TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Bullyng na escola

Por:   •  25/9/2015  •  Resenha  •  490 Palavras (2 Páginas)  •  325 Visualizações

Página 1 de 2

Bullying

O tema bullying esta cada vez mais é visível na mídia, à violência praticada por crianças e adolescentes.

E diante deste cenário que vem dando e tornando proporções cada vez maiores, neste contexto é necessária a reflexão das responsabilidades pelo ato da violência praticada pela criança ou adolescente na escola. Sendo assim, achamos melhor usarmos alguns exemplos que poderia acabar com o bullying.

Em meu local de trabalho a faixa etária das crianças é de dois a cinco anos, e nesse ano tivemos dois casos de inclusão, que são: um aluno com Síndrome de Down (de dois anos), e o outro com deficiência muscular (de cinco anos).

Tivemos duas grandes preocupações, a primeira foi de como trabalhar a integração dessas crianças, e a segunda maior preocupação de como trabalhar as diferenças, por causa do bullying. Trabalhamos e discutimos muito, e concluímos que teríamos que em equipe aprendermos juntos, tomamos todos os cuidados para que nenhumas dessas crianças sofressem qualquer tipo de preconceito, ou sofressem o bullying.

Em sala de aula cada um tem sua turma, elas participam de todas as atividades propostas pela professora, algumas delas são: educação física, teatros, brincadeiras em grupo, entre outras.  Em nenhum momento registramos uma situação de bullying da parte dos coleguinhas.

Mesmo assim, desenvolvemos algumas atividades:

  • Em sala e aula mostramos alguns desenhos de crianças colocando apelidos nos coleguinhas de gordinhos, perna de pau, pretinha, com base nisso, conversamos com as crianças explicando o porquê não podemos chamar os amiguinhos assim.
  • Pedimos aos alunos sentarem em circulo, para olharem no espelho e verem se tinham alguma diferença física entre elas, explicamos que todos nós somos iguais, porém, cada um com seu tipo físico, que temos que respeitar essas diferenças.
  • Mostramos que o bullying é um assunto sério, que não podemos fazer diferença da cor, raça, religião, enfim. Que temos que respeitar o jeito de cada um, pois cada um tem sua etnia, diferenças e cultura.

Tomamos atitudes para prevenir o bullying, temos que criar relacionamentos saudáveis, em que os colegas saibam lidar com as diferenças. É preciso desenvolver no grupo a capacidade de se preocupar com o outro, construindo uma imagem positiva de si e de quem esta no entorno.

Nós como educadores, e também a escola, assim que identificarmos um caso de preconceito e bullying, devemos intervir, conversando com o agressor e com a criança que esta sofrendo a agressão. Nesse caso também é necessário comunicar aos pais ou responsáveis de ambos.

É necessário que todos tenham respeito pelo próximo, e que os pais conversem com os filhos, perguntando se esta ocorrendo algum tipo de brincadeira mau gosto, tem que haver um dialogo entre pais, filhos e educadores, para que os alunos possam viver com mais dignidade.

Para tratar o assunto bullying, os professores devem conhecer o assunto, e desenvolver estratégias de prevenção, o anti-bullying. Tendo a participação de todos, inclusive da comunidade, com projetos pedagógicos, podemos mostrar às crianças e adolescentes desde cedo os valores, culturas, entre outras diferenças.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.2 Kb)   pdf (37.2 Kb)   docx (11.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com