TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Brincar Jardins Waldorf

Por:   •  19/10/2020  •  Relatório de pesquisa  •  413 Palavras (2 Páginas)  •  166 Visualizações

Página 1 de 2

Campinas, 20 de julho de 2020

Juliane Aparecida de Oliveira de Moraes

Amic Village

LIVE: Brincar livre em jardins Waldorf no Brasil

Link: https://youtu.be/FvkQoghwts

Realizada por: Instituto Mahle

Este documentário foi filmado e realizado em vários jardins Waldorf pelo Brasil.

Direção e produção: Renata Meirelles e David Reeks

Entrevistados:

  • Angélica Slongo
  • Cleonice Vieira Tannuri Lameirão
  • Reinaldo Nascimento
  • Sandra Eckeschmidt
  • Vanda Elisa de Farias Raulino

Os jardins waldorf são cheios de natureza, as crianças tem seu brincar livre e espontâneo.

Para uma criança ser espontânea ela precisa dessa entrega, de ver o local do brincar seguro, que passe essa segurança, que permita e proporcione vivências prazerosas.

Nós educadores temos que deixar que as crianças descubram o seu brincar cada uma em seu tempo, deixar que elas façam suas descobertas.

O brincar livre e espontâneo, diferente de atividades dirigidas, em que o educador coordena, promove a autonomia para as crianças, desta forma permite que elas resolvam seus conflitos e frustrações.

Durante o processo do brincar e suas descobertas, primeiro a criança descobre seu próprio corpo e brinca com ele, descobre sua força interior, seus membros, suas habilidades; depois ela descobre o meio, a natureza e esse contato rico em descobertas é o mais importante que podemos oferecer para uma criança; depois vem seu convívio com o outro, essa descoberta permite o desenvolvimento social e pessoal da criança, essa socialização permite que junto com os colegas crie ambientes onde o faz de conta prevalece, onde o brincar não é “brincadeira”  e sim coisa séria, algo que para nós parece banal, para uma criança é de extrema importância.

A criança mais velha nesse convívio misto com crianças menores, se torna o espelho, aquele que auxilia nas descobertas, que cuida, é o líder, os maiores se permitem mais nas brincadeiras; já os menores aprendem com os maiores e admiram eles.

A criança constrói sua brincadeira, seus brinquedos através dos materiais a ela proporcionado, materiais adequados. O material utilizado pode ser de diversas funcionalidades, mas para cada criança ele vai ter sua função especifica, para a brincadeira que ele está desenvolvendo naquele momento.

Já os educadores são mediadores nesse brincar, mas quase invisíveis observam sem interferir nesse brincar espontâneo, deixa a criança fazer suas descobertas por si só.

O mais bonito da descoberta do brincar é quando a criança está plena em uma leveza, ela se descobriu e está pronta para mais descobertas ela brinca tanto que não se cansa. Isso é o brincar livre é se descobrir, é descobrir o mundo ao seu redor e que está pronta para coisas maiores.

         

 

 

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)   pdf (41.6 Kb)   docx (8.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com