TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CONHECENDO A CALCULADORA

Por:   •  6/11/2018  •  Trabalho acadêmico  •  957 Palavras (4 Páginas)  •  136 Visualizações

Página 1 de 4

ESTIMAR E  

INTERPRETAR

NOMES: Camila Vieira dos Anjos

                Eliane Iranço Sant’Ana

                Ivonete Aparecida Gomes Conceição

                Leiane Lima do Nascimento

                Tais Rodrigues de Souza

                Viviane Costa Sousa


CONHECENDO A CALCULADORA

O objetivo desta aula é de que os alunos conheçam a calculadora e algumas funções de suas teclas.

A proposta em sala de aula foi pedir para os alunos trazerem uma calculadora de casa e assim, começamos a explorar as teclas da calculadora:

Tecla do sinal de adição, multiplicação, divisão, subtração e igual.

No primeiro momento de forma lúdica e sem nenhum tipo de comando, deixei os alunos teclando e explorando a calculadora a vontade.

Em um segundo momento da aula comecei a direcioná-los com pequenas operações matemáticas, de cada uma das 4 operações

Ex: 1 + 9 = 10

      2 * 7 = 14

      8 – 2 = 6

      6 \ 3 = 3

MULTIPLICAÇÃO COM REAGRUPAMENTO COM NUMEROS DE DOIS ALGARISMOS

Já nesta parte da aula tivemos como objetivo fazer com que os alunos compreendem – se a estrutura da multiplicação, associar os conhecimentos prévios a novos conhecimentos, estimular o raciocínio logico

Em sala de aula foi proposto com auxílio de uma tabuada, verificar o nível de conhecimentos prévios dos alunos sobre a multiplicação. Após a verificação, percebi que boa parte deles já tinha um bom conhecimento sobre a tabuada, estando assim aptos a adquirir os novos conhecimentos, sempre frisando a estrutura das ordens decimais. Por último, a aplicação de atividades de fixação.

[pic 2][pic 3][pic 4][pic 5]

                                       [pic 6][pic 7]


ESPAÇO E FORMAS: FIGURAS PLANAS

O objetivo deste tema foi fazer o aluno reconhecer e construir figuras planas observando o meio em que vive, e exercitar o pensamento geométrico, e logico, através de jogos como o tangram e os blocos lógicos.

Foi proposto em sala de aula, após a verificação de conhecimentos prévios dos alunos sobre figuras geométricas, começamos a trabalhar com eles as figuras planas (triângulo, quadrado, retângulo círculo etc.) e como podemos encontrá-las no mundo em que vivemos:

Ex: A lousa, a carteira onde eles estão, a porta da sala etc....

[pic 8]

Em um segundo momento após a explicação das figuras comecei a trabalhar com eles, o uso do tangram, e dos blocos lógicos, de maneira lúdica, para assim eles terem melhor raciocínio logico para eles terem uma melhor fixação sobre as figuras planas.

ATIVIDADE: SOPA DE PEDRAS (BLOCOS LÓGICOS). As crianças são dispostas em círculo, e uma delas é designada como “cozinheira”. O material é oferecido para explorarem livremente. Em seguida, o professor pede que coloquem as peças no chão, no meio da roda, e diz:
 _ vamos fazer de conta que estas peças são pedras e que nós vamos fazer uma sopa com elas para um bicho muito esquisito que gosta de comê-las! A criança “cozinheira” pede uma pedra para pôr na sopa, falando sobre uma das peças dos blocos. Ela deve levantar a maioria dos atributos da peça, se não mais de uma peça lhe será entregue, por exemplo: se a “cozinheira” falar vermelho, grosso, as crianças podem pegar qualquer forma, de qualquer tamanho.

Espera-se que as crianças percebam que todas as peças dos blocos lógicos são diferentes entre si e que, para determinar cada uma, é preciso falar de suas características.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.6 Kb)   pdf (726.2 Kb)   docx (520.5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com