TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Avaliação à Distância 1

Por:   •  12/2/2016  •  Trabalho acadêmico  •  788 Palavras (4 Páginas)  •  174 Visualizações

Página 1 de 4

[pic 1]

Fundação Centro de ciências e Educação a Distância do estado do Rio de Janeiro

Centro de Educação Superior a Distância do Estados do Rio de Janeiro

Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Curso de Licenciatura em Pedagogia.

Avaliação à Distância 1

Disciplina: Ciência e Educação 1

Coordenador: Erivaldo Pedrosa dos Santos

Data de entrega limite: 
16/02/2016

QUESTÕES

1-Comente a respeito de duas características típicas do Conhecimento Científico.

O conhecimento cientifico surgiu pela necessidade de o homem querer descobrir como as coisas funcionam, entendendo o porquê de fenômenos naturais e o seu impacto nos acontecimentos ao seu redor. Ele é conhecimento real porque lida com ocorrências ou fatos, sendo comprovado através experimentação. Umas das características típicas do conhecimento científica é a objetividade, o saber deve ser valido para todos, desconsiderando o elemento afetivo e subjetivo do indivíduo que o elabora. Assim qualquer outro pesquisador poderá verificar as conclusões se repetir o processo nas mesmas condições. Outra característica é que ele é quantitativo, apenas o que pode ser quantificado tem condições de ser um conhecimento científico busca formas e medidas para comparar e avaliar elementos que aparentemente são diferentes.

 

2- Na sociedade atual ainda persiste um certo estereótipo a respeito da figura do Cientista. Discuta a respeito.

Ainda nos dias atuais existe um estereótipo sobre os cientistas, acreditasse que para exercer essa profissão a pessoa tem que ser ultra inteligente, que ela não tem futuro, que cientistas sempre estão distraídos, com pensamentos longes, com seus jalecos brancos e cabelos despenteados. Uma pessoa solitária que só tem a companhia de seus tubos e líquidos no laboratório. Esta imagem é criada pois muitos indivíduos ainda veem a ciência como algo mágico, difícil de ser desvendado.  No Brasil a carreira de cientista não tem muito prestigio, o retorno financeiro não é proporcional ao nível de escolaridade exigido, mas os cientistas têm o amor por desvendar coisas novas e por sua profissão.

3-O Avanço Tecnológico do século XXI tem proporcionado inúmeras conquistas e o telefone celular é o equipamento mais popular hoje em dia. Entretanto, o uso intensivo do mesmo pode trazer malefícios à saúde humana. Comente um problema que tenha prejudicado a saúde do homem ultimamente.

Um dos problemas causados pelo uso excessivo do celular a saúde do homem é a dor de cabeça acompanhada por dores na coluna e olhos. Isso ocorre porque as pessoas passam muito tempo com o pescoço inclinado enquanto utilizam o aparelho, podendo causar assim dores no ombro e braços também. Ao inclinar a cabeça para frente da tela do celular cria-se uma pressão intensa nas partes frontais e traseiras do pescoço. A luz forte emitida do aparelho prejudica ainda a visão. O celular deve ser usado então de forma consciente e sempre observando a postura enquanto o usa para não ter que enfrentar problemas mais graves no futuro.

4-Relacione os Solos a algumas de suas características:

(A) Solo Arenoso

(B) Solo Humífero

(C) Solo Calcário

(B) Solo Argiloso


( C ) usado na correção da acidez de outros tipos de solos

( C  ) não é fértil

(  B ) é fértil e ideal para a agricultura

(  A ) pode ser fértil caso não fique exposto à seca

5-O Brasil tem enfrentado uma redução na disponibilidade de Água para o consumo humano devido às mudanças climáticas, secas, poluição dos rios, etc. Discuta as medidas necessárias que podem ser implementadas pelas indústrias para redução do consumo de água.  

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.3 Kb)   pdf (125.4 Kb)   docx (40.5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com