TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

BRINQUEDOTECA

Seminário: BRINQUEDOTECA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/10/2014  •  Seminário  •  1.421 Palavras (6 Páginas)  •  366 Visualizações

Página 1 de 6

Decorrente da valorização do brinquedo e do brincar, bem como a sua relevância à educação, principalmente na infância, a Brinquedoteca surge inicialmente, com o propósito de ser um espaço onde as crianças podiam emprestar brinquedos para brincar em suas casas, além de serem também espaços destinados à exploração lúdica.

A história relata que a Brinquedoteca surge com várias denominações tais como: Toy-Library (biblioteca de brinquedo), na Inglaterra, Ludothéque, na França, Lekoteks na Suécia e no Brasil, Brinquedoteca ou Ludoteca, sob influências portuguesas que se instalaram em diversos pontos do mundo.

No entanto, a primeira intenção de Brinquedoteca surge em 1934, em Los Angeles, Estados Unidos da América (E.U.A) num momento de crise, com objetivo de solucionar um problema causado por frequentes roubos a uma determinada loja de brinquedos, na qual o seu proprietário veio a reclamar ao diretor da instituição de ensino municipal o desvio de comportamento adotado pelos alunos daquela instituição.

Conforme Friedmann (1998, p. 174) “ainda existe, em Los Angeles (E.U.A) a brinquedoteca chamada de “Toy Loan” ou “Toy Libraries”, com propósito apenas de emprestar brinquedos, caracterizado como recurso comunitário utilizado atualmente.

A expansão deste tipo de serviço ocorreu com mais intensidade na década de sessenta, espalhando-se para a Europa, em países como a Suécia, Inglaterra, Bélgica e França, mas, com novos propósitos, agora ligados à orientação e empréstimo de brinquedos para os pais das crianças consideradas excepcionais, que tinham na ludicidade um estímulo para a aprendizagem por meio do brincar. Neste novo contexto, evidencia-se o surgimento de outras funções da Brinquedoteca tais como: a educacional e a terapêutica.

A expansão e o reconhecimento da importância do brincar e do brinquedo para o desenvolvimento na infância é tão profunda, que em 1976, realizou-se em Londres, o primeiro Congresso para discutir sobre os resultados alcançados com o empréstimo de brinquedos.

No Brasil, em 1971, acontece no Centro de Habilitação da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE), em São Paulo, uma exposição de brinquedos pedagógicos, direcionados aos pais de crianças ditas excepcionais, aos profissionais e estudantes. A adesão ao projeto tomou proporções tão significativas que a APAE criou um Setor de Recursos Pedagógicos para atender o público, ou seja, instituiu a ludoteca nesta instituição, que objetivava a circulação de brinquedos entre as crianças. Percebe-se então, que a brinquedo teca surgiu com objetivos educacionais e terapêuticos.

Com a implantação, em 1973 na APAE do Sistema de Rodízio de Brinquedos e Materiais Pedagógicos, os brinquedos foram centralizados com maximização no uso de todos os recursos existentes. Conforme Ramalho (2000, p. 76), na Escola Indianápolis, em São Paulo, “foi instituída a primeira brinquedoteca brasileira, com propósitos voltados ao ato de brincar, com empréstimos de brinquedos e orientação direcionada à criança com assistência direta”.

Em 1984, é fundada a entidade Associação Brasileira de Brinquedoteca (ABB) por Nylce Helena da Silva Cunha, sem fins lucrativos, com o objetivo de assessorar as pessoas e instituições que visam implantar brinquedotecas, estabelecer parcerias, incentivar e promover o desenvolvimento de estudos relacionados à área, cursos preparatórios para formar os mediadores deste local - Brinquedista.

2. Desenvolvimento

“As crianças perderam o espaço e a segurança das ruas e calçadas, com isso perderam também parte da liberdade na escolha das suas brincadeiras e companheiros”. Isto piora com os inchaços das cidades, apartamentos pequenos que impedem as interações, e com a modernidade as crianças não querem doar seus tempos com brincadeiras, pois, tem muitas responsabilidades mais importantes como, “cursos de informática, línguas, danças, esportes, etc.” As autoras ainda acentuam que, “as instituições escolares são fotografias destas mudanças de valores, as brincadeiras foram deixadas de lado em detrimento das atividades pedagógicas, que alegam ser mais produtivo” Com isso, o espaço essencial para a ludicidade na infância, discretamente veem sendo perdido ao longo dos anos, devido aos interesses econômicos da sociedade capitalista e escrava do consumo em massa, que comprometeu o bem estar da sociedade e da família, restringindo o espaço para as crianças brincarem livremente, sendo estas as mais prejudicadas, com esforços e tempo destinados a aprendizagens de ofícios confinados ao ambiente escolar.

Sugere-se então, a importância de um resgate da real função social da escola enquanto espaço que re-significa o lúdico para humanizar a criança, permitindo a ela o direito de ter em contato com as brincadeiras e brinquedos, de maneira prazerosa, em recompensa a si mesma pela prática lúdica Corroborando este raciocínio, Resende e Fonseca (2009, p. 3) e Puga e Silva (2008, p. 5) defendem que, “materializa-se na Brinquedoteca a idéia desse espaço para brincar, como uma realidade concreta e organizada”, que respeita e considera a infância sem favorecer a competitividade e cobranças inconvenientes. Assim, neste espaço democrático obtêm-se contato com diversos objetos, sendo respeitado o direito de escolhas, bem como o que fazer, estimulando o criar e recriar as situações. Pode-se dizer que a brinquedoteca é um espaço que permite na contemporaneidade, o resgate em vivenciar o lúdico esquecido pelas pessoas, e negado às crianças. Mas, acima de tudo, como destaca Cunha (2001, p. 16), ela tem a função de

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.5 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com