TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CURSOS ONLINE: TECNOLOGIA, DIVERSÃO E CAPACITAÇÃO

Por:   •  1/6/2016  •  Artigo  •  5.393 Palavras (22 Páginas)  •  367 Visualizações

Página 1 de 22

CURSOS ONLINE: Tecnologia, Diversão e Capacitação[1]

        

Regina Célia de Moura Bueno[2]

Rosimeire Martins Régis dos Santos[3]

RESUMO

O objetivo principal desse artigo é apresentar a relevância dos cursos online no aprendizado do aluno, sugerindo estratégias metodológicas paras esses cursos. No artigo 80 da LDB, regulamentado pelo decreto 2.494, destaca que Educação a Distância tem possibilitado a autoaprendizagem, por intermédio dos recursos didáticos os quais são organizados metodicamente, apresentados por diferentes suportes de informação, podendo ser empregados isoladamente ou combinados, e difundidos pelos mais diversos meios de comunicação. Os resultados apontam que através da internet, os cursos online tem desenvolvido um conjunto de habilidades por meio da informação, a qual é transmitida de uma forma competente, exigindo aprender a aprender, preparação, aguçando a curiosidade relacionada ao ensino, preparando o aluno para novos desafios e um aprendizado mais atraente, divertido e interessante, e logicamente para uma avaliação mais criteriosa. Aproveitando dessa autonomia, das interatividades existentes nos cursos online, e sabendo como fazer uso das interfaces ali oportunizadas, o aluno evoluirá com muito mais rapidez e obterá um conhecimento muito mais preciso além de ter acesso aos recursos por meio dos quais esses conteúdos foram trabalhados.

PALAVRAS-CHAVE: 1 Curso online. 2 Interfaces. 3 Conhecimento. 4 Aprendizado.

_________________________

INTRODUÇÃO

Numa sociedade onde conhecimento e informação são de extrema importância e fundamentais para o desenvolvimento profissional dos indivíduos, onde o mercado de trabalho está em constantemente renovação e a tecnologia cada vez mais rápida e atualizada, onde tempo é dinheiro e ambos são preciosos demais para serem despendidos por longo tempo, surge uma opção revolucionária o “Ensino a distância”.

Por mais que tente denominar, designar e ou classificar o ensino a distância, jamais conseguirão expor com exatidão tal modalidade. Essas designações usadas são genéricas, sendo que em certos momentos, as designações usadas a incluem, mas não a representa. O que implica em um processo educacional ordenado e organizado, exigindo um

acesso de comunicação duplo, um processo continuo e organizado em que os meios técnicos de comunicação são as estratégias presentes na comunicação.

A Educação a distância tem desenvolvido um conjunto de habilidades através da informação, a qual é transmitida de uma forma competente, exigindo aprender a aprender, preparação e lógico a avaliação.  

O ensino acontece quando professor e aluno mesmo separados pela distância física usam a tecnologia como uma ponte para fazer a interlocução, assim permitindo novas oportunidades, formação continuada através de cursos especializados, oportunizando acesso no tempo disponível. Muitos podem aperfeiçoar ou reciclar sua formação profissional dentro do seu emprego.

Este recurso é de uma importância incalculável, pois pode alcançar uma grande quantidade de formandos, cuja idade, cultura, gênero e raça são as mais diferentes possíveis e isso sem apresentar riscos ou restringir as características dos serviços oferecidos.  

Ao referir-se à educação a distancia como um procedimento coerente onde o conhecimento, capacidade e saberes são compartilhados através do amplo uso dos meios de comunicação, possibilita que um grande contingente de alunos seja alcançado ao mesmo tempo durante a apresentação desses materiais.

Estamos caminhando para o tempo que tanto os ambientes artificiais como as comunidades virtuais façam parte diária do nosso cotidiano, em pouco tempo tanto os computadores e as telecomunicações substituirão num todo o material didático.

O ensino a distância permite ensinar através de diferentes métodos, técnicas, estratégias e meios, existindo uma separação física, temporal ou local entre os envolvidos nessa nova metodologia de ensino. Porém o professor desempenha um papel importante dentro da educação a distância, contribuindo para que o aluno formule perguntas, problemas, questione, incentivando-o a formar equipes para estudo, assim permitindo que o diálogo aconteça em meio a diferentes culturas e gerações.

Diante do exposto é importante orientar o aluno a aproveitar melhor o potencial das ferramentas que a internet disponibiliza para o aprendizado nesses cursos.  E aproveitando dessa autonomia, das interatividades existentes nos cursos online, e sabendo como fazer uso dessas interfaces o aluno evoluirá com muito mais rapidez e obterá um conhecimento muito mais preciso.

As interfaces trazidas pelas novas tecnologias são de grande valor quando aplicadas na transmissão de informação e conhecimento, é um novo significado na arte de ensinar. Ao fazer uso dessas interfaces dentro do campo educacional, possibilitará ao usuário

apropriar-se de técnicas e valores ligados a um processo particular numa área particular.

É evidente que as novas tecnologias fazem parte da nossa vida, assim o professor deve superar esse conhecimento abrindo meios que levem o aluno a vislumbrar um mundo novo e vivo que desperte nele a curiosidade e o interesse pelo que está sendo transmitido.

Através dos cursos online, o professor precisa ser criativo, paciente, perspicaz, crítico e flexível naquilo que ele propôs passar para seus alunos, pois ensinar através da Internet torna-se visível a revolução, ao mudarmos os paradigmas do ensino.

O embasamento teórico do artigo, consiste os estudos de Moran (2002); Andrade (2000); Santos (2000); Aretio (1997); Belloni (1999); Nunes (1992), entre outros.

Neste trabalho a metodologia utilizada será estritamente qualitativa, realizada através de uma pesquisa bibliográfica sobre o assunto, com o objetivo de esclarecer a importância de como aproveitar melhor o potencial de interatividade dos cursos online, através de estudos realizados com materiais retirados dos livros, sites, revistas e materiais publicados na internet.

1 EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA

É importante apresentar a Lei de Diretrizes e Bases (LDB) nº 9394/96, art. 80, onde legaliza essa modalidade, “o Poder Público incentivará o desenvolvimento e a veiculação de programas de ensino a distância, em todos os níveis e modalidades de ensino, e de educação continuada” (BRASIL, 1996).

Para Moran (2002) a palavra "educação" em vez de ensino, está mais bem colocada, por ser mais abrangente, mesmo não sendo ambos, o esclarecimento mais apropriado para o termo. Ensino a distância já dá ênfase ao papel do professor, isto é alguém que educa, ensina, instrui a distância.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (37.9 Kb)   pdf (239.3 Kb)   docx (24.9 Kb)  
Continuar por mais 21 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com