TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Bullying: Responsabilidade do professor e gestão da escola

Por:   •  9/10/2018  •  Resenha  •  561 Palavras (3 Páginas)  •  265 Visualizações

Página 1 de 3

ANTONIO CLEITON MARTINS DE ARAÚJO

Bullying: Responsabilidade do professor e gestão da escola

O Bullying é um fenômeno mundial que tem, se manifestado nas escolas que é uma das principais bases da sociedade, é onde ocorre a sociabilização, ou seja, onde o indivíduo torna-se apto para viver em sociedade e, ainda, onde ocorre um entendimento do próprio indivíduo como sujeito, tendo direito e deveres. Algumas delas não admitem a ocorrência do bullying entre seus alunos, ou desconhecem o problema ou se negam a enfrentá-lo.

O termo bullying compreende todas as formas de atitudes agressivas, intencionais e repetidas, que ocorrem sem motivação evidente, adotadas entre pares causando dor e angústia dentro de relações desiguais de poder. Bullying é puro abuso. A pessoa é exposta repetidamente a ações negativas por parte de uma ou mais pessoas e ela tem dificuldades em se defender. Entre essas ações estão xingamentos, disseminação de falsos rumores, exclusão social ou isolamento, agressões físicas e discriminações raciais ou sexuais. Mesmo quando o bullying acontece fora da sala de aula, a escola têm responsabilidade, porque os desdobramentos dessa prática estarão presentes no comportamento dos alunos.

Nesse processo, o relacionamento professor-aluno é fundamental. É por meio desse canal que o bullying pode ser identificado. Mas para isso, os docentes precisam estar treinados. Eles precisam entender que o bullying acontece a qualquer momento e com qualquer aluno. A sala de aula é o local destinado à aprendizagem, é onde o professor tem a função de construir conhecimentos, por meio da interação social. Durante a vivência nesse local, muitas atitudes são consideradas brincadeiras, como, por exemplo, colocar apelidos nos colegas, vaiar, esconder o material do colega. Mas se essas atitudes tiverem a intenção de magoar ou ferir, física e/ou psicologicamente um ou mais alunos, a violência pode ser identificada como bullying.

Muitas vezes pode o professor mesmo chamar a atenção de um aluno de uma forma que o expõe e isso serve de exemplos para os outros, pensado que podem fazer igual e assim os fazem, e muitas vezes até pior. Para Lobo (1997) a crítica injusta é uma das formas de má comunicação, que provoca ressentimento, hostilidade e deterioração de desempenho, seja em que idade for. Não se pode atribuir ao docente toda responsabilidade do bullying na sala de aula. Se o professor transmite aos alunos a importância do respeito, amizade e companheirismo podem mudar esta realidade.

A escola, principalmente o educador, tem uma importância crucial diante deste cenário, pois possui como papel fundamental, desenvolver as capacidades e habilidades, de maneira saudável, nos alunos, fazendo com que se sintam seguros, protegidos e acolhidos dentro do ambiente educacional, assim, o processo ensino-aprendizagem acontece de forma mais prazerosa e significativa. Isso demonstra o quanto de responsabilidade este profissional detém sobre o problema e da significância que sua postura poderá trazer aos envolvidos na situação de Bullying, e mais importante, poderá ser benéfica ou maléfica. Infelizmente, uma grande parte dos professores não estão preparados para atuar de forma eficaz quando o Bullying acontece em sala de aula. É necessário que eles conheçam e se interem sobre este fenômeno no sentido de combatê-lo. É importante dizer que a responsabilidade quanto ao combate ao Bullying não é somente do professor, mas de toda a equipe escolar e das suas famílias.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.7 Kb)   pdf (91.6 Kb)   docx (11.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com