TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Brincar na Educação Infantil Prancha didática

Por:   •  24/5/2021  •  Artigo  •  2.676 Palavras (11 Páginas)  •  136 Visualizações

Página 1 de 11

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE GOIÁS- CÂMPUS OESTE

LAURA JÚLIA MENESES BELIZÁRIO

MARCOS ANTONIO BASÍLIO

PRANCHA DE ENCAIXE COMO INSTRUMENTO CONJUNTO A EDUCAÇÃO INFANTIL

 

SÃO LUÍS DE MONTES BELOS, DEZEMBRO DE 2020

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE GOIÁS- CÂMPUS OESTE

LAURA JÚLIA MENESES BELIZÁRIO

MARCOS ANTONIO BASÍLIO

PRANCHA DE ENCAIXE COMO INSTRUMENTO CONJUNTO A EDUCAÇÃO INFANTIL

Trabalho orientado pela professora: Fernanda Maria Siqueira Tavares, para composição de nota, realizado pelos acadêmicos: Laura Júlia Meneses Belizário, Marcos Antonio Basílio, discentes do 6° período de Pedagogia na Universidade Estadual de Goiás- Câmpus Oeste, na disciplina: Atividade de Orientação em Docência na Educação Infantil II

SÃO LUÍS DE MONTES BELOS, DEZEMBRO DE 2020

PRANCHA DE ENCAIXE COMO INSTRUMENTO CONJUNTO À EDUCAÇÃO INFANTIL

Fernanda Maria Siqueira Tavares1

Laura Júlia Meneses Belizário2

Marcos Antonio Basílio3

RESUMO: O interesse desse trabalho visa analisar a relevância do brinquedo na aprendizagem e desenvolvimento na Educação Infantil. Tem como finalidade reconhecer o significado dos brinquedos, conceituando as principais termologias utilizadas para designar o brinquedo, fazendo-se fundamental a compreensão do universo lúdico, onde as crianças se comunicam com o mundo e consigo mesmas, aceitando a existência dos outros, construindo conhecimentos, estabelecendo relações sociais, desenvolvendo-se integralmente, e além disso, vislumbrar os benefícios que o brinquedo propicia no ensino-aprendizagem. Ainda, este trabalho traz a “Prancha de Encaixe” como recurso pedagógico na Educação Infantil, visando as várias possibilidades no manuseio deste brinquedo: cores, formas, noção matemática, ordem. Obtendo satisfação em seu desenvolvimento.

Palavras-chave:  Educação infantil. Lúdico. Brincar. Brinquedo. Prancha de Encaixe.

[1]

INTRODUÇÃO

Ao refletirmos sobre práticas pedagógicas, logo cogitamos possibilidades para o aprimoramento de técnicas que resulte numa melhor aprendizagem do educando. Para mais, ainda pensamos sobre as condutas, tanto dos professores quanto dos alunos, para que a mediação se torne favorecedor para ambos. O processo de ensino-aprendizagem necessita estar vinculado à compreensão e ao estudo da conjuntura social e cultural, formando assim um conjunto de saberes, atitudes e valores descobertos nas próprias vivências pessoais e experiências, as quais influenciam significados ao fazer didático.

Na prática escolar, a prática docente é um exercício árduo e complicado, o que significa que se reconhece a contradição que traz benefícios ao ser humano e à realidade em que vive. Sendo assim, o âmbito da prática docente é o comportamento de trabalho como atividade humana, certos conceitos sem fundamento não ocorrerão e não serão aprimorados de forma neutra. Além disso, enfatizo que a educação é um direito das crianças e é considerada um sujeito da história, cuja compreensão de mundo é diferente à dos adultos.

A infância é a fase mais especial do desenvolvimento humano, onde as crianças aprendem no processo de interagir com o meio ambiente, professores, objetos, outros adultos e outras crianças. Desse modo, os centros de educação infantil têm uma representação muito importante em nossa sociedade, pois além do cuidado, da educação e do entretenimento, auxiliam integralmente as crianças no desenvolvimento da cognição, do movimento, da emoção e da estimulação.

O lúdico está intimamente ligado ao brincar, aos jogos e aos brinquedos, dessa forma a ludicidade e o divertimento seriam a qualidade do ser lúdico, ambos tem fundamental importância no desenvolvimento da criança, transmitindo o prazer de brincar para a mesma. Uma das principais características existentes no lúdico é a  possibilidade do aprendizado através do brincar, e isso se deve a partir da orientação do pedagogo ao ensinar, orientar, instigar, experimentar e desenvolver práticas pedagógicas lúdicas para o desenvolvimento de habilidades e aprendizado mútuo.

Dessa forma é possível entender que as metodologias aplicadas na Educação Infantil precisam partir de ações lúdicas e brincadeiras, além de facilitar a relação com os educandos, a brincadeira é também a forma que os educando possuem de desenvolverem e aprendem mais sobre o mundo. O brincar desenvolve na criança conhecimentos sobre ela mesma, sobre seus colegas, adultos, escola e sobre todos os contextos as quais interagem.

BRINCAR NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Na educação infantil principalmente nos anos iniciais é nítida a importância dos brinquedos no desenvolvimento da criança, pois auxiliam no desenvolvimento cognitivo e motor e despertam vários outros saberes. são considerados importantes aliados no processo de aprendizagem. Através do brincar, a criança desenvolve elementos fundamentais na formação da personalidade, a criança aprende, organiza suas emoções, processa informações, constrói autonomia de ação e adquire várias outras habilidades. Percebe-se então que o brinquedo  é de extrema importância para o processo de aprendizagem das crianças.

 [...]No brinquedo, a criança sempre se comporta além do comportamento habitual de sua idade, além do seu comportamento diário; no brinquedo é como se ela fosse maior do que ela é na realidade. Como no foco de uma lente de aumento, o brinquedo contém todas as tendências do desenvolvimento sob forma condensada, sendo ele mesmo uma grande fonte de desenvolvimento. (VIGOTSKI,2007, p.134).

Para Vigotski (2007), é no brinquedo que a criança concebe suas maiores aquisições, e futuramente serão elas as responsáveis pelo seu nível básico de moralidade e ação real. Com o brinquedo a criança passa a não somente agir pela percepção imediata dos objetos, como por exemplo, quando a criança vê um lápis e começa a pintar imediatamente, e logo ela começa a direcionar as suas ações de forma autônoma daquilo que vê, ela pode enxergar um lápis e brincar de “personagens”. O que a criança vê forma uma nova relação entre sua percepção visual e a visão da criança. O que a criança pensa, o que a ação e o objeto significam para ela no respectivo momento.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.7 Kb)   pdf (121.5 Kb)   docx (15.9 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com