TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CARACTERÍSTICAS E DIAGNÓSTICOS DA DISLEXIA

Por:   •  16/4/2017  •  Trabalho acadêmico  •  8.754 Palavras (36 Páginas)  •  161 Visualizações

Página 1 de 36

[pic 1]

Curso: Pedagogia 1 Semestre

Tutora Ead: Elisangela Ribeiro

Construindo meu projeto de vida

Anelise Moreira. Ra:5247960434

Evelise Moreira. Ra:5247983560

                                Tairini Saletti. Ra:5318492278

Taquara,

SUMÁRIO

Sumário

1.        RESUMO        3

2.        ABSTRACT:        4

3.        INTRODUÇÃO        5

4.        DEFINIÇÃO DE DISLEXIA        7

4.1        CARACTERÍSTICAS E DIAGNÓSTICOS DA DISLEXIA        8

5.        DESCOBRINDO A CRIANÇA DISLÉXICA        11

5.1        SINTOMAS E TIPOS DE DISLEXIA        19

6.        DIFICULDADE X LEITURA        23

7.        OS PAIS E A DISLEXIA        25

7.1        DEPOIMENTO DE UMA MÃE        26

8.        O PROFESSOR E A DISLEXIA        27

9.        AS LEIS        29

10.        CONSIDERAÇÕES FINAIS        31


  1. RESUMO

A partir de estudos e análises objetivou-se sintetizar uma pesquisa na área da dislexia.  A dislexia é causa ainda ignorada de evasão escolar em nosso país, e uma das causas do chamado "analfabetismo funcional" que, por permanecer envolta no desconhecimento, na desinformação ou na informação imprecisa, não é considerada como desencadeante de insucessos no aprendizado. A dislexia abrange 17% da população mundial, sendo 10% da população brasileira. Frequentemente a criança que tem dislexia é objurgada como preguiçosa, e, o pior, muitas vezes acredita nisso. É um problema (ou uma doença) que não tem cura precisa-se de tratamento por toda vida, portanto torna-se importante saber o que é dislexia, onde ocorre e quais suas consequências e quais maneiras para facilitar o aprendizado e alfabetização de crianças disléxicas, bem em “saber” dos professores o que “sabem” sobre a mesma, já que são educadores e fazem parte da alfabetização de cada aluno.

Palavras-chave: Dislexia. Professor. Aprendizagem.

  1. ABSTRACT:

From study and analyses it was objectified to synthecize a research in the area of the dislexia.  Dislexia is cause still ignored of pertaining to school evasion in our country, and one of the causes of the call “functional illiteracy” that, by remaining in turn in the unfamiliarity, the disinformation or the inexact information, is not considered as tiggering of failures in the learning. The dislexia encloses 17% of the world-wide population, being 10% of the Brazilian population. Frequent the child who has dislexia is objurgated as sluggish, and, worse, many times believe this. It is a problem (or an illness) that it does not have cure needs treatment for all life, therefore becomes important to know what she is dislexia, where occurs and which its consequences and which ways to facilitate to the learning and alfabetization of disléxicas children, well in “knowing” of the professors what “they know” on the same one, since they are educators and they are part of the alfabetization of each pupil.

Palavras-chave: Dislexia. Professor. Learning.

  1. INTRODUÇÃO

Vivemos em uma sociedade diversificada, onde já passou por várias fases como a segregação de pessoas que apresentasse alguma deficiência deixando-as margensexcluída de todo e qualquer contexto social. Isso percorrendo um longo caminho de muitas lutas até os dias atuais, onde já se vê algumas vitórias parciais, mesmo tendo algumas ainda nos registros oficiais e muito pouco na prática dos setores organizacionais. A dislexia é  um distúrbio pouco conhecido pela maioria da população brasileira, deixando  lacunas  sobre maiores conhecimentos, gerando um mal estar, principalmente dos educadores,  pois,  os alunos se tornam incompreendidos.  O pouco contato com esse distúrbio de aprendizagem acontece dentro da própria família. Nesse contexto o disléxico sofre com a rotulação da mesma.

Sabemos que toda criança que inicia sua vida escolar deseja ir bem, ser motivo de orgulho em seu meio familiar. Ela quer que seus talentos sejam vistos e admirados por todos. Nenhuma criança deseja vivenciar fracassos ao longo de sua vida escolar, ninguém fica feliz ao receber resultados insatisfatórios. SANTOS (2007) afirma que para se trabalhar com a criança disléxica, o professor necessita ser capacitado e ter conhecimento acerca da Dislexia. Ele precisa saber o que é a dislexia, sua causa, bem como saber diagnosticá-la. Com essas informações o professor pode trabalhar com o aluno em sala de aula, não deixando que este se sinta excluído e com autoestima baixa.

Dentre os principais sintomas da dislexia está o transtorno da leitura e escrita, dificuldades em se desenvolver. O lado esquerdo do cérebro da pessoa com dislexia não é bem desenvolvido, mas na maioria dos casos o lado direito é super desenvolvido ( para esportes, arte, pinturas, esculturas, etc.)

Dislexia é uma específica dificuldade de aprendizado da Linguagem: em Leitura, Soletração, Escrita, em Linguagem Expressiva ou Receptiva, em Razão e Cálculos Matemáticos, como na Linguagem Corporal e Social. Não tem como causa falta de interesse, de motivação, de esforço ou de vontade, como nada tem a ver com acuidade visual ou auditiva como causa primária. Dificuldades no aprendizado da leitura, em diferentes graus, é característica evidenciada em cerca de 80% dos disléxicos. Antes de qualquer definição, é um jeito de ser e de aprender, reflete a expressão individual de uma mente, muitas vezes arguta e até genial, mas que aprende de maneira diferente.

  1. DEFINIÇÃO DE DISLEXIA

Existem muitas definições para a dislexia, mas a mais usada nos tempos atuais é a do Comitê de Abril de 1994, da International Dyslexia Association – IDA, que diz: Dislexia é um dos muitos distúrbios de aprendizagem. É um distúrbio específico da linguagem, de origem constitucional, caracterizado pela dificuldade de decodificar palavra/s simples. Mostra uma insuficiência no processo fonológico. Estas dificuldades de decodificar palavras simples não são esperadas em relação à idade. Apesar de submetida à instrução convencional, adequada inteligência, oportunidade sócio-cultural e não possuir distúrbios cognitivos e sensoriais fundamentais, a criança falha no processo de aquisição da linguagem. A dislexia é apresentada em várias formas de dificuldade com as diferentes formas de linguagem, frequentemente incluídas problemas de leitura, em aquisição e capacidade de escrever e soletrar.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (55.6 Kb)   pdf (314.6 Kb)   docx (129.1 Kb)  
Continuar por mais 35 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com