TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

BIBLIOTECA PUBLICA ES

Por:   •  17/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  367 Palavras (2 Páginas)  •  340 Visualizações

Página 1 de 2

Biblioteca publica do Espirito  Santo Levy Cúrcio da Rocha

A Biblioteca Pública Estadual Levy Cúrcio da Rocha, localizada em Vitória, tem 159  anos . Segundo o governo do estado, a instituição, inaugurada em 16 de julho de 1855, foi a quinta biblioteca estadual criada no Brasil.

São mais de 40 mil exemplares pra consulta geral e 190 títulos de revistas. Para as crianças, 1700 exemplares. Alguns exemplares  têm mais de 170 anos. Temos jornais do século XIX, um acervo precioso. Alguns exemplares microfilmados, uma verdadeira preciosidade. Recebemos visitas diárias de pesquisadores e historiadores, pois também tem salas de estudos disponíveis para o público.

Hoje, a biblioteca conta com área exclusiva, setor específico equipado para receber deficientes visuais. A biblioteca conta com um setor “Braile” vimos várias maquinas que auxiliam o leitor com deficiência visual, livros infantis escrito em braile, maquinas para digitação em braile, e também um equipamento  com uma lupa integrada para aqueles que não são 100% cegos. Contam também com auxilio de cds.

Também tem um espaço reservado pra crianças, “gibiteca” com mais ou menos 4.000 livros. Nas férias em media 50 crianças visitam o local, durante o ano letivo 25 à 30 crianças visitam o local por dia.

Tem também um acervo pessoal doado pelo escritor e historiador José Teixeira de Oliveira. Escreveu, historia do Espirito Santo.

Tivemos a honra de conhecer pessoalmente um escritor capixaba, Pedro Nunes,  em ano de 2010 lançou um livro infantil a pulga e o jesuíta. Faz um trabalho voluntário na biblioteca, auxiliando os visitantes, e também usa o silêncio e o tempo para ler, e escrever.

Todos os espaços são climatizados, para uma conservação dos acervos, e os responsáveis pelos setores, fazem ou já são formados em biblioteconomia.

Para quem deseja doar, é necessário que entre em contato para agendar uma visita. Encaminham dois bibliotecários que vão ao encontro da pessoa para avaliar e fazer a seleção dos exemplares doados. Tudo o que recebem é higienizado.

A Biblioteca fica na avenida João Batista Parra, 165, Praia do Suá, em Vitória.
Para fazer o cadastro na Biblioteca, basta levar comprovante de residência, identidade e CPF. Para quem deseja fazer doações, o agendamento de visitas pode ser feito pelos telefones 3137-9349 e 3137-9351.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.3 Kb)   pdf (63.5 Kb)   docx (365.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com