TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CURSO DE PEDAGOGIA DIDÁTICA E PRÁTICA DE ENSINO

Por:   •  19/11/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.929 Palavras (8 Páginas)  •  314 Visualizações

Página 1 de 8

UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP

        CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

                CURSO DE PEDAGOGIA

DIDÁTICA E PRÁTICA DE ENSINO

Atividade Prática Supervisionada (ATPS) entregue como requisito para conclusão da disciplina “Didática e práticas de ensino”, -3° semestre- sob orientação do professor-tutora à distância.

                                       

                                                                  São Paulo

                                                                  Maio 2013


DIDÁTICA E PRÁTICA DE ENSINO

Nome do Projeto: Famílias Contemporâneas

Público Alvo: Ensino Fundamental I –2ºAno / 1ªsérie

Justificativa/ Fundamentação Teórica: Família a Base de Tudo

                                        Conforme colocação do próprio autor: "Em síntese, a família é a estância social onde se das pessoas e da sociedade total”. (Kaloustian, 2008).

A temática acima em epígrafe, na atualidade é um tema bastante polêmico, pois a família vem de um modelo de sociedade patriarcal, sendo que na atualidade as mudanças no modelo de família estão sofrendo grandes alterações em vários sentidos e ou âmbitos sociais, através de uma luta constante, lutando pelo seu espaço de igualdade na sociedade.

Na atualidade, temos presenciado várias transformações nos modelos familiares, no qual temos identificado à transformação de famílias tradicionais em famílias matrilineares. Sendo que atualmente temos vários modelos de famílias entre elas destacamos os seguintes tipos de famílias:

            Mono parental, união estável, homo afetiva, reconstituída, nuclear, extensa, famílias compostas por duas mães e ou dois pais, famílias consangüíneas.

Cabe ressaltar, ainda, devido essas novas mudanças e ou transformações sócio familiares, resulta a priori de um novo processo de reestruturação familiar. No qual observamos que dentro deste contexto muitas famílias são sustentadas por mulheres.

Segundo o artigo 227 da Constituição Federal expressa:

 “É dever da família, da sociedade e do Estado assegurar á e ao adolescente, com absoluta prioridade, o direito a vida, à saúde, á alimentação, á educação, ao lazer,/ profissionalização, cultura, dignidade, ao respeito, á liberdade, e a convivência familiar e comunitária, além de colocá-los a salvo de toda forma de negligência, discriminação, exploração, violência, crueldade e opressão”.

OBJETIVOS:

            Os objetivos desse projeto e ou proposta é de despertar e incentivar a sensibilização dos educando em ações pedagógicas voltadas para agregar diferentes conhecimentos.

Destacar estratégias didáticas para o aprendizado, buscando assim um melhor entendimento em relação ao assunto em pauta.

Fazer a abordagem de vários assuntos que possa contribuir e influenciar no dia a dia. Proporcionar ao educando o conhecimento a realidade social através de conteúdos planejados e programados. 

CRONOGRAMA:

ATIVIDADES

MAR

ABR

MAI

JUNH

Escolha do Tema

X

Elaboração do Projeto

X

X

Preparação da Aula

X

X

Pesquisa Bibliográfica

X

X

X

X

JUSTIFICAÇÃO TEÓRICA:

Esse novo modelo de família pode gerar às vezes a sensação de insegurança de desconforto as crianças. Dentro do intuito de compartilhar citamos a iniciativa do MEC, segundo Jornal do MEC teve como destaque da edição publicada em 24 de Abril, O DIA NACIONAL DA FAMÍLIA NA ESCOLA.

 

DESENVOLVIMENTO:

Nessa proposta de estudo, apresentaremos aos educando o vídeo adquirido através do site: youtube.com/tiposdefamília.

Buscando a análise e a importância do vinculo familiar. Propiciar aos educando materiais para confecção de cartazes com o objetivo de descreverem o retrato familiar.

            1. Trabalhar a questão familiar, conduzindo os educando a conhecer diferentes modelos familiares.

            2. Desenvolver a execução de uma árvore genealógica tendo como base a família e sua estrutura.

            3. Propiciar o diálogo e a reflexão referente às diferenças.

O grupo escolheu falar sobre a narrativa do conhecimento profissional durante sua visita na escola, direcionados: ao aprender e ao ensinar; aos estranhamentos; a postura do docente em conduzir a aula.

A professora iniciou a aula dando bom dia e perguntando se todos fizeram a lição de casa, solicitando os cadernos para visto, logo depois realizou a chamada, que foi realizada da seguinte forma enquanto chamava os nomes das crianças pelo número eles levavam os cadernos para conferencia da lição e receber o visto.

Na seqüência ela iniciou escrevendo no quadro, da esquerda para a direita, a data, o nome da escola e os alunos deram inicio em seus cadernos, ela cordialmente abordou um novo trabalho, a sala aparentava um bom relacionamento entre a professora e os alunos, todos ficaram atentos para a nova orientação da professora.

               Hoje faremos um trabalho sobre as mudanças no modelo de família, onde iremos assistir a um vídeo sobre o tema família contemporâneo - Tipos de Família.

                    “O diálogo é uma exigência existencial que possibilita comunicação “e” para por em prática o dialogo o educador deve colocar-se na posição humilde de quem não, sabe tudo (GADOTTI, 1991, p.69)”.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.5 Kb)   pdf (175 Kb)   docx (181 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com