TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CARACTERIZAÇÃO DA INSTITUIÇÃO – CAMPO DE ESTÁGIO

Por:   •  17/5/2018  •  Trabalho acadêmico  •  2.245 Palavras (9 Páginas)  •  10.213 Visualizações

Página 1 de 9
  1. APRESENTAÇÃO

O presente relatório tem como finalidade transmitir os conhecimentos adquiridos durante a realização do Estágio Supervisionado em Gestão Escolar, onde foram realizadas atividades de observação e participação da rotina escolar, nos segmentos de Jovens e Adultos – EJA, Educação Infantil e Ensino Fundamental, corpo Administrativo, Equipe Pedagógica e todos os serviços auxiliares da escola José Antônio Moreira localizada no Município de Bom Jesus-PB.

2. CARACTERIZAÇÃO DA INSTITUIÇÃO – CAMPO DE ESTÁGIO


2.1. Aspectos físicos

           A Escola Municipal de Educação Infantil e Ensino Fundamental José Antônio Moreira, está localizada no Povoado São José no município de Bom Jesus- PB possui duas salas de aulas as quais funcionam nos três turnos (manhã, tarde e noite); têm dois banheiros, um masculino e um feminino, uma cantina com todos os utensílios e eletrodomésticos, como por exemplo: geladeira, liquidificador, etc. Um almoxarifado onde é guardado todo material didático e de apoio. A referida instituição também possui um pequeno pátio na área frontal onde os alunos fazem o lanche, um amplo muro para a área de recreação onde os alunos brincam e praticam educação física, o mesmo ainda está em fase de aprimoramento.

         2.2. Recursos humanos e pedagógicos

          A escola possui um quadro de funcionários adequados e com qualificação, consta com um quadro de 11funcionários; duas merendeiras, duas auxiliares de serviços gerais, dois guardas, cinco professoras sendo, uma para o Ensino Infantil, duas para o Ensino Fundamental, uma para o Brasil Alfabetizado e uma para a EJA. Ambos os professores são graduados e com especialização, exceto os professores da EJA e do Brasil Alfabetizado, os quais têm ensino médio completo e estão cursando o ensino superior.

          2.3. Corpo discente

O corpo discente da referida escola é composto por 125 alunos entre 5 e 75 anos de idade, moradores da zona rural do município de Bom Jesus. A condição socioeconômica dos alunos e familiares na sua grande maioria é precária, porém o maior problema que a escola enfrenta para o bom desempenho dos alunos é o descaso da família.

 A evasão principalmente no turno noturno é bastante elevada, falta de apoio dos familiares resultam no desinteresse pelos estudos, dificuldades de aprendizagem e problemas de indisciplina nos três turnos.

A referida escola é beneficiada em todo governo e atua com recursos do P.D.D.E.

          A escola conta com; um aparelho de som, um mimeógrafo, uma televisão, um aparelho de DVD e um pequeno acervo onde encontra - se os mais diversos livros didáticos e de estórias infantis.

          A escola está localizada em uma área residencial no Povoado São José. O mesmo é considerado uma comunidade carente cuja fonte de renda dos habitantes em sua maioria é a agricultura de subsistência, (para o próprio consumo) e os programas sociais do Governo Federal como, por exemplo, a Bolsa Família e o Seguro Safra. A comunidade possui cerca de 900 habitantes, têm oito ruas calçadas, uma Igreja, um posto de saúde com um médico, uma enfermeira e um dentista. Também têm o programa Saúde da Família com distribuição de remédio e uma ambulância á disposição da comunidade. A comunidade também conta com outra escola, a Escola Municipal de Ensino Inferior e Ensino Fundamental José Roque de Souza, que não está em tão boas condições assim como escola José Antônio Moreira, mas passará por uma grande reforma em toda sua estrutura ainda este ano.

          A comunidade escolar que compõe a população adulta do Povoado São José, possui em sua maioria apenas 4ª série (antigo primário), visto que ainda existem pessoas analfabetas, sendo que isto está sendo combatido         gradativamente com a ação dos programas Brasil Alfabetizado e Educação de Jovens e Adultos nos turnos da noite. A população do Povoado São José está aos poucos tomando consciência da necessidade de alavancar as deficiências, carências e necessidades que os rodeiam e uma das ações mais esperadas pela população é a implantação da rede de esgoto, a qual ainda não foi implantada nessa comunidade. Por isso a necessidade de uma boa educação de toda a comunidade para também lhes dá a oportunidade de conhecer e reivindicar por seus direitos, sobre a melhor qualidade de vida para todos e a união de todos os setores para a realização desse feito.

          A referida escola é localizada residencial com relação à participação da escola e família. Funciona através de reuniões e eventos que a escola promove tais como o Dia das Mães, o São João, o Dia das crianças entre outros eventos. O problema existente na comunidade como já citado antes é a falta de saneamento básico e a estrutura familiar. Algumas famílias só vão á escola quando são chamadas e outras nem sequer vão quando solicitadas.

          A escola não dispõe de dependência administrativa, como sala para diretor, professor, secretário, nem coordenador as reuniões são feitas semanalmente em uma das salas de aula com os professores. A Educação Infantil na escola é turma única, com 30 alunos. No campo administrativo quem atua é a gestora Maria Aparecida Faustino Soares.

3. DESCRIÇÃO DAS ATIVIDADES DESENVOLVIDAS NO ESTÁGIO

3.1. Observação

          Durante período de observação foi possível identificar o comprometimento dos professores, competentes e atentos aos desejos dos alunos, predispostos a refletir e pesquisar sobre sua prática. As atividades de gestão, observadas e analisadas no presente estágio, foram muito interessantes e instrutivas pude perceber claramente a distância entre o que está escrito na proposta da escola e o que acontece na instituição no seu dia-a-dia. Referente à documentação e atribuições de professores e funcionários administrativos desempenham com competência e ética suas funções, referentes à documentação, matrículas, transferências, confecção de atestados, históricos escolares e atendimento ao público e demais atribuições.

        A equipe gestora é bastante competente e equilibrada quanto aos recursos financeiros que recebe, aplicando em melhorias para a escola e em material pedagógico de ótima qualidade, busca ainda arrecadar dinheiro através de bazares e rifas realizadas sempre nos meses de outubro e dezembro proporcionando assim momentos de muito prazer pra os educandos.

Os funcionários de limpeza demonstram esforço e boa vontade, porém pude observar uma grande desunião entre elas, mesmo assim a maioria faz um grande esforço para dar conta do trabalho já que a escola é grande, funciona nos três turnos e o número de funcionários é insuficiente, pois é comum o afastamento dos funcionários por motivo de saúde e outros. Quanto às merendeiras, percebi que nem sempre desempenham suas funções a contento, gerando reclamações por conta dos professores e alunos principalmente no turno noturno quanto à qualidade e o tratamento da merenda servida.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.4 Kb)   pdf (138.7 Kb)   docx (15.2 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com