TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Curso Pedagogia

Artigo: Curso Pedagogia. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/9/2014  •  605 Palavras (3 Páginas)  •  622 Visualizações

Página 1 de 3

1ª AA

QUESTÃO 01

Partindo do entendimento que educar é tornar a pessoa consciente e levando em consideração as citações de Carlos Rodrigues Brandão, retiradas do livro O que é educação:

“A natureza do homem, na sua dupla estrutura corpórea e espiritual, cria condições especiais para a manutenção e transmissão da sua forma particular e exige organizações físicas e espirituais, ao conjunto das quais damos o nome de educação. Na educação, como o homem a pratica, atua a mesma força vital, criadora e plástica, que espontaneamente impele todas as espécies vivas à conservação e à propagação de seu tipo. É nela, porém, que essa força atinge o seu mais alto grau de intensidade, através do esforço consciente do conhecimento e da vontade dirigida para a consecução de um fim” (p. 14-15).

“Quando um povo alcança um estágio complexo de organização da sua cultura; quando ele enfrenta, por exemplo, a questão da divisão do trabalho e, portanto, do poder, é que ele começa a viver e a pensar como problema as formas e os processos de transmissão do saber”(p. 16).

Analise as afirmações:

1.A educação é um processo de conscientização – é um ato político.

2. Os objetivos e os princípios da educação variam historicamente e, por isso, varia também o sentido da conscientização.

3. Educação básica é a educação que forma o homem na sua eminente dignidade de pessoa.

4. Educar é mais que formar – é possibilitar que o homem chegue cada vez mais perto da sua condição de humano.

As afirmações verdadeiras estão contempladas em:

Parte superior do formulário

1 e 4 apenas

1,3 e 4 apenas

2, 3 e 4 apenas

1, 2. 3 e 4 x

1, 2 e 3 apenas

2ª AA

QUESTÃO 01

Leia os três textos a seguir:

Texto 1. O estudo da educação a partir do contexto histórico é importante, pois nele estão permeadas as raízes do presente. A educação de cada

povo surge através de sua história como uma cultura que prevalece com o decorrer do tempo. Portanto, é importante também resgatar a história da

educação, para que possamos abranger a época moderna.

Texto 2. Na sociedade romana, o homem vivia em processo rudimentar de transformação. O indivíduo não tinha a necessidade de compreender a razão, o sentido e a finalidade das mudanças que ocorriam naquele tempo.

Texto 3. A educação de cada época é constituída a partir de uma série de fatores, destacando como principais os ideais sociopolíticos e o interesse do homem pelo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com