TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CULTURAL: DESVENDANDO O BRASIL

Por:   •  17/5/2022  •  Resenha  •  1.439 Palavras (6 Páginas)  •  75 Visualizações

Página 1 de 6

PEDAGOGIA – LICENCIATURA

TALITA ALVES ANDRÉ

SEMANA CULTURAL: DESVENDANDO O BRASIL

Piracicaba
2022


                                                         

PEDAGOGIA – LICENCIATURA

SEMANA CULTURAL: DESVENDANDO O BRASIL

Trabalho apresentado à Faculdade UNOPAR, como requisito parcial à aprovação do curso de Pedagogia- Licenciatura.

SUMÁRIO

  1. INTRODUÇÃO4

     2.  DESENVOLVIMENTO5

   4. CONSIDERAÇÕES FINAIS................................................................................8

  5. REFERÊNCIAS ...................................................................................................9

  1. INTRODUÇÃO

As instituições, principalmente as de ensino, já perceberam que estudar arte é fundamental para desenvolver diversas habilidades e competências importantes para o crescimento saudável, intelectual e físico dos alunos. Quando ouvimos falar de arte pensamos quase imediatamente em museus, pinturas, esculturas, porém a arte é encontrada em lugares simples e em contextos inimagináveis, muito mais que um final, a arte é um meio, e quando pensamos nos alunos do ensino fundamental, a arte representa um importante trabalho educativo, pois auxilia os alunos habilidades como: foco e concentração; criatividade; disciplina; percepção; senso crítico; comunicação, integração social; entre outras. Além do mais, qual criança não gosta de encontrar uma maneira de expressar seus sentimentos, suas dúvidas, suas alegrias, satisfações e, até mesmo, desafios? Apesar de aparentemente ser um trabalho simples, a arte vai além de qualquer expectativa, ela trabalha com questões cognitivas, emocionais, inclusive motoras dos nossos pequenos alunos. O ensino de artes permite entender a sociedade. A arte é reflexo direto do tempo em que foi criada, é cultura.

Conforme exposto podemos considerar que a cultura tem um importante papel no processo de aprendizagem, pois ela permite não só a socialização, mas discussão de diferentes saberes no ambiente escolar, através do conteúdo cultural podemos exemplificar vários temas, nas diferentes disciplinas do currículo escolar. O ensino cultural tem esse poder de integrar os diferentes saberes e levá-los a discussão em sala de aula

O presente trabalho, visa ressaltar a importância da CULTURA no contexto educacional, traçando a relevância dessa ferramenta e propondo meios para que uma semana cultural seja desenvolvida na escola, de forma que motive os alunos. Assim, tornar todo o processo interativo, divertido e inovador, sendo uma possibilidade para os alunos desenvolverem suas habilidades de forma criativa, alcançando níveis de aprendizagem e desenvolvimento mais satisfatórios.

  1. DESENVOLVIMENTO

Compreendemos o quão importante é a arte na vida de todos, e a importância que ela tem no ambiente escolar, e o tanto de conhecimento ela traz na formação dos alunos. Assim que analisei a situação problema e a proposta da pedagoga Gabriela, vi a oportunidade de trabalhar com assuntos ricos, não será uma tarefa fácil, mas com o empenho de todos já podemos ver que valera a pena.

A proposta que trouxe para semana cultural é desvendar o Brasil, dessa forma no primeiro dia iremos estudar algumas cidades, estados e municípios do Brasil; primeiro a introdução ao tema. Vamos falar um pouco aqui sobre a história de algumas cidades e regiões do brasil; comidas típicas, folclore e lendas que acompanham as cidades do nosso país.

