TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CONTRIBUIÇÕES DE FREDERICK FROEBEL

Por:   •  15/4/2016  •  Trabalho acadêmico  •  407 Palavras (2 Páginas)  •  241 Visualizações

Página 1 de 2

Contribuições de Friederich Froebel para a Educação.

Froebel foi o primeiro educador a enfatizar os jogos e brinquedos como forma de desenvolvimento intelectual da criança e a principal fonte de desenvolvimento na primeira infância, onde para ele é o período mais importante da vida humana, não ficando preso ao seu valor teórico, mas criando diversos tipos de brinquedos e elaborando diversas modalidades de recreação em suas aplicações práticas. Para ele a brincadeira seria o primeiro recurso para a aprendizagem ela é considerada séria e importante para o conhecimento e a chave de comunicação da criança, pois eles são mediadores nas relações do autoconhecimento, onde a criança representa situações cotidianas e expressa como pensa e vê o mundo.

Para Froebel, as crianças deveriam aprender fazendo, reforçando o desenvolvimento livre e espontâneo de cada um, sendo assim uma metodologia natural das crianças, ele também defende que o educador deveria respeitar a natureza e que a educação deveria estar alicerçada junto com a unidade vital (Homem, Natureza e Deus) e os processos de exteriorização e interiorização precisam de ação para media-los, e deveriam nortear qualquer metodologia que viesse a ser utilizada com as crianças.

Não podemos esquecer que Froebel viveu num contexto social e cultural bem distinto, com seus estudos ele realizou importantes descobertas a respeito do jogo e do desenvolvimento infantil, mas a base de seus estudos era que sempre divina e universal. E ao compara-lo com Elkonin, Vigitski e Leontiviet percebemos as distintas concepções a respeito do jogo e do desenvolvimento infantil.

Para Vigotski o desenvolvimento infantil é um processo de passagem de fase onde a criança passa por mudanças qualitativas na sua vida, segundo ele as brincadeiras criam uma zona do desenvolvimento proximal, pois no brinquedo a criança realiza ações e agindo no mundo em que vive tentando aprende-lo.

Leontiev e Elkonin apoiados por Vigotski a brincadeira é objetiva neste estágio de desenvolvimento pois ela é uma atividade que a criança se apropria do mundo real dos seres humanos, mas para Leontiev é preciso propor uma ação ao brinquedo e que não é a imaginação que determina a ação, mas as condições colocadas nos brinquedos assim levando a imaginação. Já para Elkonin o jogo é fundamental para criança dentro e fora da escola porque tem a capacidade de auxiliar no aprendizado e desenvolvimento infantil.

Para concluir não podemos deixar de destacar que Froebel influenciou muitos educadores a respeito do papel que o jogo desempenha na educação e na contribuição do desenvolvimento infantil.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)   pdf (67.8 Kb)   docx (9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com