TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

COMO INCENTIVAR A LEITURA NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Por:   •  21/5/2018  •  Artigo  •  4.178 Palavras (17 Páginas)  •  193 Visualizações

Página 1 de 17

[pic 1]

UNIVERSIDADE ANHANGUERA- UNIDERP

CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

CENTRO DE ENSINO INTERAÇÃO

CURSO DE PEDAGOGIA

COMO INCENTIVAR A LEITURA NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Campo Grande/ MS

[pic 2]

UNIVERSIDADE ANHANGUERA- UNIDERP

CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

CENTRO DE ENSINO INTERAÇÃO

CURSO DE PEDAGOGIA

ANA GOMES RIBAS                                               RA: 223861

FATIMA AP. DA CUNHA DE OLIVEIRA                RA: 216087

MARISA SANTANA DE OLIVEIRA                        RA: 196629

SONIA MARIA DE SOUSA                                RA: 201358

COMO INCENTIVAR A LEITURA NA EDUCAÇÃO INFANTIL

ARTIGO, apresentado ao Curso de Pedagogia 2013/1, do Centro de Educação a Distância-CEAD da Universidade Anhanguera UNIDERP como requisito obrigatório para cumprimento da disciplina de Trabalho de Conclusão de Curso II, sob a orientação da Tutora a Distância, Profa. Ana Cristina Garcia Anache.

CAMPO GRANDE/ MS


SUMÁRIO

INTRODUÇÃO                                                                         4

1. O PAPEL DO PROFESSOR                                                        7

2. DIA INTERNACIONAL DO LIVRO INFANTIL                                11

3. DIA NACIONAL DO LIVRO INFANTIL                                        11

4. CONSIDERAÇÕES FINAIS                                                        12

5. REFERÊNCIAS BIBLIOGRAFICAS                                                13


COMO INCENTIVAR A LEITURA NA EDUCAÇÃO INFANTIL

RESUMO

Todos sabem que o hábito da leitura é um grande estímulo à criatividade, imaginação, inteligência, e à capacidade verbal e de concentração das crianças. O presente trabalho visa à literatura infantil como uma parte fundamental da infância que é a fase mais caracterizada pela criatividade e imaginação da criança ao mundo em que estão inseridas. A leitura é uma forma de recreação muito importante para a criança, principalmente para o seu desenvolvimento intelectual, psicológico e afetivo. Esta desempenha papel fundamental na vida da criança, pela riqueza de motivações, sugestões e de recursos que oferece ao seu desenvolvimento. Nos primeiros anos de vida de uma criança, para uma boa formação é fundamental que a criança seja estimulada a ler. A literatura existe para ensinar, educar e divertir num mundo de fantasias e que serve para formar capacidades intelectuais e sociais visto que a criança esta num processo de formação de experiências reais.

Palavras-chave: Leitura. Crianças. Literatura.

ABSTRACT

 Everyone knows that the habit of reading is a great stimulus to creativity, imagination, intelligence, and verbal ability and concentration of children. The present work aims to children's literature as a fundamental part of childhood that is characterized by the phase more creativity and imagination of the child into the world in which they live. Reading is a very important form of recreation for children, especially for their intellectual development, psychological and emotional. This plays a key role in the child's life, the richness of motivations, suggestions and resources it offers to its development. In the early years of a child's life, for good training is essential that the child is encouraged to read. Literature exists to teach, educate and entertain in a fantasy world and that serves to form intellectual and social as the child is in the process of formation of real experiences.

Keywords: Reading. Children. Literature.

INTRODUÇÃO

        A Infância é o momento em que as crianças estão mais propícias a desenvolver hábitos que serão seguidos futuramente, por isso é essencial estimular as crianças a gostar de ler desde bem pequenas. Trabalhar com a criança é enriquecer nossa experiência de vida, devido aos desafios encontrados nesse trajeto. Nesse contexto, a leitura iniciada na educação infantil com as crianças abre espaço para a busca do prazer de ler.

        Sabemos que o momento mais propício para o desenvolvimento de uma criança são seus primeiros anos de vida. Nessa idade é possível auxiliar a criança a compreender a si mesma, seu corpo, seus gostos e estimular alguns hábitos. O bom seria que a família fosse a primeira a estimular e incentivar a leitura, pois o gosto pela mesma começa a ser formada ainda no ventre da mãe e depois no berço, através das canções de ninar, do ato de ler histórias percorrendo toda a infância, envolvendo adivinhações, canções de roda e as primeiras narrativas de ficção, histórias sobre animais e contos de fadas.         

        

A Literatura infantil é, antes de tudo, literatura, ou melhor, é arte: fenômeno de criatividade que representa o Mundo, o Homem, a Vida, através da palavra. Funde os sonhos e a vida prática; o imaginário e o real; os ideais e sua possível/impossível realização.

(Cagneti, 1996 p.7)

        Quando as crianças ouvem histórias, elas brincam de ler e aprendem a gostar de leitura como se fosse uma coisa essencial em sua vida, tal qual gostar de uma brincadeira muito especial desejado pelos adultos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (23.7 Kb)   pdf (237.1 Kb)   docx (205.2 Kb)  
Continuar por mais 16 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com