psicologia e das técnicas pedagógicas tanto na forma do ensino como na avaliação dos alunos. O desenvolvimento do aluno nunca deveria ser limitado por sua capacidade financeira, ao contrário, todas as suas habilidades e aptidões deveriam o impulsioná-lo para o seu desenvolvimento escolar até o ensino superior.  Assim sendo,  o sistema escolar deveria ser gratuito e obrigatório na educação primária e o ensino deveria tender gradativamente à obrigatoriedade até 18 anos e à gratuidade em todos os graus.

Os professores seriam formados visando uma unidade nacional e deveriam ser prestigiados pelo seu trabalho com um salário justo que possibilitasse o seu total comprometimento com a sua missão de educar.

2) Qual (ais) contribuição (ões) da educação greco-romana que ainda perdura (m) na educação atual?

A Grécia é o berço das primeiras teorias educacionais, fecundadas pelo embate de tendências pluralistas.

A Grécia clássica pode ser considerada o berço da pedagogia. Paiagogos significa literalmente aquele que conduz a criança (agogôs, “que conduz”): o escravo que conduz a criança à escola. O termo pedagogia se amplia, adquirindo o sentido de teoria sobre a educação. Os gregos, ao discutir os fins da Paidéia, esboçam as primeiras linhas conscientes da ação pedagógica.

A filosofia surge na Grécia . A escrita proporciona a possibilidade de maior abstração, que tende a modificar a estrutura do pensamento ao propiciar o distanciamento do vivido, o confronto das ideias, a retomada do relato escrito. Surge como exigência de rigor e clareza, estimulando o espírito crítico.

A educação grega era centrada na formação integral (corpo e espírito), o que de certa forma pode ser comparado ao ideal de educação hoje. Foi na Grécia que surgiram as escolas. No período clássico, sobretudo em Atenas, a instituição escolar já se encontrava estabelecida. A Educação física antes predominantemente guerreira/militar - passa a se orientar, sobretudo para os esportes. A inversão da formação física para a espiritual se dará com o ensino superior ministrado pelos filósofos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.2 Kb)   pdf (80.2 Kb)   docx (10.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com