TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

COMPREENSÃO DOS CAMPOS DE EXPERIÊNCIA

Por:   •  31/1/2020  •  Trabalho acadêmico  •  1.967 Palavras (8 Páginas)  •  112 Visualizações

Página 1 de 8

[pic 1]

PEDAGOGIA

CARINA DE JESUS SANTOS DUARTE

MARIA APARECIDA ALVES DOS SANTOS PEREIRA

SANDRA PAULA COSTA DOS SANTOS

SÉRGIA ROSALINA MAROTTO MUNIZ

[pic 2]

Cambé

2019

CARINA DE JESUS SANTOS DUARTE

MARIA APARECIDA ALVES DOS SANTOS PEREIRA

SANDRA PAULA COSTA DOS SANTOS

SÉRGIA ROSALINA MAROTTO MUNIZ

[pic 3]

[pic 4]

Cambé

2019


SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO......................................................................................................... 4

2 etapa da educação infantil na bncc...................................................... 5

2.1 ASPECTOS SOCIOLÓGICOS, FILOSÓFICOS E PEDAGÓGICOS.................... 5

2.2 COMPREENSÃO DOS CAMPOS DE EXPERIÊNCIA.......................................... 7

3 CONSIDERAÇÕES FINAIS..................................................................................... 9

REFERÊNCIAS

......................................................................................................... 10

1 INTRODUÇÃO

O presente trabalho baseará nos Aspectos Filosóficos, Sociológicos e Pedagógicos da Educação Infantil, o sistema de ensino em geral funciona através de uma gama de opções teóricas e metodológicas onde a educação possui um papel importante, tendo em vista que seu objetivo é capacitar a criança para resolver problemas que surgirão no decorrer do seu desenvolvimento.

Desta forma, o objetivo do presente estudo é interpretar os fundamentos teóricos acerca dos Aspectos Filosóficos, Sociológicos e Pedagógicos da Educação Infantil, identificar as especificidades da educação infantil, entender a importância da aplicabilidade da teoria na prática docente.

Nesse contexto este trabalho abordará os aspectos sociológicos, filosóficos e pedagógicos presentes na etapa da educação infantil na BNCC; descreverá a compreensão sobre os campos de experiência (1. O eu, o outro e o nós; 2. Corpo, gestos e movimentos; 3. Traços, sons, cores e formas; 4. Escuta, fala, pensamento e imaginação; 5. Espaços, tempos, quantidades, relações e transformações) e descreverá uma sequência de atividades relacionadas ao campo de experiência, eu, o outro e nós, para crianças em idade pré-escolar, de 4 e 5 anos.

A educação infantil possui um papel muito importante na formação do sujeito, na formação das crianças, a base da educação infantil está organizada em torno de direitos de aprendizagem das crianças que se relacionam com competência gerais da base nacional da educação básica, direito de conviver, direito de brincar, direito de explorar, direito a participar, direito a se expressar, direito a explorar e direito a conhecer – se, as propostas pedagógicas devem possuir metodologias que garantam que esses direitos sejam respeitados.

As brincadeiras e interações consistem em métodos facilitadores para repassar conhecimento para as crianças, uma vez que, as crianças aprendem em situações de interação e aprende por meio de sua forma de brincar.

2 ETAPA DA EDUCAÇÃO INFANTIL NA BNCC

A ideia de organizar o currículo por campos de experiencias rompe uma perspectiva de um currículo baseado nos conhecimentos, nas disciplinas e valoriza a estrutura de um currículo baseado na criança, nas suas experiências, naquilo que ela precisa vivenciar ao longo da educação básica para garantir suas aprendizagens.

A partir dos campos de experiências a BNCC trará uma proposta de objetivos de aprendizagem e desenvolvimento para cada um desse campos, a ideia central é apresentar os conhecimentos, as habilidades, comportamentos e vivências que são direitos das crianças (LUDKE, 2015)

Os objetivos de aprendizagem e desenvolvimento estão apresentado na BNNC em três subgrupos etários: O primeiro subgrupo etário corresponde aos bebês a crianças de 1 ano e 6 meses, o segundo subgrupo etário corresponde às crianças de 1 ano e 7 meses a 3 anos e 11 meses e o terceiro subgrupo etário corresponde às crianças de 4 anos a 5 anos e 11 meses.

2.1 ASPECTOS SOCIOLÓGICOS, FILOSÓFICOS E PEDAGÓGICOS

Tendo em vista que a sociologia estuda a interação do ser humano, seu comportamento acerca do meio que convive, bem como os processos que interligam o ser humano a outros grupos, sua forma de interagir com as mudanças e experiências, os aspectos sociológicos atrelados a etapa da educação infantil na Base Nacional Comum Curricular configuram na preparação da criança para os primeiros atos de separação de sua vida, ou seja, a criança sai do seu convívio familiar, dos seus laços afetivos para ir para a pré-escola ou para a creche (BNCC, 2017).

Saramento (2009) considera que:

As instituições desenvolvem processos de socialização vertical, isto é, de transmissão de normas, valores, ideias e crenças sociais dos adultos às gerações mais jovens. Como tal, elas são normalmente adulto centradas, correspondem a espaços de desempenho profissional adulto (professores, pediatras, psicólogos, assistentes sociais etc.), exprimem modos mais autoritários ou mais doces de dominação adulta e criam rotinas, temporizações e práticas coletivas conformadas pela e na cultura adulta (SARAMENTO, 2009).

A aprendizagem da criança é guiada por seis direitos de aprendizagem e desenvolvimento, que caracterizam como comportamentos que devem ser mantidos e trabalhados juntamente com o aprendizado para despertar o interesse da criança pelo conhecimento, despertar a curiosidade em aprender, para que desempenham um papel ativo em ambientes que as convidem a vivenciar desafios, no caso a escola, de forma que sintam – se provocadas a resolvê-los, nas quais possam construir significados sobre si, os outros e o mundo social e natural.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.2 Kb)   pdf (127.3 Kb)   docx (44.2 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com