TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CENTRO UNIVERSITÁRIO DA GRANDE DOURADOS

Por:   •  30/3/2020  •  Trabalho acadêmico  •  993 Palavras (4 Páginas)  •  579 Visualizações

Página 1 de 4

CENTRO UNIVERSITÁRIO DA GRANDE DOURADOS

Curso: Pedagogia

Semestre: 3º

Disciplina: Fundamentos e Metodologia da Alfabetização e Letramento

ATIVIDADE AVALIATIVA ESPECIAL (AAE) 2 - referente as aulas 5 a 8

Professor: Natacya Munarini Otero Caetano

ORIENTAÇÕES

O prazo para devolução das atividades respondidas é 03/04/2020. Após essa data não serão aceitos envios por nenhum canal, nem mesmo por e-mail.

Cada questão respondida de forma correta valerá até 1,0 ponto.

Questão 1 - Aula 5 - De acordo com Emília Ferreiro, a escrita da criança não resulta de simples cópia de um modelo externo. Nesse sentido é correto afirmar que:

a) Que a escrita da criança necessita de modelos bem definidos e que devem ser repetidos muitas vezes para que ela memorize bem e depois consiga reproduzir o que aprendeu.

b) Que o meio mais adequado para aprendizagem da escrita é a cartilha, pois assim ela tem modelos e pode copiar quantas vezes necessário para desenvolver a escrita.

c) Que a escrita da criança é um processo de construção pessoal, em que a criança reinventa a escrita, pois precisa compreender seu processo de construção e suas normas de produção.

d) Que a escrita não é cópia de um modelo externo, mas é cópia de um modelo interno que cada um de nós possui e que conseguimos desenvolver na escola.

Questão 2 - Aula 5 - Quando professores e estudantes constroem as normas e as expectativas, os papéis e as relações, os direitos e os deveres que orientam sua participação na vida cotidiana da sala de aula, estão também:

a) definindo o que significa letramento e a ação ativa dos alunos nos eventos locais da sala de aula.

b) escrevendo o regimento interno da escola.

c) criando os princípios da gestão democrática da escola.

d) usando os espaços da sala de aula para fazer políticas públicas.

Questão 3 - Aula 6 - FREIRE, 1996, afirma que a alfabetização não pode ser reduzida a um aprendizado técnico-linguístico, como um fato acabado e neutro, ou simplesmente como uma construção pessoal intelectual. Nesse contexto e sob a perspectiva do autor é correto afirmar que:

a) A alfabetização é uma sequência de técnicas que combinadas permitem a aprendizagem da leitura e da escrita, sem qualquer relação com o contexto, ou com a realidade.

b) A alfabetização passa por questões de ordem lógico-intelectual, afetiva, sociocultural, política e técnica.

c) A alfabetização feita com o uso da cartilha é eficiente para a aprendizagem tanto de adultos como de crianças.

d) Nenhuma das alternativas é correta.

Questão 4 - Aula 7 - O professor alfabetizador, agente primeiro do processo escolar de formação de leitores, deverá não só proporcionar aos alunos o contato frequente e prazeroso com textos interessantes, ricos em significação, mas também:

a) selecionar atividades lúdicas e que possibilitem o trabalho com diferentes materiais e linguagens: recorte, colagem, desenho, pintura, canto, mímica de personagens e objetos, dramatização de cenas e situações etc.

b) Fazer a cópia do cabeçalho diariamente e passar longos textos no quadro a fim de que a criança exercite a leitura e a escrita pela cópia.

c) Utilizar cartazes e figuras com a representação de uma letra por meio de desenhos. A fim de trabalhar a letra inicial de cada palavra com as crianças.

d) Fazer atividades por meio da cartilha e do ditado, facilitando a memorização.

Questão 5 - Aula 7 – Nas alternativas abaixo, assinale a alternativa que complementa a afirmação abaixo. Após as pesquisas de Emília Ferreiro e Ana Teberosk sobre a psicogênese da língua escrita, ficou claro que a capacidade de ler e escrever não depende exclusivamente da habilidade que o alfabetizando apresente de “somar pedaços de escrita”, e sim de:

a) conhecer todo o alfabeto, começando pelas vogais e terminando nas consoantes.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.4 Kb)   pdf (82.7 Kb)   docx (11.3 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com