Em seguida colocar essas histórias e trazê-las para o dia a dia das crianças, após uma introdução feita pelos professores, falando sobre os dias atuais, discorrendo sobre o carnaval, festa junina, e algumas danças típicas do Brasil. Logo depois cada aluno escolherá uma cidade com o qual mais se identifica, para fazer uma demonstração. A apresentação acontecerá no último dia da Semana Cultural e terminará com chave de ouro e avaliará a espontaneidade e imaginação dos alunos. Eles poderão usar e.v.a., papelão, papel colorido para recontar lendas, cantar músicas e usar fantasias que fez. Os alunos também podem construir cenários de histórias para apresentar à turma. Nesse caso, por meio das disciplinas de educação e artes, trabalharemos oportunidades de linguagem expressiva para expor os alunos à percepção e imaginação.

PROJETO SEMANA CULTURAL: DESVENDANDO O BRASIL

Tema do projeto:

O tema que iremos desenvolver será desvendado o Brasil. O maior objetivo é manter viva a história cultural do Brasil e de enfatizar a riqueza e a pluralidade de nossa cultura

Público-alvo:

Turma 4º ano, do ensino fundamental/anos iniciais

Justificativa:

Nesse contexto de pós pandemia, e com o avanço das tecnologias, encontramos crianças extremante desinteressadas no estudo dos acontecimentos mais “antigos” dessa forma as crianças estão sem ânimo para a escola, e com isso uma ótima oportunidade de envolver e despertar a curiosidade infantil para temas aparentemente “velhos” e criar um ambiente rebuscado dos antigos, intercalando com os tempos atuais.

Objetivo geral:

Mostrar para os alunos a importância da cultura brasileira

Despertar nossos alunos, bem como os pais para a importância da arte na formação humana.

Objetivos específicos:

Promover um evento cultural com a participação de todos os alunos.

Incentivo ao teatro, a dança, à música, e outras atividade que expressem a importância do resgate cultural.

Entender como se deu a construção da nossa identidade cultural.

Motivar e despertar o interesse dos alunos por universos diferentes dos seus.

Riqueza e pluralidade

Metodologia:

no primeiro dia iremos usar ferramentas digitais como retroprojetor e computadores para apresentar o tema aos alunos, e o objetivo da semana cultural.

No segundo dia já teremos a primeira atividade, iremos colocar vídeos, ler e estudar sobre cidades e regiões. Nesse dia já iremos deixar a atividade proposta de que cada aluno deverá escolher uma cidade para ler e estudar e no último dia fazer a apresentação.

No terceiro dia iremos assistir e estudar comidas típicas das cidades e regiões apresentadas

No quarto dia, estudaremos as diferenças regionais, os costumes, a localização. Veremos as

particularidades de cada estado de forma geral, no final iremos   ter um sorteio dos estados ou cidades. Cada aluno irá ao dia seguinte apresentar o seu estado, comidas típicas, clima, vegetação, etc.

No quinto dia começaremos pela apresentação dos Estados

Brasileiros, feitas pelas crianças. Depois teremos um momento   e bate-papo e reflexão sobre o que foi apresentado. E caminhando para a reta final o último dia de apresentações   iremos propor também a criação de um trabalho que resuma de forma geral o que estudamos. Será de escolha do aluno (música, teatro, desenho, pintura, dança, paródia etc.)

O nosso último dia da Semana Cultural será praticamente direcionado pela participação dos alunos. Primeiro teremos a

apresentação com o primeiro desafio proposto. Cada um irá

apresentar o estado ou cidade, contará um pouco da historia e da cultura da região. No segundo momento, os alunos irão apresentar sua manifestação artística como um resumo daquilo que aprenderam durante a semana. Finalizaremos com  um   bate-papo   sobre   as   dificuldades   de desenvolver as atividades, o que eles gostaram, como  foi   fazer  essas apresentações .

Recurso didático:

Apresentações em PowerPoint, vídeos, filmes, livros, ilustrações, Computador com projetor, caixa de som, cartolina, tintas, tecido.

Avaliação:

Participação dos alunos nas atividades propostas

Referencia:

Cultura brasileira: manifestações culturais e formação - Significados acesso: 08/04/2022

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.3 Kb)   pdf (94.9 Kb)   docx (454.5 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com