TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Características brinquedoteca

Pesquisas Acadêmicas: Características brinquedoteca. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/11/2013  •  Pesquisas Acadêmicas  •  1.245 Palavras (5 Páginas)  •  1.254 Visualizações

Página 1 de 5

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO.........................................................................................................4

DESENVOLVIMENTO..............................................................................................5

CONCLUSÃO..........................................................................................................8

BIBLIOGRAFIA........................................................................................................9

INTRODUÇÃO

A brinquedoteca tem sido um dos maiores instrumentos pedagógico educativo na interação e vivência das crianças. Dentro delas, as crianças podem explorar um mundo mágico e contribuir para seu desenvolvimento emocional, intelectual e motor.

A brinquedoteca é um espaço a mais para contribuir com as limitações do processo pedagógico. A brinquedoteca escolar se constitui em um espaço significativo para o desenvolvimento de diversas atividades recreativas ou educativas, especialmente as brincadeiras e os jogos infantis, que podem contribuir para o desenvolvimento das crianças que frequentam as escolas.

No ambiente da Brinquedoteca, o brincar supri algumas necessidades da criança, tais como: expressar, participar, transformar, desenvolver, aprender e atuar com subjetividade no cotidiano escolar, na sociedade e na sua cultura. Diante deste propósito, torna-se primordial refletir sobre a importância da Brinquedoteca no ambiente escolar como espaço mediador de aprendizagens, considerando-a no âmbito educacional, como local voltado para brincadeiras lúdicas, sob a função não diretiva e desprovida das intervenções do professor. A partir da conceituação entre o brincar e o jogar, discute-se a importância de cada uma dessas atividades para o desenvolvimento infantil. Elaborando uma entrevista com alunos de 5 a 12 anos, vendo qual a visão de brinquedoteca que os mesmo tem.

DESENVOLVIMENTO

O diretor, os supervisores, os professores e demais profissionais da escola precisam estar inteirados do projeto da brinquedoteca escolar, ela é parte da escola. Contudo, é um setor que possui suas especificidades e, como tal, necessita de um profissional qualificado para administrar o seu funcionamento. Ao ser concebida a ideia da brinquedoteca escolar, deve-se pensar no brinquedista com especial atenção, para que depois de construída ela possa contar com um profissional preparado e à disposição para gerenciar o seu funcionamento. Para ser brinquedista é preciso ter conhecimentos acerca do desenvolvimento da criança e compreender o brincar nas suas várias dimensões.

A criança vai à brinquedoteca para brincar. Este é o papel da brinquedoteca, possibilitar o brincar livre. Ao brinquedista cabe a função de observar, buscando compreender o fazer lúdico da criança e atendê-la de acordo com suas solicitações, para que sua intervenção seja oportuna.

O brinquedista é um profissional que precisa ser dinâmico e bem formado, pois a proposta de uma brinquedoteca abrange uma diversidade de propósitos que vão além do que hoje está posto na escola e na sociedade de forma hegemônica.

O brinquedo é a forma de comunicação da criança com a realidade desde a mais tenra idade, e principalmente nela, pois o brincar ajuda a criança a superar suas necessidades mais primitivas e imediatas. O brinquedo funciona também como um atendimento às necessidades não realizáveis imediatamente para a criança, pois ao brincar ela se envolve num mundo imaginário onde satisfaz seus desejos. O bebê não suporta não ser atendido prontamente, ele precisa de uma ação que o satisfaça naquele momento determinado, e esta satisfação vem no ato de brincar.

O brincar, por exemplo, faz parte e interfere no desenvolvimento das crianças, e progressivamente, estudiosos da área da Psicologia, da Pedagogia e outras ciências, reconheceram a relevância do brincar para o desenvolvimento global das crianças. Todavia, ocorreram regressos quanto ao espaço, tempo, objetos, condições de segurança, de liberdade e o convívio social que comprometeram as brincadeiras na fase infantil devido ao surgimento da modernidade e avanços tecnológicos.

No entanto, a escola é agente de transformação que sofre intensas mudanças culturais e sociais, com a função de propiciar a construção do ser humano e, inserir espaços que proporcionam ações concretas e significativas na formação do educando.

A atividade lúdica fornece às crianças um maior e melhor desenvolvimento seja ele cognitivo, motor, social ou afetivo, pois a criança ao brincar interage com outras crianças, estimulando a criatividade, a autoconfiança, a autonomia e a curiosidade, devido à situação de certos jogos e brincadeiras, o que garante uma maturação na aquisição de novos conhecimentos.

A brinquedoteca sempre está associada a crianças, ao brincar, às brincadeiras e a brinquedos, sendo um espaço agradável para que as crianças sintam-se estimuladas a sonhar, a imaginar, a se expressar e a brincar. No entanto, deve se ficar atento para uma organização desse Laboratório de forma que propicie a ludicidade e o desenvolvimento das crianças que o frequentam. Pois as brincadeiras e os jogos infantis são fundamentais para o desenvolvimento da criança, nos aspectos físico, social, emocional e intelectual.

Para que as atividades desenvolvidas na escola sejam realizadas de maneira adequada, torna-se necessário, além de outras demandas, que os docentes tenham capacitação para uma atuação que atenda aos objetivos pretendidos em relação à aprendizagem escolar. Os próprios alunos do curso de Pedagogia, durante o processo de formação para professores da Educação Infantil

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com