TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Bases teoricas da pedagogia

Por:   •  13/7/2015  •  Trabalho acadêmico  •  447 Palavras (2 Páginas)  •  270 Visualizações

Página 1 de 2

Resumo Texto II da Zezé

O Conceito de Educação

Para Planchard educar era conduzir de um estado para o outro, agir de maneira sistemática sobre o individuo, prepara-lo para vida. A educação seria a sempre para uma sociedade que é sempre a mesma. A educação tem uma função adaptadora, sendo também uma pratica que esta ligada a produção e reprodução da vida social. É uma ação e um resultado de um processo de formação dependendo da idade param se tornarem adultos, para criarem capacidades e qualidades para enfrentar exigências imposta pela sociedade.

Definição Educação

A educação pode atuar na configuração da personalidade do individuo.

Concepção Naturalista: Chamado de Inatista, com influencia de fatores biológicos do desenvolvimento, vinda de fatores sociais e culturais. Em que a educação deve-se adaptar a natureza biológica e psicológica da criança. ( Ela é pronta , desde o seu nascimento )

Concepções Pragmáticas: Educação com um processo imanente ao desenvolvimento humano, vindo o resultado é adaptação do individuo ao meio social. Pelos interesses e necessidades do organismo. O conhecimento vem daquilo que se vivencia em seu meio social.

Concepções Espiritualistas:  O individuo vai se aperfeiçoando, porem é necessário verdades ensinadas de fora. Uma educação crista, que tem como objetivo atingir a perfeição que teria como modelo Cristo.

Concepções Culturalistas: a educação é uma atividade cultural, com transmissão de bens culturais. Apropriando-se deles, formando sua vida interior e sua personalidade assim criando mais cultura.

Concepções Ambientalistas:  O ambiente é que atua toda força sobre o individuo. A sociedade molda o individuo, configurando sua conduta e as exigências da sociedade.

As modalidades de educação: informal, não-formal, formal.

Informal: É a educação não intencional, seria toda aquela, que não tem a intenção de ensinar, ou seja aprendizados em casa, cultura, família, meio social, em que não existia a intenção de algum aprender !

Formal: Se refere tudo aquilo que é algo estruturado,  tudo aquilo que é planejado, sistematizado. É no caso a educação escolar convencional. Onde haja ensino. Como no caso de educação de adultos, educação profissional.

Não-Formal: Atividades com caráter intencional, porém com baixo grau de estruturação e sistematização. Como movimentos sociais organizados, trabalhos voluntários. Na escola, chamamos de não-formal, aquelas atividades extra- escolares, que tem conhecimentos complementares, como feiras, visitas a museus, etc.

Educação Escola, Pedagogia Escolar.

Educação Escolar: uma manifestação de pratica educativa, é uma instancia de educação formal. A educação é uma realidade que se manifesta dependendo do seu fenômeno social e histórico.

Pedagogia Escolar: destinada a investigar fatos, processos, estruturas, contextos, problemas referentes a educação escola, á instrução e ao ensino. A tarefa da Pedagogia é propor novos objetivos e conteúdos para educação, ela tem como estudo a educação.

Toda pratica educativa intencional corresponde uma pedagogia !

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)   pdf (49.7 Kb)   docx (11 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com