TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Brincadeira: Esconde-Esconde

Por:   •  2/11/2019  •  Trabalho acadêmico  •  372 Palavras (2 Páginas)  •  323 Visualizações

Página 1 de 2

Brincadeira: Esconde-esconde

A brincadeira de Esconde-esconde nasceu na Europa aproximadamente no século 18 e quem provavelmente trouxe para o Brasil foram os portugueses, segundo o site OVANGUARDISTA. Neste “jogo” enquanto uma pessoa (o "pega") fica com os olhos fechados contando até certo número combinado com os participantes, geralmente com o número de pessoas que estão participando (5 pessoas = 50), os demais participantes se escondem (OVANGUARDISTA).

Podemos modificá-la de forma que a pessoa que é “o pega” realiza a contagem de número que desejar, sendo estabelecido como regra, que faça a contagem de no mínimo 20 em diante, abaixo disso a contagem não é válida. Pois o momento que o pega parar de contar as crianças devem parar onde estão. As crianças que correm para se esconder têm que estar posicionadas dentro do limite estabelecido, pois “o pega” vai estar de olhos vendados o tempo todo, tendo que ir pegar os demais com os olhos vendados.

As crianças que estão “escondidas” quando digo escondidas quero dizer paradas, não podem sair do lugar, somente podem se esquivar e abaixar, sem mexer o pé, pois dessa forma são eliminadas do jogo. Sendo assim para que a brincadeira flua é preciso que todos os envolvidos na brincadeira respeitem as regras. Caso haja crianças com deficiência visual a criança que esta sendo “o pega” deve fazer barulhos ou possuir um objeto que imita som indicando sua localização, pois caso o pega esteja próximo da crianças deficiente visual esta possa conseguir se esquivar. Uma forma de ajuda com os outros colegas é imitir sons para distrair a criança que é “o pega”. A brincadeira termina quando fica somente uma criança para ser pega. E na próxima rodada será “o pega” a criança que tiver sido a primeira a ser pega.

Propondo dessa forma esta brincadeira e explicando o passo-a-passo e as regras do jogo para à turma, podendo abrir discussões sobre elaborar outras regras para a brincadeira. Para o melhor aproveitamento da brincadeira serão necessário no mínimo 2 horas de aula.

Referências Bibliográficas

COLPAS, R. D.; RANGEL, I. C. A. Jogos e Brincadeiras I. Claretiano - Centro Universitário

Batatais: Claretiano, 2014.

O Vanguardista -http://ovanguardista.ig.com.br/velha-infancia/2017-01-26/brincadeiras-crinaca-origem.html. Acesso em: 19/04/2019.

SOMMERHALDER, A.; ALVES, F. D.; NARDI, E. R. Fundamentos e Métodos do Ensino da Educação Física. Batatais: Claretiano, 2013.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.5 Kb)   pdf (69.4 Kb)   docx (8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com