TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

BRINQUEDOTECA: EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS

Por:   •  4/11/2021  •  Trabalho acadêmico  •  666 Palavras (3 Páginas)  •  1.235 Visualizações

Página 1 de 3

BRINQUEDOTECA: EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS

Aluno: Carla Ellen R Gonçalves Turma: 1473 PED

ROTEIRO DA ATIVIDADE

Disciplina Educação de Jovens e Adultos

Data 25/10/2021.

Tema Escolhido com justificativa Que horas são?

Aprender a reconhecer as horas em um relógio analógico e montar frases com as horas determinadas na atividade

Atividades que serão desenvolvidas Todos os alunos recebem uma determinada hora e precisam monta-la no relógio, após concluir essa atividade o aluno precisa criar uma frase com a hora determinada.

Tempo necessário O tempo proposto é 1 hora para a turma com 20 alunos.

Material Utilizado Cartolina, cola, tesoura, EVA colorido, caneta e folhas A4.

Expectativas em relação às atividades (objetivos) Reconhecer e utilizar as horas de relógios analógicos. Reconhecendo-os na comunicação oral e escrita.

Também para acréscimo de conhecimento dessa atividade na resolução de questões de matemática em provas e avaliações.

Quantidade de alunos e faixa etária Todos os alunos podem participar.

Faixa etária: 20 anos

APRENDER ATRAVÉS DO LÚDICO

Aprendizagem significativa é o processo que se dá entre a composição antecipada de conteúdos estudados ou absorvidos anteriormente e que influenciam na maneira de recebimento dos conteúdos novos. Estes, por sua vez, passam a influenciar as antigas informações, tornando a aprendizagem cognitiva, ou seja, a integração do conteúdo aprendido numa estrutura mental ordenada. Há, no processo, uma interação cujo resultado modifica tanto a nova informação, que passa então a ter significado, como o conhecimento específico já existente, relevante, na estrutura cognitiva do indivíduo sujeito da aprendizagem (Moreira, 2001).

É fundamental na alfabetização, jogos e brincadeiras lúdicas que potencializem a construção de relações pedagógicas, seja ela de uma criança ou de jovens e adultos. Contribuindo para a construção social desse indivíduo e sua interação. A finalidade desse trabalho é fazer que os alunos compreendessem o conteúdo por meio de metodologias inovadoras. Levando em consideração que esse aluno já possui uma visão formada sobre o mundo. Tem-se uma socialização, uma troca de conhecimentos. Paulo Freire (1996) afirma que, quanto mais adulto maior será a chance de se reconhecer como pessoa em sociedade escolar, pois quem aprende brincando revive e resgata com alegria do brincar. Na sala de aula o professor é capaz de resgatar o sentido social, através das metodologias usadas com seus alunos. Quando o conteúdo e agradável esse aluno dificilmente vai se esquecer. A ludicidade traz a esses indivíduos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.5 Kb)   pdf (42.7 Kb)   docx (8.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com