TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estudo de caso - Biblioteca pública de Singapura

Por:   •  23/9/2018  •  Pesquisas Acadêmicas  •  1.455 Palavras (6 Páginas)  •  751 Visualizações

Página 1 de 6

Estudo de Caso

Biblioteca Pública de Bishan em Cingapura

[pic 1]

Figura 1 - Biblioteca Pública de Bishan

        A biblioteca de Bishan possui um design inovador, icônico, marca registrada do escritório LOOK Architects. O partido arquitetônico do projeto segue o conceito de “casa da árvore” para ciar uma espécie de jogo divertido envolvendo os sentidos humanos no processo de aprendizagem.

        Foi inaugurada oficialmente em 1 de setembro de 2008 pelo Vice-Primeiro Ministro Sr. Wong Kan Seng, para atender às necessidades de informações gerais e recreação de famílias da comunidade, estudantes e usuários em geral.

        A biblioteca está localizada estrategicamente perto da Estação MRT Bishan para atender os moradores de Bishan e de outros bairros como Marymount e Upper Thomson.

O prédio não é apenas repositor de conhecimentos, através da sua arquitetura diferenciada e da qualidade dos espaços internos induzem o público ao prazer da leitura.

Biografia do Arquiteto

[pic 2]

Figura 2- Foto de Look Boon Gee

Look Boon Gee fundou em 1993 o escritório de arquitetura LOOK Architects. Sempre em busca de atingir a excelência do design em seus projetos e de atender às expectativas dos seus clientes, procuram pesquisar novas técnicas construtivas seguindo as normas da ISO 9001:2008 para manter um padrão de qualidade além de se inspirarem na cultura local.

Sua equipe é formada por integrantes de várias culturas, especializados em diferentes áreas da arquitetura e recebem incentivos para conhecer outros países para terem novas experiências e ampliarem seus conhecimentos e técnicas.

O estilo arquitetônico de Look Boon Gee possui traços de arquitetura moderna, artesanatos, sensibilidade econômica, sustentabilidade e inovação. Ele acredita que mentes inovadoras, dinâmicas e únicas são o segredo para o desenvolvimento de um bom design.

A empresa é colecionadora de vários prêmios importantes de arquitetura, dentre eles o “The President’s Design Award – Design of the Year 2009 (Cingapura) ”.

Ficha técnica

Endereço: 5 Bishan PI, Cingapura 579841

Início da construção: 2006

Fim da construção: 2008

Área: 1.400,3m²

Cliente: National Library Board, Cingapura

Engenheiro Estrutural: Meinhardt (Cingapura) Pte Ltd

Analise do Projeto

 

        A biblioteca está inserida em um bairro de uso misto e destaca-se na paisagem pacata da cidade devido ao seu design. A região é um distrito novo e possui uma legislação urbanística muito rígida, por esse motivo para a implantação do projeto foi necessário adotar técnicas e soluções eficazes para diminuir o impacto urbano da construção do novo empreendimento.

        Conflitos com a orientação, controle de insolação e proteção das aberturas e janelas de acordo com as leis locais contra incêndios foram resolvidas através da racionalização dos espaços.

        Nas intermediações onde o prédio da biblioteca foi implantado existem uma estação multimodal, rodoviária, shopping, prédio do governo, centro comunitário e prédios residências de grande porte. As conexões entre eles são feitas através de calçadas e passagens cobertas para pedestres.

        O edifício tem a forma de um paralelepípedo, possui quatro pavimentos superiores, um subsolo, um átrio e fachada revestida por vidros coloridos. O sistema estrutural é formado por lajes protendidas e pilares de concreto armado, isso permitiu que o prédio tivesse grandes vãos e possibilitou uma modulação mais eficiente.

As caixas na fachada principal e no átrio do prédio criam um ambiente na biblioteca com um espaço mais íntimo, onde os usuários podem se sentar, ler um bom livro e admirar a vista, como se estivesse suspenso em uma árvore.

        O arquiteto soube usar bem a orientação solar no projeto, a fachada principal é toda envidraçada apesar de estar de frente para o Leste, isso porque uma construção que está à frente projeta sombra nesta fachada durante boa parte da manhã. À medida em que o sol vai subindo e diminuindo essa sombra projetada, um beiral faz a proteção da fachada.

        A Oeste do edifício uma parede cega e densa protege a construção do sol da tarde. Um átrio leva iluminação natural para a principal área de circulação e também para os quatro níveis de piso.

Devido a utilização de luz difusa, claraboias, átrio, vidros e treliças coloridas, a iluminação interna é de ótima qualidade e possui diferentes tonalidades remetendo aos raios de sol que atravessam   a folhagem de uma copa.

        No acesso de pedestre um hall de entrada acolhe as pessoas que em seguida são direcionadas por uma rampa para o pavimento superior ou para o subsolo. Essa rampa possui dimensões generosas e por esse motivo pode ser usada como saída de emergência.

        O subsolo foi definido como um espaço para a seção infantil, sugerindo o conceito de uma caverna, onde as crianças podem brincar e se divertir sem perturbar os adultos.

Programa de Necessidades

Ambientes:

  • Balcão de atendimento;
  • Foyer;
  • Salas de trabalho do pessoal;
  • Café;
  • Banheiro;
  • Sala de atividades e programações;
  • Palco;
  • Sala de controle do palco;
  • Sala de projetos;
  • Quarto de leitura silencioso;
  • Estações multimídias;
  • Laboratório de informática;
  • Área de leitura de jornais;
  • Quarto multiuso;

Serviços:

  • Programas regulares de narrativa e férias regulares;
  • Conversas e workshops;
  • Exposições e exibições;

Fluxograma

[pic 3]

Figura 3 - Fluxograma

Planta de Situação

[pic 4]

Figura 4 - Planta de situação

1 – Biblioteca Pública de Bishan

2 – Shopping mall

3 – Estação multimodal

4 – Rodoviária

5 – Prédio do governo

6 – Bairro Central

7 – Centro comunitário

8 – Apartamentos residenciais de grande porte

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.4 Kb)   pdf (1 Mb)   docx (898.8 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com