TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Brincadeiras Ludicas na Educacao Infantil

Por:   •  11/4/2021  •  Artigo  •  722 Palavras (3 Páginas)  •  171 Visualizações

Página 1 de 3

BRINCADEIRAS LÚDICAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Mayline Bueno Borges Silva[1]

Nome do professor da equipe de MTC[2]

Resumo

 

O presente pôster é o resultado de uma pesquisa qualitativa realizada a partir dos estudos abordados na Pós-graduação em Psicopedagogia pelo Instituto Passo 1. O presente tem como objetivo discutir o quanto é importante a prática de brincadeiras lúdicas no cotidiano escolar, como auxílio no desenvolvimento da criança, bem como no seu processo de aquisição da aprendizagem. Em suma tais brincadeiras devem ser levadas em consideração pelo educador e pelo psicopedagogo, pois estas configuram-se em ferramentas de grande valor no processo de alfabetização infantil.

 

Palavras-chave: Brincadeiras lúdicas. Alfabetização. Professor. Psicopedagogo.

 

1 INTRODUÇÃO

Atualmente as atividades lúdicas têm sido de grande relevância para que o professor da educação infantil observe como as crianças constroem seus processos emocionais, culturais e sociais, e conseqüentemente através dessa observação o professor conseguirá registrar essas capacidades, e fazer uso de tais registros para planejar suas ações durante o processo ensino-aprendizagem. É importante frisar que cabe ao psicopedagogo interar-se das problemáticas educativas auxiliando os professores nesse processo, uma vez que é ele quem vai nortear as ações dos educadores no interior das escolas com relação à tomada de decisões, pois, estas precisam ser cuidadosamente planejadas, porque são elas que vão fazer com que a aprendizagem por parte dos alunos seja efetiva.

2 BRINCADEIRAS LÚDICAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL

De acordo com Negrine (1994), conhecer a construção da criança através de sua interação social e familiar é muito importante para que o professor construa sua proposta pedagógica, pois, assim o educador terá a possibilidade de planejar atividades que envolvam brincadeiras lúdicas, que vão auxiliar na aprendizagem de maneira prazerosa.

Ao brincar a criança é espontânea e por isso as brincadeiras representam ferramentas educativas importantíssimas, pelo fato de que elas conduzem as crianças a uma melhor compreensão dos processos de aprendizagem. Garcia e Marques (1997), consideram o ato de brincar uma parte primordial da identidade da criança, uma vez que brincando, a criança conseqüentemente organiza o seu mundo, bem como suas emoções, isto dá-se porque  no brincar as crianças assumem papéis que contextualizam o seu dia-a-dia e o seu convívio com o meio, Garcia e  Marque consideram que:

O significado da atividade lúdica na vida da criança pode ser compreendida quando se considera a totalidade dos aspectos envolvidos, preparando para a vida, prazer de atuar livremente, possibilidade de repetir experiências realização simbólica de desejos (GARCIA, 1997, p. 14).

        Indubitavelmente essa representação simbólica dos desejos, possibilitará a experimentação de experiências que vão auxiliar nas práticas pedagógicas, e segundo Fernández (2001), nesse momento faz-se importante a intervenção do psicopedagogo, que irá ajudar o professor com relação à abertura de espaços, onde irão acontecer esse brincar, bem como na obtenção de elementos de intervenções que vão detectar nas brincadeiras, tudo aquilo que auxiliará no processo de aprendizagem.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.2 Kb)   pdf (92.1 Kb)   docx (10.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com