TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CENTRO UNIVERSITÁRIO DA GRANDE DOURADOS

Por:   •  11/5/2022  •  Trabalho acadêmico  •  620 Palavras (3 Páginas)  •  68 Visualizações

Página 1 de 3

        

CENTRO UNIVERSITÁRIO DA GRANDE DOURADOS

Curso: Pedagogia EAD

Professora Mestre Elizabete Velter Borges

Disciplina: Didática 1

Carga Horária: 80h | Semestre Letivo: 3º - 2022-1

Nome do(a) Acadêmico(a): Daiana Naiara Suave Bueno RGM: 053.20606

Polo: Taió

ATIVIDADE 1 - referente as Aulas 01 e 02:

1. Para se compreender a finalidade da Didática, é importante refletir sobre o contexto educacional em que a escola está inserida. Nesse sentido e de acordo com o contexto histórico estudado na aula 01, defina didática quanto à sua funcionalidade como disciplina e método. (1.25)

R: A didática tem como sua funcionalidade definir qual a forma ou o jeito de como agir e ensinar. Entretanto ela pode mudar muito a forma de como será aplicada dependendo da sociedade em que se encontra, da política, da economia e outros fatores importantes. A didática como disciplina é muito importante, pois ela ensina como definir a forma que transmitiremos o nosso conhecimento, qual a hora mais adequada, para qual grupo de pessoas um determinado conteúdo se adequa mais e como avaliar se conseguimos transmitir o que era desejado com sucesso.                                                                                                             A didática enquanto método atribui valor, este pode ser positivo ou negativo. Ela faz um julgamento dos valores dos métodos de ensinos utilizados.                                                                                                                            

2. Descreva o tipo de didática utilizada pelo(a) professor(a) que mais marcou seu processo de escolarização enquanto aluno(a) na escola que frequentou na Educação Infantil, Ensino Fundamental, Médio ou Superior e qual tendência o mesmo utilizava ou utiliza enquanto metodologia para as suas aulas. Justifique. (1.25)

R: Na minha educação a didática que mais me marcou foi no ensino fundamental, foi de uma professora na matéria de ciências onde ela pegava músicas que estavam em em alta na época e fazia parodias com os assuntos, o que facilitava muito o aprendizado, pois como as musicas estavam em alta estávamos sempre com a melodia na cabeça e juntando o conteúdo acabávamos entendendo e memorizando com mais facilidade e rapidez.

 O tipo de didática utilizada era a histórica-critica pois, ela interagia com os alunos para criar as musicas e não fazia tudo sozinha o que tornava a ida a escola mais atraente e leve porque nós queríamos estar lá e podíamos dar a nossa opinião sobre como montar o próximo conteúdo.

Foi utilizado como fonte de pesquisa o guia de ensino

BORGES, Elizabete Velter; didática 1, Dourados: UNIGRAN, 2021, 55p.

Bom estudo!!!

Profª. Elizabete Velter Borges

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)   pdf (80.2 Kb)   docx (8.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com