TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Curso de Pedagogia: Atividades e orientações para o dossiê

Abstract: Curso de Pedagogia: Atividades e orientações para o dossiê. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/10/2014  •  Abstract  •  989 Palavras (4 Páginas)  •  597 Visualizações

Página 1 de 4

FACULDADE INSTITUTO SUPERIOR DE EDUCAÇÃO DO PARANÁ

ATIVIDADES E ORIENTAÇÕES PARA O DOSSIÊ

Curso de Pedagogia

MÓDULO:

DIDÁTICA – 100h

O objetivo do dossiê é auxiliar o aluno na dinâmica de estudo e aprofundamento do conteúdo. Portanto, sugerimos que reflitam profundamente sobre as questões propostas, respondendo-as com zelo e autonomia, ou seja, redigindo as respostas com as próprias palavras. A cópia de trechos da apostila ou de outras fontes pesquisadas é plágio (crime previsto no Código Penal Brasileiro, artigo 184, que trata dos delitos contra a propriedade intelectual). Em caso de dúvida, entre em contato com o professor (Moodle, e-mail, telefone) ou compareça às tutorias presenciais. Organize-se!

UNIDADE 1

EDUCAÇÃO, ENSINO E APRENDIZAGEM

 Questões obrigatórias para o dossiê

1. Faça um quadro demonstrativo das várias concepções de educação, ensino e aprendizagem que o texto apresenta, destacando as principais características de cada uma.

2. O material aponta diferenças entre educação e escolarização. Escreva um texto considerando essas diferenças e pontuando qual é a importância da escolarização para a formação do sujeito participativo da sociedade (pelo menos 10 linhas).

3. As concepções de ensino mudaram no decorrer da história da educação. Atualmente não se aceita que ensinar é gravar ideias na cabeça do aluno. Como o ensino é visto na atualidade?

4. Quais são os fatores que facilitam a aprendizagem? Cite-os e faça um breve comentário sobre o papel do professor em sala de aula.

5. Leia o texto: “Joãozinho da Maré” (ANEXO 1):

a) Cite dois exemplos em que a professora desconsiderou o conhecimento prévio da turma de Joãozinho, ao ensinar seu conteúdo.

b) relacione a frase com as leituras que vocês já fizeram sobre escola, ensino, aprendizagem. “Não é à toa que se diz da escola (ou “ex-cola”?): um lugar onde as cabecinhas entram “redondinhas”, e saem quase todas “quadradinhas””.

6. Leia a charge a seguir, em seguida faça uma análise considerando a qualidade no processo de escolarização para a vida das pessoas.

Fonte: http://geografiaem360graus.blogspot.com.br/2011/10/escolarizacao-sim-educacao-de-qualidade.html; acessado em 16/06/2014, às 20h.

UNIDADE 2

O QUE É DIDÁTICA

 Questões obrigatórias para o dossiê

1. Caracterize um professor que tenha uma boa didática. Apresente, no mínimo, 5 ideias, justificando-as.

2. O conceito de didática sofreu mudanças ao longo da história da educação, conforme pontuado no material. Sobre esse assunto, responda:

a) Qual é a função da Didática e a importância dela no processo de ensino e aprendizagem?

b) Qual é o objeto de estudo da Didática?

c) Você concorda que a didática na atualidade não se restringe ao ensino de métodos e técnicas ao futuro educador? Justifique sua resposta e escreva qual deve ser o papel da Didática na atualidade.

3. Aponte as diferenças entre Pedagogia e Didática.

4. Segundo o material, as fronteiras da Didática devem ser fluidas, que significa que devem transitar em várias áreas do conhecimento. Explique essa afirmação, pontuando quais áreas do conhecimento podem ser aproveitadas e qual é a importância dessa aproximação.

UNIDADE 3

TENDÊNCIAS PEDAGÓGICAS

 Questões obrigatórias para o dossiê

1. Assim como a didática, a educação organizou-se em diferentes tendências pedagógicas. Após o estudo dessas tendências, responda:

a) Quais são as principais características dos Paradigmas Conservadores?

b) Quais são as principais características dos Paradigmas Inovadores?

c) Quanto aos Paradigmas Inovadores, Behrens (2005) propõe três formas de trabalho pedagógico: Abordagem Sistêmica, Abordagem Progressista e Ensino com Pesquisa. Explique, com suas palavras em que consiste cada um deles.

2. Você acredita que o professor precisa adotar novas formas de ensinar para os alunos da atualidade? Justifique sua resposta, amparando-se no material do módulo.

3. As relações humanas, embora complexas, são peças fundamentais na realização de mudanças em nível profissional e comportamental. Não podemos ignorar a importância da interação entre professor e alunos para o bom desenvolvimento do processo educativo. Partindo disso, escreva um texto (no mínimo 10 linhas), argumentando sobre como deve ser essa relação (professor/aluno).

4. Faça uma resenha sobre Tecnicismo Educacional (mínimo de 10 linhas).

5. O que se pretende com o ensino com pesquisa é desenvolver nos alunos a capacidade de problematizar, investigar, estudar, refletir e sistematizar o conhecimento. Partindo disso, cite um exemplo de como o professor pode desenvolver um trabalho

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com