TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CENTRO UNIVERSITÁRIO DA GRANDE DOURADOS MILENA PASQUALLI

Por:   •  15/10/2021  •  Trabalho acadêmico  •  1.615 Palavras (7 Páginas)  •  156 Visualizações

Página 1 de 7

[pic 1]

CENTRO UNIVERSITÁRIO DA GRANDE DOURADOS

MILENA PASQUALLI

 

RELATÓRIO FINAL DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM EDUCAÇÃO INFANTIL II (4 a 5 ANOS)

        

[pic 2][pic 3]

 PARAÍ

2020

[pic 4]

CENTRO UNIVERSITÁRIO DA GRANDE DOURADOS

MILENA PASQUALLI 053.18045

RELATÓRIO FINAL DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM EDUCAÇÃO INFANTIL II (4 a 5 ANOS)

Relatório exigido como parte dos requisitos para aprovação do Estágio Supervisionado em Educação Infantil II (4 a 5 anos) do 6º semestre do curso de Pedagogia a Distância – UNIGRAN – Dourados/MS, sob a orientação da Professora Especialista Dilce Maria Bortolanza.

[pic 5]

PARAÍ

2020

Sumário

Introdução

Gestão escolar/ O fazer pedagógico na Educação Infantil

Observação da prática docente

Contextualização do estágio: Relato da docência – aula simulada

Considerações finais - análise geral do estágio

Referências

Introdução

O Estágio Supervisionado em Educação Infantil é uma etapa indispensável no processo de formação do profissional da educação, uma vez que propicia ao futuro docente, a análise e reflexão sobre sua área de atuação.

Pimenta e Lima (2012, p. 29) afirmam que “considerar o estágio como campo de conhecimento significa atribuir-lhe um estatuto epistemológico que supere sua tradicional redução à atividade prática instrumental”.

Para as autoras,

Durante o curso de graduação começam a ser construídos os saberes, as habilidades, posturas e atitudes que formam o profissional. Em períodos de estágio, esses conhecimentos são ressignificados pelo aluno estagiário a partir de suas experiências pessoais em contato direto com o campo de trabalho que, ao longo da vida profissional, vão sendo reconstruídos no exercício da profissão. (ALMEIDA; PIMENTA, 2014, p. 73).

Desse modo o estágio supervisionado oportuniza ao aluno a análise da realidade dos campos de atuação, reconhecendo os métodos utilizados e os recursos disponíveis para favorecer o processo profissional.

Desse modo, o presente trabalho tem por objetivo registrar as atividades realizadas no decorrer do estágio, para a turma do Pré-escolar – Jardim I com crianças pequenas na faixa etária de 4 a 5 anos e 11 meses.

Gestão escolar

Após a leitura do Artigo: A importância do Projeto Político Pedagógico na educação escolar (postado em Material de aula/arquivo), responda em, no máximo, 5 linhas:

Qual a importância do Projeto Político Pedagógico?

R. É um instrumento que reflete a proposta educacional da instituição de ensino. Sua importância está no desenvolvimento de uma instituição de ensino que almeja uma educação eficiente e de qualidade. Ele deve atender cada pessoa e o grupo como um todo ao mesmo tempo. É por isso que essa ferramenta deve ser completa, funcionando como um guia para o grupo, e flexível, para que adapte às necessidades de cada estudante.

O fazer pedagógico na Educação Infantil

De acordo com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) na Educação Infantil as crianças já começam a desenvolver Dez Competências Gerais que se referem a formação integral da criança. Além das competências a BNCC apresenta os Campos de Experiências, que têm por objetivo o desenvolvimento da criança e o aprendizado centrado no aluno e, ainda, os Direitos de Aprendizagem e Desenvolvimento, elaborados a partir de valores éticos, políticos e estéticos, que representam os direitos de toda a criança da Educação Infantil e como elas aprendem. Portanto, responda:

Quais são as Dez Competências Gerais?

R. Conhecimento; Pensamento Científico, Crítico e Criativo; Repertório Cultural; Comunicação; Cultura digital; Trabalho e projeto de vida; Argumentação; Autoconhecimento e autocuidado; Empatia e cooperação; Responsabilidade e cidadania.

Quais são os Campos de Experiências?

R. São bases estruturais pedagógica, que devem guiar as escolas com as aprendizagens necessárias para cada etapa. Está estruturada em cinco campos de experiências, no qual são definidos os objetos de aprendizagem e desenvolvimentos, são eles: O eu, o outro e o nós; Traços, sons, cores e formas; Escuta, fala, pensamentos e imaginações; Espaços, tempos, quantidade, relações e transformações; Corpo, gestos e movimentos.

Quais são os Direitos de Aprendizagem?

R. Convívio com outras pessoas, constituindo um modo próprio de agir. Brincando onde produzem conhecimento sobre si, sobre o outro, sobre o universo social e cultural. Participação das crianças em teatros, danças etc. Explorar experiencias nas quais as crianças podem se expressar potencializando sua participação na cultura oral.  Conhecer os espaços e tempos, procurando sempre se situar, seja nas ruas, noite ou dia.

Observação da prática docente

As atividades no ambiente escolar foram observadas através de vídeos disponíveis na plataforma da UNIGRAN, na turma da Pré-escola / Jardim I. Nas videoaulas assistidas, foi possível observar que a professora regente, através do conteúdo contação de história, conduziu a atividade da seguinte forma: reuniu a turma para ela contar a história do Bom dia todas as cores, onde a história era sobre o camaleão que sempre seguia a sugestão dos outros moradores da floresta sobre a sua cor, conforme ela contava a história ela mostrava para os alunos as imagens do livro onde eles interagiam falando as cores que o camaleão ia se transformando. No final ficamos com a moral da história que quem não agrada a si mesmo não pode agradar a ninguém.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.1 Kb)   pdf (221 Kb)   docx (66.5 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com