TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Avaliação plano de aula

Por:   •  28/8/2015  •  Trabalho acadêmico  •  296 Palavras (2 Páginas)  •  228 Visualizações

Página 1 de 2

Situação didática: Perguntar para turma se alguém já conhece mapa. Montar um painel de papel kraft com as prévias dos alunos. Leia o texto complementar.

Ler o texto distribuído para turma em folha sulfite impressa.

Tempo1:Dê uma volta com os alunos pela escola, tomando todos os cuidados necessários para esse tipo de atividade, relativo à segurança dos alunos. Oriente os alunos a observar com bastante atenção a paisagem. Nesse momento o olhar dos estudantes não deve ser dirigido a nenhum destaque em especial. O olhar deve ser livre. A professora deixará disponível a câmera fotográfica para registrar os cantinhos escolhidos.

Tempo 2: Após essa volta, peça aos alunos que façam individualmente um desenho do canto preferido visitado. O desenho deverá ser livre e cada aluno utilizará os recursos que desejar. Colocando à disposição vários materiais como: cartolina, papel sulfite A3, A4, sulfite coloridos.E terão que registrar em que direção ir, próximo a que? Fazendo indicadores, que fique claro para quem irá seguir pelo mapa.

Recursos didáticos: Colocando à disposição vários materiais como: cartolina, papel sulfite A3, A4, sulfite coloridos. Canetões coloridos, lápis de cor, cola entre outros. Durex, papel kraft.

Avaliação

Avalie os componentes do desenho inicial da criança: já está presente, de alguma forma, a representação vertical? Como a criança foi capaz, num primeiro momento, de fazer a representação oblíqua ou a frontal?

Com relação à localização, registre as aquisições do aluno sobre esse aspecto ao observarem e representarem o espaço da escola. Após a observação dosespaços, houve uma aquisição de perceber o que está do lado, que construções e paisagem naturais, etc. Essa situação dos objetos geográficos referenciados localmente será fundamental depois para uma representação geográfica, onde o aluno apreenderá a localização a partir de outras referências.

A avaliação pode se dar, portanto, com base na participação nas atividades propostas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2 Kb)   pdf (39 Kb)   docx (10.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com